Buscar

FICHAMENTO Fé Mitos e Ritos (pp 105-114 ) cap 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fé Mitos e Ritos (pp. 105-114.) cap 5
	KRAMER, Samuel Noah. “Fé, Mitos e Ritos”. In: Mesopotâmia, O Berço da Civilização.Rio de Janeiro: José Olimpyo, 1969.
	O trabalho do autor neste capitulo, demonstra que os povos da Mesopotâmia se mostravam politeístas, acreditando na existência de vários deuses. Na concepção destes povos, os deuses poderiam praticar coisas boas ou ruins com os seres humanos, não acreditando em vida após a morte. Os mesopotâmicos associavam seus deuses a representação dos elementos da natureza (água, ar, Sol, terra, etc.).
As diversas cidades estados possuíam seus próprios deuses, como por exemplo Marduque, que era o deus protetor da cidade da Babilônia, na época do reinado de Hamurabi. Em função do domínio desta cidade sobre a Mesopotâmia, este deus também passou a ser o mais importante em toda região. Outra deusa que ganhou muita importância na Mesopotâmia foi Ishtar que Era representada nua e simbolizava o poder da natureza e da fertilidade.
Os mesopotâmicos também acreditavam na existência de heróis, demônios e gênios. Praticavam adivinhações e magias.
Cabe registrar que sua religião decorria dos mitos e religião dos sumérios, desempenhando um papel fundamental na sociedade da mesopotâmia, inspirando suas construções e artes, tendo seus ritos e rituais tão poderosos que inspiraram e foram imitados em varias sociedades do mundo antigo por milênios, dando a religião perspectiva e ordem aos povos da mesopotâmia em tempos que as forças da natureza pareciam inexplicáveis as pessoas demasiadamente temerosas.

Mais conteúdos dessa disciplina