Logo Passei Direto
Buscar

avaliação final aspectos legais

User badge image
PROF Info

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O atual sistema jurídico brasileiro prevê uma hierarquia entre as fontes do direito, a qual decorre de uma necessidade lógica em amparar o sistema normativo, a partir de um plano axiológico.
A respeito da hierarquia entre as fontes do direito, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Uma lei ordinária que estabeleça a impossibilidade do contraditório e da ampla defesa em um processo judicial poderá ser alvo de ação de inconstitucionalidade, uma vez que contraria um princípio constitucional.
( ) As normas podem ser separadas em três grandes grupos: normas constitucionais, leis e decretos.
( ) A medida provisória trata-se de um instrumento criado na Constituição de 1988, o qual prevê que, em caso de relevância e urgência, o Poder Legislativo poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, as quais deverão ser encaminhadas à Presidência da República para sanção.
( ) Os decretos são hierarquicamente subordinados às normas internas da administração pública, já que estas são emanadas do Poder Executivo.
a) F - V - V - F.
b) V - V - F - F.
c) V - F - V - V.
d) F - V - F - V.

A Constituição brasileira de 1988 inicia com o Título I dedicado aos "princípios fundamentais?, que são as regras informadoras de todo um sistema de normas, as diretrizes básicas do ordenamento constitucional brasileiro.
Diante dessa afirmação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A quebra do sigilo dos dados cadastrais de clientes do provedor de acesso, realizadas por autoridade policial, sem autorização judicial, ainda que em situações emergenciais, constitui violação aos princípios da inviolabilidade à intimidade.
( ) São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.
( ) Concernente aos princípios do contraditório e da ampla defesa, pode-se afirmar que tais princípios se aplicam também no inquérito policial, visto ser procedimento judicialiforme e restritivo à liberdade do suposto autor do crime.
( ) João, ao ser preso em flagrante delito, invocou o princípio da presunção da inocência, alegando que não poderia ser preso, antes do trânsito em julgado da sentença penal condenatória.
( ) A diferença de salários, de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil a qualquer dos trabalhadores urbanos e rurais, sem a devida justificativa, fere o princípio da igualdade prevista na CF/88.
a) F - V - V - F - V.
b) V - V - V - V - F.
c) V - V - F - F - V.
d) V - F - V - V - F.

Com o crescimento exponencial da internet, verificou-se, nos últimos anos, um aumento considerável nas operações não presenciais, ou seja, aquelas em que o cliente não está fisicamente no local da transação.
Acerca da certificação digital, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Um certificado digital é um documento eletrônico, assinado digitalmente com a chave privada do titular do certificado, que associa uma entidade (pessoa, processo, servidor) com uma chave pública.
( ) Um certificado digital contém os dados de seu titular, tais como: nome, e-mail, chave pública, nome e assinatura da autoridade certificadora que o emitiu, de modo a dar certeza da identidade do remetente.
( ) A finalidade do certificado digital é fazer com que cada pacote de dados que trafegue pela internet, em qualquer de suas formas (transações, voz, documentos eletrônicos ou quaisquer outras informações), se transforme em um documento autenticado através da assinatura digital avençada pela unidade certificadora.
( ) O Comitê Gestor da ICP-Brasil é responsável por estabelecer a política, os critérios e as normas para licenciamento das Autoridades Certificadoras, tais como a CertiSign e a Verisign.
a) F - V - V - F.
b) V - F - V - V.
c) V - V - F - F.
d) F - V - V - V.

Conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, ocorrendo o vício de qualidade do produto, o consumidor poderá exigir do fornecedor algumas coisas.
Sobre essas, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
( ) A substituição do produto.
( ) A restituição da quantia paga.
( ) O abatimento proporcional do preço.
( ) A restituição da quantia paga em dobro.
a) F - V - F - V.
b) V - V - V - F.
c) F - F - F - V.
d) V - F - V - V.

Com o crescente aumento da utilização das redes sociais no Brasil, vem se verificando uma expansão considerável de pessoas trocando ofensas pela internet através de postagens com comentários ofensivos.
Acerca dos crimes contra a honra, analise as sentenças a seguir:
I- O aluno calunia o professor ao lhe atribuir falsamente a conduta de embriagar-se habitualmente ou em sala de aula.
II- O professor difama a aluna se lhe atribui a conduta de trair constantemente seu marido com os demais colegas de sala.
III- O professor injuria o aluno obeso se o chama de rolha de poço.
IV- O professor calunia o aluno se lhe atribui falsamente a conduta de furtar os valores que estavam em sua bolsa.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) Somente a sentença III está correta.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

O Código Penal, em seu artigo 23, prevê quatro causas excludentes de ilicitude: (1) estado de necessidade; (2) legítima defesa; (3) estrito cumprimento de dever legal; e (4) exercício regular de direito.
Acerca da legítima defesa, analise as sentenças a seguir:
I- O agente, quando praticar os atos em legítima defesa, não responderá pelo excesso punível na modalidade dolosa ou culposa.
II- Entende-se por legítima defesa quem, usando excessivamente dos meios necessários, repele injusta agressão, pretérita, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem.
III- Não age em legítima defesa aquele que aceita o desafio para um duelo e mata o desafiante que atirou primeiro e errou o alvo.
IV- Age em legítima defesa o cidadão que, em seu percurso de volta para casa, avista dois desconhecidos e, pensando serem policiais na busca de sua captura, por crime que anteriormente praticaram, os abate a tiros.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) Somente a sentença III está correta.
d) As sentenças II e III estão corretas.

A obrigação tributária é a relação jurídica pela qual o Estado tem o direito de exigir do contribuinte uma prestação ou um tributo.
Concernente à obrigação tributária, analise as sentenças a seguir:
I- O contribuinte ou responsável pela obrigação são considerados sujeitos ativos da obrigação principal, dependendo do grau de relação (direta ou indireta), com a situação que constitua o respectivo fato gerador.
II- O Estado é o sujeito ativo competente para exigir o Imposto sobre Produtos Industrializados, sendo que sua alíquota pode variar de 8 a 20%, de acordo com o valor total constante na nota fiscal.
III- O fato gerador da obrigação tributária principal corresponde à situação definida na lei como necessária e suficiente à sua ocorrência.
IV- O sujeito passivo da obrigação trata-se sempre daquele que tenha relação pessoal e direta com a situação que constitua o respectivo fato gerador.
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) Somente a sentença III está correta.
d) As sentenças I e II estão corretas.

Segundo Miguel Reale (2002, p. 216), para que exista uma relação jurídica, é preciso a presença de dois requisitos.
Acerca destes elementos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Cabe ao Estado, com base nos poderes que lhe são conferidos, assegurar e resguardar a relação jurídica estabelecida entre o sujeito ativo e passivo.
( ) O objeto jurídico refere-se ao que está sendo discutido na referida relação, podendo ser um direito, um bem, uma pessoa ou uma prestação.
( ) O fato jurídico caracteriza-se pelos acontecimentos sociais capazes de criar, modificar ou extinguir direitos, como, por exemplo: o acesso não autorizado ao dispositivo informático.
( ) O sujeito passivo é aquele que possui um interesse juridicamente pela norma, diz-se titular de um direito subjetivo, o qual poderá ser exercitado contra um outro sujeito, chamado de sujeito ativo.
a) V - F - F - F.
b) F - V - V - F.
c) V - V - V - F.
d) V - F - V - V.

Os crimes cibernéticos podem ser classificados sob várias óticas.
Acerca do elemento subjetivo dos crimes digitais, assinale a alternativa CORRETA:
a) Serão sempre julgados em sua forma dolosa.
b) Deverá ser aferida a intenção do agente.
c) Poderão ser julgados em sua forma culposa.
d) Poderão ser julgados em sua forma preterdolosa.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O atual sistema jurídico brasileiro prevê uma hierarquia entre as fontes do direito, a qual decorre de uma necessidade lógica em amparar o sistema normativo, a partir de um plano axiológico.
A respeito da hierarquia entre as fontes do direito, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Uma lei ordinária que estabeleça a impossibilidade do contraditório e da ampla defesa em um processo judicial poderá ser alvo de ação de inconstitucionalidade, uma vez que contraria um princípio constitucional.
( ) As normas podem ser separadas em três grandes grupos: normas constitucionais, leis e decretos.
( ) A medida provisória trata-se de um instrumento criado na Constituição de 1988, o qual prevê que, em caso de relevância e urgência, o Poder Legislativo poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, as quais deverão ser encaminhadas à Presidência da República para sanção.
( ) Os decretos são hierarquicamente subordinados às normas internas da administração pública, já que estas são emanadas do Poder Executivo.
a) F - V - V - F.
b) V - V - F - F.
c) V - F - V - V.
d) F - V - F - V.

A Constituição brasileira de 1988 inicia com o Título I dedicado aos "princípios fundamentais?, que são as regras informadoras de todo um sistema de normas, as diretrizes básicas do ordenamento constitucional brasileiro.
Diante dessa afirmação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A quebra do sigilo dos dados cadastrais de clientes do provedor de acesso, realizadas por autoridade policial, sem autorização judicial, ainda que em situações emergenciais, constitui violação aos princípios da inviolabilidade à intimidade.
( ) São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.
( ) Concernente aos princípios do contraditório e da ampla defesa, pode-se afirmar que tais princípios se aplicam também no inquérito policial, visto ser procedimento judicialiforme e restritivo à liberdade do suposto autor do crime.
( ) João, ao ser preso em flagrante delito, invocou o princípio da presunção da inocência, alegando que não poderia ser preso, antes do trânsito em julgado da sentença penal condenatória.
( ) A diferença de salários, de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil a qualquer dos trabalhadores urbanos e rurais, sem a devida justificativa, fere o princípio da igualdade prevista na CF/88.
a) F - V - V - F - V.
b) V - V - V - V - F.
c) V - V - F - F - V.
d) V - F - V - V - F.

Com o crescimento exponencial da internet, verificou-se, nos últimos anos, um aumento considerável nas operações não presenciais, ou seja, aquelas em que o cliente não está fisicamente no local da transação.
Acerca da certificação digital, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Um certificado digital é um documento eletrônico, assinado digitalmente com a chave privada do titular do certificado, que associa uma entidade (pessoa, processo, servidor) com uma chave pública.
( ) Um certificado digital contém os dados de seu titular, tais como: nome, e-mail, chave pública, nome e assinatura da autoridade certificadora que o emitiu, de modo a dar certeza da identidade do remetente.
( ) A finalidade do certificado digital é fazer com que cada pacote de dados que trafegue pela internet, em qualquer de suas formas (transações, voz, documentos eletrônicos ou quaisquer outras informações), se transforme em um documento autenticado através da assinatura digital avençada pela unidade certificadora.
( ) O Comitê Gestor da ICP-Brasil é responsável por estabelecer a política, os critérios e as normas para licenciamento das Autoridades Certificadoras, tais como a CertiSign e a Verisign.
a) F - V - V - F.
b) V - F - V - V.
c) V - V - F - F.
d) F - V - V - V.

Conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, ocorrendo o vício de qualidade do produto, o consumidor poderá exigir do fornecedor algumas coisas.
Sobre essas, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
( ) A substituição do produto.
( ) A restituição da quantia paga.
( ) O abatimento proporcional do preço.
( ) A restituição da quantia paga em dobro.
a) F - V - F - V.
b) V - V - V - F.
c) F - F - F - V.
d) V - F - V - V.

Com o crescente aumento da utilização das redes sociais no Brasil, vem se verificando uma expansão considerável de pessoas trocando ofensas pela internet através de postagens com comentários ofensivos.
Acerca dos crimes contra a honra, analise as sentenças a seguir:
I- O aluno calunia o professor ao lhe atribuir falsamente a conduta de embriagar-se habitualmente ou em sala de aula.
II- O professor difama a aluna se lhe atribui a conduta de trair constantemente seu marido com os demais colegas de sala.
III- O professor injuria o aluno obeso se o chama de rolha de poço.
IV- O professor calunia o aluno se lhe atribui falsamente a conduta de furtar os valores que estavam em sua bolsa.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) Somente a sentença III está correta.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

O Código Penal, em seu artigo 23, prevê quatro causas excludentes de ilicitude: (1) estado de necessidade; (2) legítima defesa; (3) estrito cumprimento de dever legal; e (4) exercício regular de direito.
Acerca da legítima defesa, analise as sentenças a seguir:
I- O agente, quando praticar os atos em legítima defesa, não responderá pelo excesso punível na modalidade dolosa ou culposa.
II- Entende-se por legítima defesa quem, usando excessivamente dos meios necessários, repele injusta agressão, pretérita, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem.
III- Não age em legítima defesa aquele que aceita o desafio para um duelo e mata o desafiante que atirou primeiro e errou o alvo.
IV- Age em legítima defesa o cidadão que, em seu percurso de volta para casa, avista dois desconhecidos e, pensando serem policiais na busca de sua captura, por crime que anteriormente praticaram, os abate a tiros.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) Somente a sentença III está correta.
d) As sentenças II e III estão corretas.

A obrigação tributária é a relação jurídica pela qual o Estado tem o direito de exigir do contribuinte uma prestação ou um tributo.
Concernente à obrigação tributária, analise as sentenças a seguir:
I- O contribuinte ou responsável pela obrigação são considerados sujeitos ativos da obrigação principal, dependendo do grau de relação (direta ou indireta), com a situação que constitua o respectivo fato gerador.
II- O Estado é o sujeito ativo competente para exigir o Imposto sobre Produtos Industrializados, sendo que sua alíquota pode variar de 8 a 20%, de acordo com o valor total constante na nota fiscal.
III- O fato gerador da obrigação tributária principal corresponde à situação definida na lei como necessária e suficiente à sua ocorrência.
IV- O sujeito passivo da obrigação trata-se sempre daquele que tenha relação pessoal e direta com a situação que constitua o respectivo fato gerador.
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) Somente a sentença III está correta.
d) As sentenças I e II estão corretas.

Segundo Miguel Reale (2002, p. 216), para que exista uma relação jurídica, é preciso a presença de dois requisitos.
Acerca destes elementos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Cabe ao Estado, com base nos poderes que lhe são conferidos, assegurar e resguardar a relação jurídica estabelecida entre o sujeito ativo e passivo.
( ) O objeto jurídico refere-se ao que está sendo discutido na referida relação, podendo ser um direito, um bem, uma pessoa ou uma prestação.
( ) O fato jurídico caracteriza-se pelos acontecimentos sociais capazes de criar, modificar ou extinguir direitos, como, por exemplo: o acesso não autorizado ao dispositivo informático.
( ) O sujeito passivo é aquele que possui um interesse juridicamente pela norma, diz-se titular de um direito subjetivo, o qual poderá ser exercitado contra um outro sujeito, chamado de sujeito ativo.
a) V - F - F - F.
b) F - V - V - F.
c) V - V - V - F.
d) V - F - V - V.

Os crimes cibernéticos podem ser classificados sob várias óticas.
Acerca do elemento subjetivo dos crimes digitais, assinale a alternativa CORRETA:
a) Serão sempre julgados em sua forma dolosa.
b) Deverá ser aferida a intenção do agente.
c) Poderão ser julgados em sua forma culposa.
d) Poderão ser julgados em sua forma preterdolosa.

Prévia do material em texto

10/11/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 1/5
Acadêmico: Denilson Eziquiel de Mello (2075765)
Disciplina: Aspectos Legais em Informática e Ética (RED08)
Avaliação: Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:650097) ( peso.:3,00)
Prova: 22723053
Nota da Prova: 7,00
Legenda: Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
1. Segundo a Lei de Software (Lei nº 9.609/98), o regime de proteção à propriedade intelectual
de programa de computador será nos mesmos moldes previstos às obras literárias pela
legislação de direitos autorais e conexos vigentes no país. Contudo, deve-se observar as
ressalvas estabelecidas pela Lei de Software. Neste sentido, segundo a Lei de Software, qual
é o prazo concedido ao autor com relação aos direitos de proteção sobre o programa de
computador?
 a) Cinco anos, devendo ser renovado ao final desse período.
 b) Sessenta anos, contados a partir da data da sua criação.
 c) Trinta anos, contados a partir do primeiro dia útil após a morte do autor.
 d) Cinquenta anos, contados a partir do primeiro dia do ano subsequente ao da publicação ou
criação.
2. O atual sistema jurídico brasileiro prevê uma hierarquia entre as fontes do direito, a qual
decorre de uma necessidade lógica em amparar o sistema normativo, a partir de um plano
axiológico. Ao tratar da hierarquia entre as fontes, deve-se levar em consideração o
pensamento de supremacia existente entre elas, ou seja, a hierarquia fica constatada quando,
pela essência da norma, evidencia-se predisposição de superioridade e, em sentido oposto,
de subordinação no plano da eficácia, de uma diante de outra. A respeito da hierarquia entre
as fontes do direito, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Uma lei ordinária que estabeleça a impossibilidade do contraditório e da ampla defesa
em um processo judicial poderá ser alvo de ação de inconstitucionalidade, uma vez que
contraria um princípio constitucional.
(    ) As normas podem ser separadas em três grandes grupos: normas constitucionais, leis e
decretos.
(    ) A medida provisória trata-se de um instrumento criado na Constituição de 1988, o qual
prevê que, em caso de relevância e urgência, o Poder Legislativo poderá adotar medidas
provisórias, com força de lei, as quais deverão ser encaminhadas à Presidência da República
para sanção.
(    ) Os decretos são hierarquicamente subordinados às normas internas da administração
pública, já que estas são emanadas do Poder Executivo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - V - V - F.
 b) V - V - F - F.
 c) V - F - V - V.
 d) F - V - F - V.
10/11/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 2/5
3. A Constituição brasileira de 1988 inicia com o Título I dedicado aos "princípios
fundamentais?, que são as regras informadoras de todo um sistema de normas, as diretrizes
básicas do ordenamento constitucional brasileiro. São regras que contêm os mais
importantes valores que informam a elaboração da Constituição da República Federativa do
Brasil. Diante dessa afirmação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as
falsas:
(    ) A quebra do sigilo dos dados cadastrais de clientes do provedor de acesso, realizadas
por autoridade policial, sem autorização judicial, ainda que em situações emergenciais,
constitui violação aos princípios da inviolabilidade à intimidade.
(    ) São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado
o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.
(    ) Concernente aos princípios do contraditório e da ampla defesa, pode-se afirmar que tais
princípios se aplicam também no inquérito policial, visto ser procedimento judicialiforme e
restritivo à liberdade do suposto autor do crime.
(    ) João, ao ser preso em flagrante delito, invocou o princípio da presunção da inocência,
alegando que não poderia ser preso, antes do trânsito em julgado da sentença penal
condenatória.
(    ) A diferença de salários, de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado
civil a qualquer dos trabalhadores urbanos e rurais, sem a devida justificativa, fere o princípio
da igualdade prevista na CF/88.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - V - V - F - V.
 b) V - V - V - V - F.
 c) V - V - F - F - V.
 d) V - F - V - V - F.
4. Com o crescimento exponencial da internet, verificou-se, nos últimos anos, um aumento
considerável nas operações não presenciais, ou seja, aquelas em que o cliente não está
fisicamente no local da transação. Atualmente, inclui-se, nesta categoria, os tribunais de
justiça de diversos estados, os quais desenvolveram ferramentas, a fim de possibilitar que os
processos judiciais sejam encaminhados e protocolizados pelos advogados, por meio
eletrônico, diretamente ao distribuidor competente ou à vara em que tramita o processo.
Contudo, com base no princípio da segurança jurídica, mostra-se imperioso garantir a
autenticidade das relações realizadas eletronicamente, a qual se dá através da certificação
digital. Acerca da certificação digital, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as
falsas:
(    ) Um certificado digital é um documento eletrônico, assinado digitalmente com a chave
privada do titular do certificado, que associa uma entidade (pessoa, processo, servidor) com
uma chave pública.
(    ) Um certificado digital contém os dados de seu titular, tais como: nome, e-mail, chave
pública, nome e assinatura da autoridade certificadora que o emitiu, de modo a dar certeza da
identidade do remetente.
(    ) A finalidade do certificado digital é fazer com que cada pacote de dados que trafegue
pela internet, em qualquer de suas formas (transações, voz, documentos eletrônicos ou
quaisquer outras informações), se transforme em um documento autenticado através da
assinatura digital avençada pela unidade certificadora.
(    ) O Comitê Gestor da ICP-Brasil é responsável por estabelecer a política, os critérios e as
normas para licenciamento das Autoridades Certificadoras, tais como a CertiSign e a
Verisign.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
10/11/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 3/5
 a) F - V - V - F.
 b) V - F - V - V.
 c) V - V - F - F.
 d) F - V - V - V.
5. Conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, ocorrendo o vício de qualidade do
produto, o consumidor poderá exigir do fornecedor algumas coisas. Sobre essas, classifique
V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A substituição do produto.
(    ) A restituição da quantia paga.
(    ) O abatimento proporcional do preço.
(    ) A restituição da quantia paga em dobro. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - V - F - V.
 b) V - V - V - F.
 c) F - F - F - V.
 d) V - F - V - V.
6. Com o crescente aumento da utilização das redes sociais no Brasil, vem se verificando uma
expansão considerável de pessoas trocando ofensas pela internet através de postagens com
comentários ofensivos. Estes comentários se propagam rapidamente pela sociedade diante
do meio utilizado, produzindo efeitos não só na vida pessoal, como também na reputação
profissional da vítima. Independente do meio empregado, é importante frisar que a nossa
legislação proíbe todo o tratamento que expresse ofensa à dignidade da pessoa humana na
forma verbal ou escrita, constituindo crime contra honra, denominados pela legislação como
calúnia, injúria e difamação. Acerca dos crimes contra a honra, analise as sentenças a seguir:
I- O aluno calunia o professor ao lhe atribuir falsamente a condutade embriagar-se
habitualmente ou em sala de aula.
II- O professor difama a aluna se lhe atribui a conduta de trair constantemente seu marido
com os demais colegas de sala.
III- O professor injuria o aluno obeso se o chama de rolha de poço.
IV- O professor calunia o aluno se lhe atribui falsamente a conduta de furtar os valores que
estavam em sua bolsa.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 b) Somente a sentença III está correta.
 c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 d) As sentenças I, II e III estão corretas.
10/11/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 4/5
7. O Código Penal, em seu artigo 23, prevê quatro causas excludentes de ilicitude: (1) estado de
necessidade; (2) legítima defesa; (3) estrito cumprimento de dever legal; e (4) exercício
regular de direito. Estas causas são classificadas como excepcionais, de tal modo que
quando cometidas não contrariam as normas jurídicas de uma conduta tipificada como
criminosa. Acerca da legítima defesa, analise as sentenças a seguir:
I- O agente, quando praticar os atos em legítima defesa, não responderá pelo excesso punível
na modalidade dolosa ou culposa. 
II- Entende-se por legítima defesa quem, usando excessivamente dos meios necessários,
repele injusta agressão, pretérita, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem. 
III- Não age em legítima defesa aquele que aceita o desafio para um duelo e mata o
desafiante que atirou primeiro e errou o alvo.
IV- Age em legítima defesa o cidadão que, em seu percurso de volta para casa, avista dois
desconhecidos e, pensando serem policiais na busca de sua captura, por crime que
anteriormente praticaram, os abate a tiros.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10637476/artigo-23-do-
decreto-lei-n-2848-de-07-de-dezembro-de-1940>. Acesso em: 12 set. 2018.
 a) As sentenças I e III estão corretas.
 b) As sentenças II e IV estão corretas.
 c) Somente a sentença III está correta.
 d) As sentenças II e III estão corretas.
8. A obrigação tributária é a relação jurídica pela qual o Estado tem o direito de exigir do
contribuinte uma prestação ou um tributo. Tal obrigação tem sua origem na obrigação civil,
em que o sujeito ativo é representado pelo Estado e o sujeito passivo pelo particular, sendo
estes os elementos subjetivos da obrigação. Já o elemento objetivo é representado pelo
objeto da obrigação, qual seja: a prestação de dar, fazer ou deixar de fazer. Concernente à
obrigação tributária, analise as sentenças a seguir:
I- O contribuinte ou responsável pela obrigação são considerados sujeitos ativos da
obrigação principal, dependendo do grau de relação (direta ou indireta), com a situação que
constitua o respectivo fato gerador.
II- O Estado é o sujeito ativo competente para exigir o Imposto sobre Produtos
Industrializados, sendo que sua alíquota pode variar de 8 a 20%, de acordo com o valor total
constante na nota fiscal.
III- O fato gerador da obrigação tributária principal corresponde à situação definida na lei
como necessária e suficiente à sua ocorrência. 
IV- O sujeito passivo da obrigação trata-se sempre daquele que tenha relação pessoal e direta
com a situação que constitua o respectivo fato gerador.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças II e IV estão corretas.
 b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
 c) Somente a sentença III está correta.
 d) As sentenças I e II estão corretas.
10/11/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 5/5
9. Segundo Miguel Reale (2002, p. 216), para que exista uma relação jurídica, é preciso a
presença de dois requisitos. Em primeiro lugar, uma relação intersubjetiva, ou seja, um vínculo
entre duas ou mais pessoas. Em segundo lugar, que esse vínculo corresponda a uma
hipótese normativa, de tal maneira que derivem consequências obrigatórias ao plano da
experiência. Nesta esteira, a doutrina prevê alguns elementos indispensáveis para a
configuração desta relação jurídica. Acerca destes elementos, classifique V para as
sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Cabe ao Estado, com base nos poderes que lhe são conferidos, assegurar e resguardar a
relação jurídica estabelecida entre o sujeito ativo e passivo.
(    ) O objeto jurídico refere-se ao que está sendo discutido na referida relação, podendo ser
um direito, um bem, uma pessoa ou uma prestação.
(    ) O fato jurídico caracteriza-se pelos acontecimentos sociais capazes de criar, modificar ou
extinguir direitos, como, por exemplo: o acesso não autorizado ao dispositivo informático.
(    ) O sujeito passivo é aquele que possui um interesse juridicamente pela norma, diz-se
titular de um direito subjetivo, o qual poderá ser exercitado contra um outro sujeito, chamado
de sujeito ativo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: REALE, Miguel. Lições Preliminares de Direito. 26. ed. Saraiva: São Paulo, 2002.
 a) V - F - F - F.
 b) F - V - V - F.
 c) V - V - V - F.
 d) V - F - V - V.
10.Os crimes cibernéticos podem ser classificados sob várias óticas. Tais classificações visam
a facilitar a compreensão do tema de forma sistêmica para análise dos crimes já tipificados
e os que merecem legislação específica, bem como exemplo de condutas desta nova
criminalidade que acarreta danos à sociedade mesmo que cometidos exclusivamente por
meio de um único sistema de comunicação como a internet. Acerca do elemento subjetivo
dos crimes digitais, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Serão sempre julgados em sua forma dolosa.
 b) Deverá ser aferida a intenção do agente.
 c) Poderão ser julgados em sua forma culposa.
 d) Poderão ser julgados em sua forma preterdolosa.
Prova finalizada com 7 acertos e 3 questões erradas.

Mais conteúdos dessa disciplina