Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA - CONTROLE DA POLUIÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A China lidera o ranking de países emissores de gás carbônico na atmosfera e isto podemos identificar pelos altos índices de doenças respiratórias registradas nos últimos anos, segundo pesquisa realizada pela Universidade Britânica de East Anglia (UEA) no ano de 2013 o país chega a marca de 14% inferior as cifras utilizadas pelo painel de especialistas em condições climáticas dos anos anteriores, responsáveis por fornecer este quadro. Dentre as maiores atividades exercidas podemos citar as siderúrgicas e queima de combustíveis fósseis pois a China é o maior consumidor de carvão, em virtude da queima de carvão que contém energia e libera carbono pois quanto mais energia mais emissões de CO2, onde cerca de 7% das emissões de gases do efeito estufa da China vêm do carvão.
	As diversas formas de poluição podem acarretar malefícios incontáveis para a humanidade, sendo estas a poluição de rios e mares, a poluição atmosférica ou até mesmo a poluição visual como a construção de edificações que causam e modificam toda estrutura de uma localidade seja ela urbana ou rural. Dentre as causas destes eventos encontram-se as doenças respiratórias que acometem inúmeras pessoas que vivem em grandes metrópoles cercados de indústrias e empreendimentos que não se preocupam com a saúde pública e sim em seus investimentos sem medidas mitigadoras. As doenças virais como leptospirose devido a contaminação e existência de vetores em nossos sistemas de águas, e até mesmo para pessoas que vivem perto destes locais que são desprovidos de sistema de saneamento básico. 
	Precisamos entender nosso papel com sociedade que os nossos recursos renováveis como a água estão em situação precária e que se continuarmos agindo desta forma, tanto como sociedade como empresas este quadro pode se tornar irreversível. Isto pode ser revertido com a orientação de pessoas capacitadas e o auxílio de nossas politicas públicas que tem por dever nos orientar sobre estes eventos.
	No Brasil e assim como em outros países é possível identificar várias atividades que geram a emissão de gases, mas cabe a nos mesmos adotar medidas que diminuam este índice de poluição, dentre estas medidas pode-se verificar que no transporte é viável optar ir a lugares a pé ou de bicicleta pois são meios que não geram emissão de gases poluentes, incentivar a construção de ciclovias para este meio ser mais difundido entre os brasileiros, por mais que algumas capitais já adotaram este estilo de vida.
	No Consumo de produtos utilizar mais produtos que sejam recicláveis ou que possuem politicas reversas como eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos o que pode diminuir o índice de descarte incorreto em lugares inapropriados, utilizar sacolas reutilizáveis pois assim diminuímos a fabricação das sacolas plásticas que geram um alto nível de poluição na sua fabricação.
	Nos Resíduos, utilizar a segregação correta de cada material, otimizando a coleta seletiva e evitando que nossos aterros sanitários estejam cada vez mais cheios de resíduos inadequados que muitas das vezes podem ser reciclados. A reciclagem de materiais, seja dispensando para empresas que dão o destino correto para este material ou até mesmo retornando ele para o mercado de forma sustentável.
	E em casa podemos adotar medidas como utilizar com moderação os aparelhos eletrônicos e não deixando-os conectados sempre na tomada o que faz consumir muita energia eletrica, optar por usar produtos que tenham o selo de economia de energia do INMETRO. E dentre outras pois vivemos em um mundo em constante mudança e muitas opções de preservação do meio ambiente e da atmosfera evitando a emissão de gases poluidores.
Referências:
http://g1.globo.com/natureza/noticia/2015/08/emissoes-de-co2-da-china-estao-superestimadas-afirma-estudo.html 
,http://atitudesustentavel.com.br/blog/2010/08/30/20-dicas-para-reduzir-a-emissao-de-gases-do-efeito-estufa/

Outros materiais