Buscar

Exercício de Fixação - Tema 20 Direito do Trabalho Unicarioca

Prévia do material em texto

Iniciado em
	quarta, 11 Nov 2020, 08:11
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quarta, 11 Nov 2020, 08:16
	Tempo empregado
	5 minutos 2 segundos
	Avaliar
	5,00 de um máximo de 5,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Serão escolhidos os peritos, para realização de perícia no âmbito do processo do trabalho, entre profissionais de nível universitário, devidamente inscritos no órgão de classe competente e comprovarão os peritos sua especialidade na matéria sobre a qual deverão opinar, mediante certidão do órgão profissional em que estiverem inscritos.
 
MARTINS, S. P. Direito processual do trabalho: doutrina e prática forense; modelos de petições, recursos, sentenças e outros - 32. ed. - São Paulo: Atlas, 2011.
 
A partir do excerto e dos estudos do tema sobre perícia na Justiça do Trabalho assinale a afirmativa correta:
Escolha uma opção:
a. O perito designado se apresentará verbalmente em audiência, sem necessidade de apresentar de forma escrita.
b. Somente o juiz poderá requerer perícia, quanto à fato específico.
c. A perícia envolvendo escrita, balanço, escrituração contábil poderá ser realizada por qualquer profissional de nível superior.
d. O perito poderá responder por danos causados às partes. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Considerando que, de acordo com o artigo 158 do CPC - Código de Processo Civil, o perito que prestar  qualquer informação inverídica na assistência ao processo, sendo esta informação de forma dolosa ou culposa, responderá pelos possíveis danos causados a qualquer das partes, podendo este, ficar inabilitado para atuar em outras perícias futuras por um prazo de 2 a 5 anos e ainda ser notificado junto ao conselho de classe para providencias no âmbito do respectivo órgão e pode  responder outras sanções em esfera cível e criminal
A resposta correta é: O perito poderá responder por danos causados às partes..
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Quando a matéria do processo for muito específica, faltando conhecimento especializado ao juiz, ele indicará um técnico que possa fazer o exame dos fatos objeto da causa, transmitindo  esses conhecimentos por meio de um parecer.
MARTINS, S. P. Direito processual do trabalho: doutrina e prática forense; modelos de petições, recursos, sentenças e outros - 32. ed. - São Paulo: Atlas, 2011.
A partir do excerto e dos estudos do tema sobre perícia no processo do trabalho assinale a afirmativa correta:
Escolha uma opção:
a. De acordo com a CLT cada uma das partes poderá apresentar um perito ou técnico no processo de Trabalho. 
b. O perito poderá ser um técnico formado em qualquer área de atuação que tenha conhecimento sobre a matéria do processo.
c. O perito não está vinculado ao processo, por isso não responderá por danos a ele causado.
d. No caso da perícia envolvendo periculosidade e insalubridade é obrigatório sua realização por médico, que indicará os prejuízos causados na saúde do trabalhador.
Feedback
Sua resposta está correta.
Considerando que, de acordo com o artigo 826 da CLT- Consolidação das Leis do Trabalho, as partes poderão apresentar um perito ou técnico, que neste apresentarão parecer em juízo relacionada à matéria tratada  e deverão ser profissionais de nível universitário, comprovando a especialidade na matéria, por meio de certidão emitida pelo órgão profissional que estiverem inscritos. 
A resposta correta é: De acordo com a CLT cada uma das partes poderá apresentar um perito ou técnico no processo de Trabalho..
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O modelo da Justiça do Trabalho brasileiro seguiu o sistema corporativo da Justiça Italiana, constituído por um juiz togado e dois representantes, sendo um do empregador e outro do empregado, a este modelo de participação dá-se o nome de representação paritária.
MARTINS, S.P. Direito processual do trabalho: doutrina e prática forense; modelos de petições, recursos, sentenças e outros - 32. ed. - São Paulo: Atlas, 2011.
A partir do excerto e dos estudos do tema sobre a organização da Justiça trabalhista assinale a afirmativa correta:
Escolha uma opção:
a. O Ministério público do Trabalho é um órgão auxiliar da Justiça do Trabalho. 
b. Nas comarcas que não possuírem Justiça do Trabalho, o processo poderá ser conduzido pelo juiz de direito, e em caso de recurso, será julgado pelo Tribunal de Justiça.
c. Os Tribunais Regionais do Trabalho são compostos por dez juízes nomeados pelo Presidente Nacional.
d. O Tribunal Superior do Trabalho constitui-se com sede nas capitais de cada Estado.
Feedback
Sua resposta está correta.
Considerando o artigo 128 da Constituição Federal, que dispõe que o Ministério Público abrange o Ministério Público do Trabalho. Desta forma é atribuição Ministério Público do Trabalho, promover as ações que lhe sejam atribuídas pela Constituição e pelas leis; manifestar-se em qualquer fase do processo trabalhista; promover a ação civil pública no âmbito da Justiça do Trabalho; propor as ações necessárias à defesa dos direitos e interesses dos menores, incapazes e índios, decorrentes das relações de trabalho dentre outras.
A resposta correta é: O Ministério público do Trabalho é um órgão auxiliar da Justiça do Trabalho..
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com o artigo 820 da CLT - Consolidação das Leis do Trabalho, as partes e testemunhas serão inquiridas pelo juiz ou presidente, podendo ser reinquiridas, por seu intermédio, a requerimento dos vogais, das partes, seus representantes ou advogados.
BRASIL. Consolidação das Leis Trabalhistas. Decreto Lei n° 5.452 de 1° de maio de 1943. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del5452compilado.htm. Acesso em 07/08/2018.
A partir do excerto e dos estudos do tema sobre testemunha na Justiça do Trabalho assinale a afirmativa correta:
Escolha uma opção:
a. Quando intimadas, as testemunhas ainda poderão optar por comparecer ou não à audiência.
b. Ao todo, as partes poderão apresentar 03 testemunhas.
c. Poderá testemunhar em favor das partes, parentes até terceiro grau e amigos.
d. O funcionário civil ou militar, quando intimados como testemunha no horário de serviço, deverá ser  requisitado  ao chefe da repartição no qual pertence. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Considerando que, de acordo com o artigo 823 da CLT- Consolidação das Leis do Trabalho, quando se tratar de   testemunha  funcionário civil ou militar, e a oitiva estiver marcada dentro do horário de serviço, deverá ser requisitada a dispensa ao chefe de repartição, no qual aquela testemunha é subordinada, e assim liberada para comparecimento à audiência e ainda remete ao artigo 822 da CLT, que as testemunhas, em razão do comparecimento em juízo para depoimento, não poderão sofrer qualquer desconto pelas faltas ao serviço
A resposta correta é: O funcionário civil ou militar, quando intimados como testemunha no horário de serviço, deverá ser  requisitado  ao chefe da repartição no qual pertence..
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Diante da impossibilidade ou à excessiva dificuldade de cumprir o encargo quanto ao ônus da prova, seja este pelo reclamante ou pela reclamada, o juízo, possibilitará provar os fatos por qualquer meio em direito admitido.
BRASIL. Consolidação das Leis Trabalhistas. Decreto Lei n° 5.452 de 1° de maio de 1943. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del5452compilado.htm. Acesso em 07/08/2018.
Sobre as provas na Justiça do Trabalho, analise as afirmativas a seguir:
I. A obrigação de apresentar a prova incumbe à reclamada, ou seja, à empresa detentora dos documentos.
II. No ônus dinâmico da prova, caso exista impossibilidade ou dificuldade de acesso às provas necessárias, poderá o juízo, determinar de modo diverso da lei, desde que seja devidamente fundamentado.
III. Ao reclamante é obrigatório impreterivelmente a prova, quanto a existência de fatos impeditivos, ou seja,aqueles fatos alegados durante a defesa.
Está correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a. II. 
b. II e III.
c. I, II e III.
d. I.
Feedback
Sua resposta está correta.
Considerando  que a  afirmativa I é incorreta, pois  de acordo com o artigo 818, o ônus da prova incumbe ao reclamante, quanto ao fato constitutivo de seu direito, e no  caso da reclamada, quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do reclamante e não somente à reclamada; a afirmativa II é correta, pois  de acordo com o Parágrafo  1° do artigo 818, nos casos previstos em lei ou diante dificuldade de acesso ou à impossibilidade de acesso às provas, o juiz determinará quem tem o acesso ou  maior facilidade de obtenção da prova do fato contrário a obrigatoriedade desta, desde que o faça por decisão fundamentada; a afirmativa III é incorreta considerando que, como apresentado anteriormente, de acordo com o artigo 818 da CLT, além de apresentar os fatos, o reclamante deverá também apresentar a prova acerca dos fatos alegados. 
A resposta correta é: II..

Continue navegando