A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Língua Brasileira de Sinais - Libras III

Pré-visualização | Página 2 de 2

e especificam determinado aspecto de uma entidade designada por um nome. Seus usos são variáveis em algumas línguas.
	 d)
	São elementos que centralizam a parte da gramática em torno da morfologia das palavras.
	7.
	Com relação ao estudo dos "classificadores", como o próprio nome indica, são elementos que classificam e especificam determinado aspecto de uma entidade designada por um nome. Segundo Allan (1977, p. 285), "os classificadores podem ser definidos por dois critérios importantes". Sobre esses critérios, analise as sentenças a seguir:
I- Os classificadores não têm significado, já que eles mostram ou apontam alguma característica saliente de um objeto de mundo que é referido por um nome.
II- Os classificadores se realizam como morfemas na estrutura de superfície sob condições específicas.
III- Os classificadores dividem a gramática em dez partes, isto é, toda a estrutura que compõe uma língua como substantivo, adjetivo etc.
IV- Os classificadores têm significado, já que eles denotam alguma característica saliente ou imputada a uma entidade que é referida por um nome.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ALLAN, K. Classifiers. Language, Baltimore, v. 53, n. 2, p. 285-311, jun. 1977.
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	8.
	No processo de aquisição da Libras, adquirir os seguintes aspectos são essenciais: formas; planos; posições; movimentos; mudanças; congelamentos. Entretanto, é preciso também saber articular todos os aspectos anteriormente apresentados, a fim de construir sentenças coesas e coerentes em Libras. Dessa forma, o sinalizante proficiente e que já internalizou a gramática possui algumas competências. Com relação às competências já adquiridas pelo sinalizante, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A pessoa consegue narrar, descrever, argumentar e explicar em Libras.
(    ) Sabe usar adequadamente as expressões faciais, sabendo empregá-las nos diferentes níveis.
(    ) A pessoa constrói de modo coerente as sentenças com configurações metonímicas (classificadores).
(    ) Sabe articular os parâmetros de configuração manual (incluindo produção e recepção de soletração do alfabeto).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - V.
	9.
	Atualmente, há bastante interesse no assunto que trata de cultura surda. Isto tem despertado bastante pesquisas para compreender melhor essa temática, mas, afinal, do que estamos falando quando ouvimos a expressão "cultura surda"? O que quer dizer esta expressão e o que ela indica? Com relação à cultura surda, analise as sentenças a seguir:
I- A primeira língua dos surdos, a língua de sinais, é o elemento principal da cultura surda.
II- A literatura surda é uma das marcas da cultura surda, bem como a exaltação da diferença surda e a identidade surda combativa.
III- A cultura surda ainda está no processo de formação, não é uma realidade, pois precisa desenvolver vários aspectos para constituir.
IV- A cultura surda pode ser entendida como a maneira de o surdo interpretar o mundo por meio da experiência visual, ou seja, a partir dessa experiência utilizamos no cotidiano artefatos visuais, fotos, vídeos e obras produzidas pelos sujeitos surdos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	10.
	O uso do computador e da internet inaugurou uma nova dimensão para os surdos das possibilidades de comunicação, pois são tecnologias acessíveis visualmente. Se, para os ouvintes, elas abriram perspectivas que levaram a modificações profundas nos usos e costumes de toda a sociedade, para os surdos, essas mudanças podem ser ainda mais significativas. Existem duas ferramentas de tecnologias muito úteis. Quais são estas ferramentas tecnológicas?
	 a)
	O Elis é um sistema de escrita e o ETHOS, sistema de transcrição de vídeos.
	 b)
	O SignWriting é o sistema de escrita e o SEVAN, uma ferramenta para compreensão de vídeos.
	 c)
	O ELAN, uma ferramenta de transcrição de vídeos e o sistema de escrita SignWriting.
	 d)
	O SignWriting é o sistema de escrita e o VERTIS, sistema de gravação de vídeos.
	11.
	(ENADE, 2014) Na formação de classes de determinado ano letivo, identificou-se a matrícula de aluno surdo que usa a LIBRAS para a comunicação e o bilinguismo como opção familiar para sua educação. Assim, a equipe da escola (gestores, docentes e funcionários) envolveu-se para compreender a surdez, as abordagens educacionais para o ensino do aluno surdo e também para criar condições favoráveis ao atendimento desse aluno. Alem disso, a equipe mobilizou-se para garantir-lhe todos os direitos, tendo em vista que a lei nº 10.436/2002 reconhece os surdos como sujeitos de direito e, em função de sua comunicação possuidores de uma cultura diferenciada, reconhece, ainda, a LIBRAS como meio legal  de comunicação e expressão. Da mesma forma que outros recursos de expressão a ela associados. O bilinguismo é visto, hoje, como abordagem privilegiada para a educação do surdo, pois visa capacita-lo na utilização de duas línguas: a língua de sinais ( principal meio de comunicação) e a língua escrita da comunidade em que vive.
Nesse cenário, entre as ações que podem favorecer a aprendizagem desse aluno surdo e garantir seu direito à educação incluem-se as de:
I- Disponibilizar materiais a promover atividades em LIBRAS para os alunos não surdos.
II- Convencer a família a optar pelo oralismo como forma de o aluno aproximar-se ao máximo da língua falada pela maioria dos alunos da escola.
III- Envolver a turma em que o aluno surdo está matriculado e demais alunos da escola na aprendizagem de LIBRAS.
IV- Providenciar a transferência do aluno para uma escola que atenda a comunidade surda, pois uma escola especializada é mais adequada ao seu processo de ensino- aprendizagem.
É correto apenas o que se afirma em:
	 a)
	I, II e IV.
	 b)
	I e III.
	 c)
	II, III e IV.
	 d)
	I e IV.
	12.
	(ENADE, 2017) Um aluno da rede pública de ensino, com 11 anos de idade, está matriculado no 5° ano do Ensino Fundamental e tem surdez profunda bilateral. Ele é bem-humorado, brincalhão e bastante sociável. É fluente na língua brasileira de sinais (LIBRAS), mas apresenta dificuldades de leitura e escrita da língua portuguesa. Tem potencial cognitivo elevado, embora necessite de constante interferência e auxílio da professora para realizar suas atividades. Considerando a situação apresentada e o que estabelece a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, deve-se assegurar a esse aluno:
FONTE: http://www.cepae.faced.ufu.br. Acesso em: 7 jul. 2017
	 a)
	Atendimento educacional especializado, priorizando o ensino da língua portuguesa, de modo a garantir a educação bilíngue.
	 b)
	Processo avaliativo que priorize o uso da língua portuguesa na modalidade escrita, dada a importância da manutenção  do registro da aprendizagem.
	 c)
	Ensino da língua brasileira de sinais (LIBRAS) após a aquisição da língua portuguesa na modalidade escrita, em processo análogo ao da alfabetização de aluno ouvinte.
	 d)
	Escolarização que atenda à proposta educacional bilíngue, considerando-se a língua de sinais como primeira língua.