Buscar

ETHOS E A FORMAÇÃO DE DOXA DE CAMPOS NA FORMAÇÃO DE JUIZO DE VALORES NA MODERNIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AUTOR:ANGELA CRISTINA FERREIRA
FILOSOFIA DO DIREITO 
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
TITULO: ETHOS O ESPIRITO MOTIVADOR DA SOCIEDADE FORMANDO OS DOXAS DE CAMPO, COMO UM DOS ELEMENTOS NA FORMAÇÃO DE JUIZO DE VALOR NA MODERNIDADE.
“A verdadeira felicidade não é ter tudo, mas não desejar nada”Sêneca ( 4-65)	
Este resumo, vem questionar a forma de se viver dentro do exercício da Democracia, com fundamentos que abarcam a cidadania e a dignidade da pessoa humana, e como viver feliz com a liberdade de escolha. Falo de alguns pontos tocantes de ser livre e ser feliz como direito de todos, e por onde caminham os valores do ser humano, para ter uma vida digna.
Ethos, valores em estado prático, não consciente, que regem a moral cotidiana. Sobre a teoria do “ habitus” de Pierre Bourdieu, estamos vivendo uma modernidade, no qual falamos em utilizar o exercício de democracia de direito, e liberdade e sendo assim, fazê-lo sem estar sujeito a sofrer criticas da sociedade e tolerar os juízos de valores que se é criado em relação a tudo isso.
 Mas como criamos nossos juízos de valores sobre as coisas? Como podemos mudar na visão de ética e moral os nossos juízos de valores fazendo que nos tornemos um profissional mais capacitado a compreensão de seu próximo. Não é tão simples, mais existe um jogo de lógica e valores que se traduz naquilo que você tem, formando o que você é o que pensam de você. 
 “O corpo é o que prende a alma e a alma é onde está o verdadeiro homem” ( Lúcio Aneu Sêneca (A-65).
Pensamentos sem reflexão levam uma felicidade falsa. Enxergar o amanhã, não o tornará uma pessoa ambiciosa, trará sim a você uma subjetividade de valores que o levará ao objetivo final alcançado.
A pobreza é um dogma que forma um doxa de campo, que cria como um objetivo de atingir a falsa felicidade, um conjunto de subjetividade elencadas por atos criminososo? Viver em uma condição de pobreza é um futuro certo de se tornar um criminosos? É logico que não. O fato de você ter uma escolha diferentes, fora daquilo que se chama de normal te torna menos digno?
Construcionismo social ,é uma corrente construída individualmente, ao qual o funcionamento da mente vem da educação e cria um discurso do mundo sobre a realidade. Por internalizar as regras, convenções e valores criados no meio que se vive originando-se um juízo de valores, sobre pessoas com classe social, com deficiência, ou com qualquer forma de se apresentar na sociedade na forma não vista como tradicional. O Gênero social por exemplo temos o corpo físico e a sua identidade que é cultural, do ponto de vista físico você dois tipos diferentes de sexo, mais isso não precisa ter nisso uma consonância com o que você aprende que corresponde a esta constituição física. Uma perspectiva construtiva você construí o social. O Ethos como espirito motivador da transformação para uma sociedade mais humana, mais afetiva e digna, pode ser trabalhado através de informações transmitidas de uma maneira lúdica, visando a modificação da sociedade moderna. Doxas de campos, sensos comuns criados nas mais variadas pessoas, sejam ela de qualquer meio de classe
Lucius Annaes Seneca 1( Corduba, Império Romano, 4 a.C – Roma, 65 ) Império Romano, 65 d.C.) seu trabalho des interesse desde o tempo do Renascimento. Dentre as usa suas ideias destaca-se a consciência, que ao entendimento entre o bem e o mal, como inerente ao ser humano, que não pode se livrar dela, ou tentar esconder por muito tempo.
Entendo então que, um Doxa de Campo se forma de um senso comum, por um conjunto de ideias sem reflexão sobre o verdadeiro objeto a ser analisado, algo que se forma independente da onde a pessoa nasce e vive, onde uma ideia imperativa prevalece alienada a conjunto de pessoas etnocêntricas, que tem por seu objetivo maior a falsa felicidade alimentada pela infelicidade do seu próximo.A formação de futuros profissionais, no processo de construcionismo desde o seu primeiro ano acadêmico, independente da sua área escolhida para atuação, mas que ele possa pensar de forma diferente durante as suas aulas, trazendo em pauta somente assuntos de verdadeira reflexão e assim o profissional nascendo do senso epistomológico e da ontologia segundo o aristotelismo4 .
Porém a capacidade de refletir em seus atos pode ser entendida em qualquer momento de sua vida, seja na primeira infância até a sua melhor idade. A conscientização de que tudo que fere a terceiros deve ser púnico de forma proporcional ao qual se feriu, e o entendimento que é necessária a discussão sobre a ética e moral do ser humano desde a primeira infância, remete um trabalho árduo e possível através de um novo grupo de pensadores e modificadores da sociedade. Aristoteles, Kant e os utilitaristas, a ética é definida como estudo das motivações humanas a realizarem ações cotidianas e a tomarem decisões do que é considerado particularmente bom ou mau..Se todos temos uma virtude então somos capazes de praticar a “Justa Medida” assim Aristoteles tinha este preceito. Em seu livro “Ética a Nicômaco” , escreve a seu filho que, ética está relacionada com a busca da construção pessoal de um ser virtuoso. Logo o fim das ações humanas é a virtude. (Trecho postado por Milaré:Gabriel 24/07/2018:https//blog.enen.com.br/ética-o-que-pensam-aristtteles-kant-e-os-utilitarista)
PALAVRAS CHAVES: ETHOS, DOXA DE CAMPO E JUIZO DE VALORES
______________________________________________________________________
4 ETIM ont(o) + logia.Parte da filosofia que tem por objeto o estudo das propriedades mais gerias do ser, apartada da infinidade de determinações que, ao qualifica-lo particularmente, ocultam sua natureza pela e integral.(Definições de Oxford Languages)

Outros materiais