Buscar

Desenvolvimento Econômico Brasileiro

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EREM Dom Ácacio Rodrigues Alves
Palmares 10 de novembro de 2020
Prof: Jarlinton
Aluno: Enos Gabriel
Seríe: 2° A
1° O plano de Governo de Juscelino Kubitschek estava definido no seu Programa de Metas, voltado para o desenvolvimento de seis setores “estratégicos” na esfera do desenvolvimento econômico nacional: energia, alimentação, transportes, indústrias de base, educação e construção da nova capital federal — Brasília.” No plano de suas realizações, qual o único elemento que expressa medidas para desenvolver as indústrias de base? (JUSTIFIQUE A ALTERNATIVA ESCOLHIDA).
a) A criação do Instituto Superior de Estudos Brasileiros, que propagaria um pensamento marcadamente nacionalista.
b) Os incentivos aos investimentos estrangeiros verificados, por exemplo, com a criação, em 1958, da indústria Volkswagen.
c) A criação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) que desenvolveu a indústria da região Nordeste.
d) A criação de uma política inflacionária que gerasse divisas para o desenvolvimento industrial.
e) A criação de uma política de desenvolvimento apenas para a região Sudeste.
Alternativa Correta ( A )
2° O processo de industrialização da economia brasileira só se intensificou após as primeiras décadas do século XX, principalmente após o primeiro período de Getúlio Vargas como presidente da República. Sobre os motivos que impediram o desenvolvimento industrial brasileiro de se desenvolver durante os períodos coloniais e imperiais é incorreto dizer: (JUSTIFIQUE A ALTERNATIVA ESCOLHIDA).
a) A coroa portuguesa proibia a instalação do comércio manufatureiro no Brasil.
b) O incentivo à atividade econômica nestes períodos era voltado exclusivamente à agricultura e suas atividades de apoio, como tráfico de escravos.
c) A coroa portuguesa tinha interesse em impedir o crescimento de sua colônia, para que ela continuasse somente fornecendo produtos agrícolas para o mercado externo.
d) O governo colonial e, posteriormente, o imperial ofereceu uma grande quantidade de créditos para o investimento em indústrias, mas não houve interessados em iniciar esta atividade. 
Alternativa Correta ( D )
O interesse dos governos durante a colônia e o império nunca foi de incentivar a industrialização e sim a monocultura agrícola
3° (UFF) Uma das características da economia brasileira posterior aos anos 1950 foi a consolidação da chamada sociedade de consumo, acompanhada pelo desenvolvimento da propaganda. Apesar de a crise econômica ter marcado o período 1962-1967, o aumento do consumo de eletrodomésticos nos domicílios de trabalhadores de baixa renda mostrou-se constante, até, pelo menos, a crise do “milagre” brasileiro, na década de 1970. (JUSTIFIQUE A ALTERNATIVA ESCOLHIDA).
Uma das explicações para esse aumento do consumo envolveu:
a) o favorecimento, pelo então Ministro Roberto Campos, das empresas industriais estatais, que puderam baratear o custo dos bens de consumo duráveis que produziam.
b) o aumento do salário real das classes trabalhadoras, beneficiadas pela nova política salarial do governo Castelo Branco, voltada para a desconcentração da renda no país.
c) o fortalecimento das pequenas e médias empresas industriais nacionais, as maiores produtoras de bens de consumo duráveis, favorecidas pela criação do Imposto sobre a Produção Industrial, nos anos 1960.
d) as facilidades do crédito concedidas ao consumidor, após 1964, de modo a preservar a rentabilidade das indústrias produtoras de bens de consumo duráveis, alvos da política econômica, então inaugurada.
e) os constrangimentos tributários impostos pelo governo às multinacionais produtoras de bens de consumo duráveis, que perderam a concorrência para as estatais desse mesmo setor. 
Alternativa Correta ( D )
No período pós-ditadura houve em dado momento a facilidade de credito, para permitir que as indústrias de bens de consumo se desenvolvessem
4° Observa-se, atualmente, certa mobilidade da atividade industrial no território brasileiro. Antes muito concentradas em alguns poucos pontos, as indústrias vêm buscando novas áreas, antes pouco industrializadas, no território nacional a fim de obter maiores vantagens que auxiliem na obtenção de maiores lucros. (JUSTIFIQUE A ALTERNATIVA ESCOLHIDA).
Esse processo é chamado de:
a) migração fabril
b) desconcentração industrial
c) redistribuição produtiva
d) secundarização da economia
e) expansão da fronteira industrial.
 
Alternativa Correta ( B )
Essa migração representa a mudança de sede da empresa que está em busca de condições favoráveis para a atividade em que ela trabalha

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais