Buscar

Contabilidade Publica

Prévia do material em texto

Contabilidade Pública
Profº Josemar Ribeiro
.
Contabilidade Pública
é o ramo da contabilidade que se dedica ao estudo do patrimônio dos entes públicos, entendidos como aqueles que são regidos pelo direito público interno.
Secretaria do Tesouro Nacional é um órgão da administração pública direta, integrante do organograma do Ministério da Economia do Brasil.
- Balanço Orçamentário
No balanço orçamentário estão listadas as receitas previstas e as realizadas, juntamente com as despesas fixadas e as realizadas, indicando o resultado orçamentário do exercício financeiro.
Segundo o art. 102, da Lei 4.320/64, “O Balanço Orçamentário demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas” (MACHADO JÚNIOR, 2003, p. 212).
As contas constituintes do balanço orçamentário estão divididas em dois grandes grupos, que são o da receita e o da despesa. Cada um desses grupos possui suas especificações, seguidas de suas previsões e fixações, as quais são comparadas com a coluna das execuções, para que se possa chegar à diferença entre elas, destacando-se que essa diferença pode ser positiva ou negativa.
- Balanço Orçamentário
- Balanço Orçamentário
- Balanço Orçamentário
- Balanço Financeiro
O balanço financeiro, outro importante instrumento da Contabilidade Pública, é o documento que conterá todos os recebimentos e pagamentos efetivados no exercício, sendo que neste balanço, além dos valores orçamentários, estarão os valores de natureza extraorçamentários, incluindo-se o resultado do exercício anterior, bem como do exercício que se seguirá, demonstrando o que ocorreu com os recursos públicos, evidenciando a situação das disponibilidades da Administração Pública.
Em relação ao balanço financeiro, Silva (2003, p. 349) ensina que o mesmo “representa ao final do exercício o produto da contabilidade financeira, cuja função é a de registrar as operações relativas à movimentação de valores, especialmente numerário”.
O balanço financeiro possui duas seções, a da receita e a da despesa, que se subdividem em receitas/despesas orçamentárias e receitas/despesas extra-orçamentárias.
- Balanço Patrimonial
O balanço patrimonial demonstra toda a situação patrimonial da entidade, seus direitos, deveres e obrigações, indicando o valor do seu patrimônio em determinado momento.
O saldo patrimonial, demonstrado no balanço em análise, corresponde ao ativo real menos o passivo real da Administração. (CARVALHO, 2005).
Conforme o disposto pela Lei 4.320/64, em seu art.
105, “o Balanço Patrimonial demonstrará: I - O Ativo Financeiro; II - O Ativo Permanente; III - O Passivo Financeiro; IV - O Passivo Permanente; V - O Saldo Patrimonial; e VI - As Contas de Compensação.” (MACHADO JÚNIOR, 2003).
- Balanço Patrimonial
Segundo Kohama (2003, p. 291),
[...] o balanço patrimonial é o quadro de contabilidade em duas seções, “ativo” e “passivo”, em que se distribuem os elementos do “patrimônio público”, igualando se as duas somas com a conta “patrimônio líquido” (Ativo Real Líquido) no caso de existência de
superávit, ou “passivo real descoberto”, quando houver déficit patrimonial
- Demonstrações das variações patrimoniais
A demonstração das variações patrimoniais
evidencia as alterações que ocorreram no patrimônio durante determinado exercício. Conforme a concepção de Castro e Garcia (2008, p. 193):	A Demonstração das Variações Patrimoniais visa evidenciar as alterações verificadas no patrimônio líquido da entidade, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicar o resultado patrimonial do exercício. Este resultado vai incorporar-se ao Patrimônio Líquido.
- Demonstrações Contábeis
A Lei 4.320/64, em seu art. 104, dispõe que: “A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício” (MACHADO JÚNIOR, 2003).
As variações patrimoniais são divididas em ativas e passivas, sendo que a diferença
entre elas poderá apresentar um déficit ou um superávit.
Com a análise da demonstração das variações patrimoniais pode-se avaliar se o superávit ou déficit apurado já estava previsto, ou se foi conseqüência de fatores independentes à execução orçamentária. (LIMA e CASTRO, 2000)
VPA – Variações Patrimoniais - AUMENTATIVAS VPD - Variações Patrimoniais - DIMINUTIVAS

Continue navegando