Buscar

Exercicios de Fabricação

Prévia do material em texto

Elton Dhon da Silva Sampaio RA: D7293D-8
Exercicios de Fabricação
1- Descreva o mecanismo de formação do cavaco (faça entre 10 e 15 linhas de texto)
Uma pequeno porção do material (ainda solidária à peça) é recalcada (deformações elásticas e plásticas) contra a superfície de saída da ferramenta.
Esta deformação plástica aumenta progressivamente, até que as tensões de cisalhamento se tornem suficientemente grandes, de modo a se iniciar um deslizamento (sem que haja
perda de coesão) entre a porção de material recalcada e apeça.
Continuando a penetração da ferramenta, haverá uma ruptura (cisalhamento) parcial ou completa do cavaco, acompanhando o plano de cisalhamento já citado anteriormente e dependendo da ductilidade do material e das condições de usinagem.
Prosseguindo-se, devido ao movimento relativo entre a ferramenta e a peça, inicia-se um escorregamento da porção do material deformada e cisalhada (cavaco) sobre a superfície
de saída da ferramenta. Enquanto isso, nova porção do material está se formando e cisalhando, a qual ir também escorregar sobre a superfície de saída da ferramenta,repetindo o fenômeno.
2- Descreva as estratégias de usinagem com o corte concordante e discordante (faça entre 10 e 15 linhas de texto)
Em fresamento concordante (fresamento ascendente), a ferramenta de corte avança no sentido da direção da rotação. O fresamento concordante é o método sempre recomendado - sempre que a máquina-ferramenta, a fixação e a peça permitirem.
No fresamento concordante periférico, a espessura dos cavacos diminuirá a partir do início do corte, se aproximando de zero gradualmente ao final do corte. Isso evita que o esfregamento e a queima da aresta contra a superfície antes do início do corte.
No fresamento discordante (fresamento convencional), a direção de avanço da ferramenta de corte é oposta à sua rotação.
A espessura de cavaco começa em zero e aumenta até o final do corte. A aresta de corte precisa ser forçada para dentro do corte, criando um efeito de esfregamento ou de queima devido ao atrito, altas temperaturas e, geralmente, contato com a superfície endurecida pelo trabalho causado pela aresta anterior. Tudo isto reduz a vida útil da ferramenta.
3- Suponha que um aço inoxidável ferrítico ABNT430 (0,03%C, 0,9%Mn, 0,4%Si e 17,3%Cr) tenha sido soldado com um eletrodo AWS E309 (0,06%C, 0,7%Mn, 0,7%Si, 22,1%Cr e12,5%Ni). Como seria a zona fundida com 20% de diluição?

Continue navegando