Buscar

Web Aula 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estácio – FIB
Disciplina: Direito Tributário I
Professor: Luiz Carlos Oliveira dos Santos
Aluno: Juan Alexandre Almeida Berino
Web Aula 1
Caso Concreto
Determinado governador do Estado do Acre está em forte debate com a Assembleia Legislativa. Apesar de ter sido eleito em primeiro turno com uma expressiva maioria de votos, sua Assembleia é hoje composta em maioria considerável pela oposição ? ressentida por não ter reeleito o antigo governador, candidato da situação. Diante deste conflito político, o governador não consegue aprovar a lei orçamentária que se manifesta compatível com suas propostas. Sendo assim, decide baixar o orçamento por medida provisória. Deputado da oposição se recusa a votar a medida provisória e levanta argumentos tecnicamente adequados. Pergunta-se: a) Quais seriam estes argumentos? b) Pode o governador editar medida provisória? c) Cabe medida provisória em Direito Financeiro. 
Resposta:
A) A CF/88 veda expressamente a edição de medida provisória para Leis Orçamentarias (LOA). O chefe do Poder Executivo é o responsável pela proposta, que deve ser votada e aprovada até o fim do ano, como dispõe o art. 165 da CF/88.
B) Sim, os Governadores dos estados podem editar medida provisória, desde que haja previsão na Constituição Estadual, conforme decisão do STF. Tais medidas devem ser convertidas em leis pela respectiva Assembleia Legislativa posteriormente.
C) A regra do Direito Financeiro é a não existência de Medida Provisória, admissível somente em crédito adicional extraordinário, como dispõe o art. 62 §1° “d” da CF/88 
 Jurisprudencia: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. PRELIMINAR. CONSTITUIÇÃO DO ESTADO. PROCESSO LEGISLATIVO. MEDIDA PROVISÓRIA. COMPETÊNCIA DO GOVERNADOR PARA EDITÁ-LA. AUMENTO DE REMUNERAÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS. INICIATIVA. DOAÇÃO DE BENS DO ESTADO. MAJORAÇÃO DO PERCENTUAL DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS NA ARRECADAÇÃO DO ICMS. EFICÁCIA LEGAL LIMITADA NO TEMPO. PREJUDICIALIDADE. 1. Podem os Estados-membros editar medidas provisórias em face do princípio da simetria, obedecidas as regras básicas do processo legislativo no âmbito da União (CF, artigo 62). 2. Constitui forma de restrição não prevista no vigente sistema constitucional pátrio (CF, § 1º do artigo 25) qualquer limitação imposta às unidades federadas para a edição de medidas provisórias. Legitimidade e facultatividade de sua adoção pelos Estados-membros, a exemplo da União Federal. [...] (ADI 425, Relator (a): Min. MAURÍCIO CORRÊA, Tribunal Pleno, julgado em 04/09/2002, DJ 19-12-2003 PP-00062 EMENT VOL-02137-01 PP-00014)
Doutrina: Direito Tributário, Autor: Ricardo Alexandre, 14ª edição 2020
Questão Objetiva: Identifique qual das opções abaixo traz situação que será objeto de aplicação
das regras do Direito Financeiro:
a) realização de despesa pela Ordem dos Advogados do Brasil
b) processo de seleção de juízes para a carreira da magistratura estadual
c) projeção de receitas da Companhia Estadual de Água e Esgoto do Estado
do Rio de Janeiro
d) previsão de gastos com pessoal da Universidade Federal do Rio Grande do
Norte
Resposta: Alternativa D. Pois é a única que trata de atividade financeira do Estado. Nas Alternativas A e C temos pessoas jurídicas de direito privado, que não são reguladas pelo direito financeiro. Na letra B temos uma situação que não possui direito econômico e sim conteúdo de Direito Administrativo, pois trata de critérios de seleção de magistrados.

Outros materiais