Buscar

QUESTIONÁRIO DE AGENIAS REGULADORAS - 2020-2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

QUESTIONÁRIO DE AGÊNCIAS REGULADORAS
2020-2
01- O que é Agência Reguladora?
R-Agência reguladora é uma pessoa jurídica de direito público interno, geralmente constituída sob a forma de autarquia especial ou outro ente da administração indireta, cuja finalidade é regular e ou fiscalizar a atividade de determinado setor da economia de um país.
02- Em quais setores encontramos as Agências Reguladoras no Brasil?
R- Os setores onde encontramos as Agências Reguladoras no Brasil, são: os setores de energia elétrica, telecomunicações, produção e comercialização de petróleo, recursos hídricos, mercado audiovisual, planos e seguros de saúde suplementar, mercado de fármacos e vigilância sanitária, aviação civil, transportes terrestres ou aquaviários etc. 
03- Como são criadas as Agências Reguladoras e qual a sua natureza?
R- As agências reguladoras são normalmente criadas através de leis e têm natureza de autarquia com regime jurídico especial, nesse contexto são autarquias com poderes especiais, integrantes da administração pública indireta.
04- A que se dispõe as Agências Reguladoras?
R- As atribuições de que dispõe as Agências Reguladoras são a de fiscalizar e regular as atividades de serviços públicos executados por empresas privadas, mediante prévia concessão, permissão ou autorização.
05- As Agências Reguladoras são Autarquias? Por que?
R- Sim, as Agências Reguladoras são Autarquias, sujeitas a regime especial, criadas por lei para finalidade especifica, com regime especial, com maior ou menor autonomia, não são, porém, independentes, são também sujeitas ao mesmo tratamento das autarquias, e passíveis de idênticos mecanismos de controle.
06- Como são nomeados os dirigentes das Agencias Reguladoras?
R- Os dirigentes das agências reguladoras são nomeados pelo Presidente da República, após prévia aprovação pelo Senado Federal. Estes dirigentes gozam de mandatos com prazo fixo e só saem do cargo mediante renúncia ou condenação judicial.
07- Findo o mandato do dirigente de uma Agência Reguladora, está ele sujeito a algum procedimento especial?
R- Encerrado o mandato, os ex-diretores ficarão impedidos de prestar, pelo período de doze meses, qualquer tipo de serviço a empresas controladas pela agência a qual pertencia.
08- A Lei Federal 13.848/19, sobre o que dispõe?
R- A Lei Federal 13.848/19 dispõe sobre a gestão, a organização, o processo decisório e o controle social das entidades da administração indireta, as Agências Reguladoras.
09- Quais são as atribuições das Agências Reguladoras?
R- Observada a grande relevância das Agências Reguladoras, em razão de sua função essencialmente técnica, sempre pautando para evitar in gerencias políticas, tem como principais atribuições: Levantamento, Elaboração de normas, Fiscalização do cumprimento, Incentivo à concorrência, Gestão de contratos de concessão e Arbitragem entre os agentes do mercado.
10- O que a atribuição do Levantamento como atribuição das Agências Reguladoras?
R- O Levantamento como atribuição das Agências Reguladoras, trata-se do levantamento de dados, análise e realização de estudos sobre o mercado objeto da regulação.
11- O que é a atribuição Elaboração de normas como atribuição das Agências Reguladoras?
R- A Elaboração de normas como atribuição das Agências Reguladoras, é a disciplina do setor regulado e execução da política setorial determinada pelo Poder Executivo, de acordo com os condicionamentos legislativos (frutos da construção normativa no seio do Poder Legislativo).
12- O que é a atribuição de Fiscalização do cumprimento das Agências Reguladoras?
R- A atribuição de Fiscalização do cumprimento das Agências Reguladoras é a ação dos agentes no mercado, fiscalizando as normas reguladoras; em defesa dos direitos do consumidor.
13- O que é a atribuição de Incentivo à concorrência das Agências Reguladoras?
R- A atribuição de Incentivo à concorrência das Agências Reguladoras é minimizar os efeitos dos monopólios naturais, objetivando à eliminação de barreiras de entrada e o desenvolvimento de mecanismos de suporte à concorrência.
14- O que é a atribuição de Gestão de contratos de concessão das Agências Reguladoras?
R- A atribuição de Gestão de contratos de concessão das Agências Reguladoras, se na fiscalização do cumprimento dos deveres inerentes à outorga, à aplicação da política tarifária etc.
15- O que é a atribuição da Arbitragem entre os agentes do mercado das Agências Reguladoras?
R- A atribuição da Arbitragem entre os agentes do mercado, das Agências Reguladoras, para que aconteça deve estar previsto na sua Lei de Instituição.
16- Cite algumas Agências Reguladoras Federais.
 R- ANATEL-Agência Nacional de Telecomunicações; ANEEL-Agência Nacional de Energia Elétrica; ANCINE-Agência Nacional do Cinema; ANAC- Agência Nacional de Aviação Civil; ANTAQ-Agência Nacional de Transportes Aquaviários; ANTT-Agência Nacional de Transportes Terrestres; ANP-Agência Nacional do Petróleo; ANVISA-Agência Nacional de Vigilância Sanitária; ANS-Agência Nacional de Saúde Suplementar; ANA-Agência Nacional de Águas; ANM-Agência Nacional de Mineração, são Agências Reguladoras Federais.
17- Cite 4 Agências Reguladoras Estaduais.
R- São Agências Reguladoras Estaduais, ARSESP - Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo; ARCE - Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará, AGERGS - Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul; ADASA - Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal.
18- Qual foi a primeira Agencia Reguladora Municipal no Brasil?
R- - AGERSA - Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cachoeiro de Itapemirim, foi a primeira agência reguladora brasileira, é um importante e considerável exemplo de agência reguladora. 
19- A que regime se submete os trabalhadores das Autarquias?
R- As relações de trabalho travadas na intimidade institucional das autarquias; submete-se ao regime jurídico estatutário, consubstanciado por intermédio de diplomas legislativos de viés federal ou estadual, em simetria à órbita em que se encartem as entidades.
20- O que é a AGERSA?
R- AGERSA - Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cachoeiro de Itapemirim, é um importante e considerável exemplo de agência reguladora municipal , foi a primeira agência reguladora brasileira.
21- Como se comporta o quadro de pessoal nas Agências Reguladoras no Brasil?
R- O quadro de pessoal nas Agências Reguladoras no Brasil, em se tratando das relações de trabalho, são travadas na intimidade institucional das autarquias, submetendo-se ao regime jurídico estatutário, consubstanciado por intermédio de diplomas legislativos de viés federal ou estadual.
22- Como é formado o quadro de pessoal das Agências Reguladoras Federais brasileiras?
R- O quadro de pessoal das agências reguladoras federais brasileiras, são dotados de poder de polícia, é composto por membros das carreiras do Plano Especial de Cargos (PEC) e pelos cargos de Especialista em Regulação, Analista Administrativo, Técnico em Regulação e Técnico Administrativo, de acordo com a Lei 10.871/2004.
23- Que consequências se deu no Brasil com o crescimento do setor privado?
R- Com a desestatização no Brasil, em razão do crescimento do setor privado e a extinção do monopólio estatal na prestação de serviços públicos; a descentralização de serviços próprios de Estado a outras pessoas jurídicas de direito público e, a concessão e permissão de serviços públicos para instituições privadas, deram origem às agências reguladoras com intuito de regular, fiscalizar e normatizar as entidades privadas prestadoras de serviços públicos.
24- Qual a natureza jurídica das Agências Reguladoras?
R- Agências Reguladoras, são autarquias sob regime especial, criadas com a finalidade de disciplinar e controlar certas atividades públicas, dada em concessão, permissão ou autorização.
25- O que é Administração Pública Direta?
R- Administração Pública Direta, é composta por entes
da Administração Pública que prestam serviços diretamente pelos entes federativos, sejam eles União, Estados, Distrito Federal ou Municípios. 
26- O que é Administração Pública Indireta?
R- Administração Pública Indireta, é composta por entes que prestam serviços públicos mediante descentralização por parte do Estado a outras pessoas jurídicas, divididas entre Autarquias, Fundações Públicas, Empresas Públicas e Sociedade de Economia Mista.
27- O que é uma Autarquia? 
R- De acordo com o Decreto 200/67, autarquia tem como definição: É um serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios para executar atividades típicas de Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.
28- Quando o Estado atua como Executor?
R- O Estado intervém diretamente na economia, via de regra, na qualidade de Estado Empresário, executando atividades estritamente econômicas ou prestando serviços públicos, comprometendo-se com a atividade produtiva. No âmbito da atuação do Estado como Executor, podem ocorrer dois tipos de exploração da atividade econômica: a exploração direta e a exploração indireta.
 
29- Como o Estado Explora de forma Direta, atuando como Executor?
R-O Estado pode explorar a atividade econômica por intermédio de um de seus órgãos internos. No caso de uma Secretaria Estadual de educação, por exemplo, ela pode vir a estender o quantitativo de vagas oferecidas em instituições públicas para melhor atender as pessoas menos abastadas financeiramente. Como foi o que ocorreu recentemente no estado da Paraíba com a UEPB (Universidade Estadual da Paraíba), que teve seu campus universitário estendido às cidades de João Pessoa e Patos.
30- Como o Estado Explora de forma Indireta, atuando como Executor?
R- O Estado na exploração indireta, consubstancia-se na prática mais constante. Nela, o Estado cria pessoas jurídicas a ele vinculadas e com atribuições destinadas à execução de atividades mercantis. É o caso das Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista. Que são empresas autônomas, com personalidade jurídica própria, que não se confundem com o Estado, mas são por este controladas. Neste caso, o Estado intervém indiretamente no domínio econômico através destas empresas, que atuam de forma direta no mesmo.
31- Qual a função do TRIBUNAL DE CONTAS?
R- O Tribunal de Contas possui atribuições que o caracterizam como órgão controlador da administração dos Poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário. Para tanto, possui um alto grau de autonomia e prerrogativas que assegurem a independência de sua atuação. Ademais, constitucionalmente tratando, o Tribunal de Contas é um órgão integrado na estrutura do Poder Legislativo.
x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais