Buscar

Explique como ocorre a formação da parede celular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Explique como ocorre a formação da parede celular (todas as fases até parede celular secundária). Incluindo as substâncias que são utilizadas e suas funções na formação da parede celular. 
A formação da parede celular acontece no final da telófase (fase final da mitose, caracterizada pela remontagem dos dois novos núcleos e pela descondensação dos cromossomos.
As paredes primárias são formadas principalmente por celulose (confere rigidez as plantas), hemicelulose e pectinas que representam 70% de água em sua composição e que formam a parede celular das células.
Com o surgimento da placa celular, que dará origem à lamela média (membrana formada durante a telófase da divisão celular, utilizada como um cimento, unindo as células dos vegetais entre si) e parte da membrana plasmática das duas células-filhas, por ela separadas, durante a formação da parede primária e da lamela média (utilizada como cimento unido as células), elementos do retículo endoplasmático ficam retidos entre as vesículas em formação, originando os plasmodesmos (responsáveis pela conexão de células vizinhas no citoplasma).
A parede secundária é formada principalmente por celulose e hemicelulose e apenas 20% de água. Encontram-se também lignina( garante a resistência).

Outros materiais