Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação de Análise Orientada a Objetos

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O Processo Unificado é um processo de desenvolvimento fortemente ligado à orientação a objetos, porém, pode-se utilizá-lo em qualquer projeto mesmo sendo ele estruturado, sem que perca suas características básicas. Ele utiliza alguns princípios modernos (componetização, revisões etc) na área de engenharia de software. Algumas das características básicas do Processo Unificado (UP) são direcionados a caos de uso; centrado na arquitetura; ser iterativo e incremental; sendo composto por quatro fases.
Acerca das quatro fases do RUP, assinale a alternativa INCORRETA:
a) A fase de construção se refere a codificação no ambiente de produção, sendo liberada para o usuário a primeira versão do sistema. Além disso, é nesta fase que os dados que possam existir do sistema antigo são transferidos para o novo sistema, bem como são realizados os testes com os usuários finais.
b) A fase de elaboração diz respeito a fazer um detalhamento maior da análise realizada na fase de concepção, sendo detalhado os casos de uso construídos composto por conjunto de ciclos iterativos. Nesta fase, também podem ser realizado algum tipo de implementação e testes.
c) A fase de concepção se refere a ter uma visão ampla do sistema, sendo realizado o entendimento do sistema. Para tal, são levantados os requisitos que o sistema deve atender, bem como o que ele não pode fazer. Nesta fase, ainda é realizado o tempo de desenvolvimento, sendo construído um plano de desenvolvimento.
d) As quatro fases do UP são Concepção ou inception; elaboração ou elaboration; construção ou construction e Transição ou deployment.

As estruturas na programação orientada a objetos possibilitam que analistas ou programadores organizem os objetos de maneira que consigam visualizar melhor o domínio e a complexidade do problema em questão. Existem dois tipos básicos de estrutura: Generalização-Especialização e Todo-Parte.
Acerca desses dois tipos de estrutura, assinale a alternativa CORRETA:
a) A generalização é conhecida pelo conceito de associar indivíduos com atributos diferentes e, ao mesmo tempo, despreza os que forem em comum.
b) A especialização se assemelha muito à estrutura todo-parte.
c) A estrutura todo-parte é composta por uma característica conhecida por cardinalidade, que é importante para determinar o tipo de relacionamento.
d) A estrutura todo-parte é muito útil na identificação dos objetos e dos seus componentes diante de um determinado problema em estudo.

O Processo Unificado (UP) é um processo popular para o desenvolvimento de software. Conforme Larman (2002), é um processo iterativo e adaptativo no desenvolvimento de software, que permite coordenar um projeto devido ao fato de ser estruturado de forma organizada e consistente. Sobre as principais características do processo unificado utilizado no desenvolvimento de software, assinale a alternativa CORRETA:
a) Concepção (inception), elaboração (elaboration), construção (construction), implantação (implantation).
b) Concepção (inception), elaboração (elaboration), desenvolvimento (development), transição (deployment).
c) Concepção (inception), elaboração (elaboration), construção (construction), transição (deployment).
d) Criação (creation), elaboração (elaboration), desenvolvimento (development), transição (deployment).

As estruturas possibilitam aos analistas ou aos programadores arranjar os objetos de forma que possam visualizar melhor o domínio e a complexidade do problema em estudo. O relacionamento entre os objetos ocorre quando um objeto se referencia ao outro, ou quando um método de um objeto é ativado por outro objeto.
Referente aos tipos e às estruturas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Estrutura Generalização-Especialização: é conhecida pelo fato de associar indivíduos com atributos em comum, desconsiderando o que for diferente. Por exemplo: a generalização seria o cadastro de pessoas com os atributos: código, nome, telefone, e-mail, endereço e as especializações seriam se a Pessoa é um Aluno ou a Pessoa é um Estudante.
( ) Estrutura Todo-Parte: é conhecida pelo fato de ser composta por uma característica conhecida por cardinalidade; desse modo, pode-se determinar a quantidade de ocorrências em um relacionamento.
( ) Conexão: existem as conexões de ocorrência e as conexões de mensagens, sendo que ambas possuem uma hierarquia ou um tipo de estrutura.
( ) Polimorfismo: está fundamentada em que classes derivadas de uma mesma subclasse podem chamar operação com a mesma assinatura, mas com características diferentes.
( ) Herança: a classe derivada-subclasse pode acessar os dados e os métodos da classe base-superclasse, onde as classes derivadas herdam as características da classe base.
A V - V - F - F - F.
B V - V - F - F - V.
C F - F - F - V - V.
D V - F - F - V - V.

O Agile Unified Process (AUP) é uma versão simplificada do RUP, utilizando uma modelagem ágil, fatoração e técnicas ágeis no desenvolvimento dirigido por testes (TDD). O AUP teve sua origem através de um grupo de engenheiros, consultores, autores que após terem realizado uma ampla pesquisa, a intitularam de The Agile Manifesto. O objetivo foi apresentar e discutir novas técnicas para disponibilizar maior agilidade através dos conceitos aplicados às metodologias já existentes no desenvolvimento de sistemas.
Sobre essas prerrogativas, analise as seguintes sentenças:
I- Colaborar com o cliente e não apenas nas discussões referentes às picuinhas contratuais.
II- Valorizar tanto os indivíduos envolvidos no processo como nas interações entre eles.
III- Estar preparado para introduzir mudanças, assim como estar preparado para se adaptar a elas.
IV- Produzir sistemas funcionais, e não apenas documentações completas e atualizadas.
V- Adaptações frente às mudanças após a produção de sistemas funcionais.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II, III e V estão corretas.
d) Somente a sentença I está correta.

O Rational Unified Process (RUP) é um processo que fornece uma abordagem para assumir tarefas e responsabilidades dentro de uma organização de desenvolvimento, tendo como objetivo assegurar a produção de sistema de alta qualidade dentro de prazos e orçamentos previsíveis. No desenvolvimento de sistema, cada uma das pessoas envolvidas possuem um papel, definindo-se um conjunto de comportamentos, habilidades e responsabilidades de uma pessoa da equipe. Os papéis dentro de um projeto não são necessariamente para pessoas específicas nem para cargos dentro da equipe. Com relação às categorias em que são organizados os papéis, assinale a alternativa CORRETA:
a) O analista é o responsável por realizar o relacionamento ou contato com usuário ou cliente do sistema.
b) O desenvolvedor é responsável por definir técnicas, estratégias e, principalmente, definir os casos de testes que serão aplicados no sistema.
c) Os analistas transformam os requisitos em produto de software e devem ter o conhecimento necessário para desenvolver os códigos-fonte e testá-los.
d) O desenvolvedor tem responsabilidade de atentar para as adequações de reais necessidades, bem como verificar a conformidade com normas e padrões estabelecidos.

A atividade de desenvolvimento de software está entre as mais complexas desenvolvidas pelo homem e, por este motivo, existem diversos processos, ciclos de vida e modelos de trabalho que procuram organizar as atividades de forma a gerenciar tal complexidade. O processo unificado (UP) é um dos processos mais conhecidos e utilizados para gerenciar equipes de desenvolvimento, principalmente devido à sua flexibilidade e consistência. Considerando estas e as outras características do UP, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os ciclos iterativos e incrementais permitem a mitigação precoce de riscos. ( ) Fatores como sistema operacional e linguagem de programação afetam as decisões arquiteturais. ( ) No UP, os requisitos funcionais são levantados através da arquitetura. ( ) A paralisia de análise pode ser mitigada através dos ciclos iterativos e incrementais.
a) V - F - V - F.
b) V - V - F - V.
c) F - F - F - V.
d) V - V - V - F.

A orientação a objetos surgiu como uma maneira de suplantar as dificuldades dos paradigmas de programação existentes, visando melhorar a qualidade dos softwares desenvolvidos.
No que se refere às características da programação e análise orientada a objetos, assinale a alternativa CORRETA:
A A programação orientada a objetos apresenta sua contribuição mais importante através da utilização de componentes visuais para interface gráfica de usuário.
B A orientação a objetos pode ser aplicada com sucesso na etapa de programação do sistema, enquanto na etapa de análise aconselha-se a utilização de outra metodologia.
C Durante a etapa de análise orientada a objetos, as entidades do mundo real (livro, pessoa, conta corrente etc.) são implementadas como atributos dentro de um objeto.
D A orientação a objetos permite que se minimizem os problemas de decomposição funcional e sub-rotinas.

Em um modelo de entidade e relacionamento, nem todas as entidades serão relacionadas, há casos em que não há ligação entre elas, nestes casos consideramos como entidades isoladas. Embora não seja tão comum, é importante levar em conta esta possibilidade. Mas quando as ligações existirem, elas serão classificadas de acordo com os tipos de relacionamentos.
Acerca dos tipos de relacionamentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Existem três tipos de relacionamentos: um-para-um; um-para-muitos e muitos-para-muitos.
( ) O relacionamento um-para-um é usado quando uma entidade A se relaciona com uma entidade B e vice-versa.
( ) O relacionamento muitos-para-muitos é usado quando uma entidade A pode se relacionar com uma ou mais entidades B.
( ) O relacionamento um-para-muitos é usado quando várias entidades A se relacionam com várias entidades B.
( ) O relacionamento muitos-para-muitos é representado pelo sinal: N:N ou N:M.
a) V - V - V - F - V.
b) V - F - V - F - F.
c) V - V - F - F - V.
d) F - V - V - V - V.

Pode-se dizer que a orientação a objetos vai muito além da simples utilização de componentes gráficos prontos para a definição de interfaces gráficas de usuários.
Considerando as características da programação e análise orientadas a objetos, assinale a alternativa CORRETA:
A Uma das desvantagens da orientação a objetos é o aumento da manutenibilidade e reusabilidade.
B Na análise orientada a objetos, os analistas dão ênfase à definição de sub-rotinas e funções que simularão o comportamento do sistema.
C Na atividade de análise orientada a objetos, os analistas devem identificar objetos que farão parte do sistema computacional, com seus atributos e comportamentos.
D Uma das vantagens da programação orientada a objetos é a separação entre os dados e comportamentos das entidades.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O Processo Unificado é um processo de desenvolvimento fortemente ligado à orientação a objetos, porém, pode-se utilizá-lo em qualquer projeto mesmo sendo ele estruturado, sem que perca suas características básicas. Ele utiliza alguns princípios modernos (componetização, revisões etc) na área de engenharia de software. Algumas das características básicas do Processo Unificado (UP) são direcionados a caos de uso; centrado na arquitetura; ser iterativo e incremental; sendo composto por quatro fases.
Acerca das quatro fases do RUP, assinale a alternativa INCORRETA:
a) A fase de construção se refere a codificação no ambiente de produção, sendo liberada para o usuário a primeira versão do sistema. Além disso, é nesta fase que os dados que possam existir do sistema antigo são transferidos para o novo sistema, bem como são realizados os testes com os usuários finais.
b) A fase de elaboração diz respeito a fazer um detalhamento maior da análise realizada na fase de concepção, sendo detalhado os casos de uso construídos composto por conjunto de ciclos iterativos. Nesta fase, também podem ser realizado algum tipo de implementação e testes.
c) A fase de concepção se refere a ter uma visão ampla do sistema, sendo realizado o entendimento do sistema. Para tal, são levantados os requisitos que o sistema deve atender, bem como o que ele não pode fazer. Nesta fase, ainda é realizado o tempo de desenvolvimento, sendo construído um plano de desenvolvimento.
d) As quatro fases do UP são Concepção ou inception; elaboração ou elaboration; construção ou construction e Transição ou deployment.

As estruturas na programação orientada a objetos possibilitam que analistas ou programadores organizem os objetos de maneira que consigam visualizar melhor o domínio e a complexidade do problema em questão. Existem dois tipos básicos de estrutura: Generalização-Especialização e Todo-Parte.
Acerca desses dois tipos de estrutura, assinale a alternativa CORRETA:
a) A generalização é conhecida pelo conceito de associar indivíduos com atributos diferentes e, ao mesmo tempo, despreza os que forem em comum.
b) A especialização se assemelha muito à estrutura todo-parte.
c) A estrutura todo-parte é composta por uma característica conhecida por cardinalidade, que é importante para determinar o tipo de relacionamento.
d) A estrutura todo-parte é muito útil na identificação dos objetos e dos seus componentes diante de um determinado problema em estudo.

O Processo Unificado (UP) é um processo popular para o desenvolvimento de software. Conforme Larman (2002), é um processo iterativo e adaptativo no desenvolvimento de software, que permite coordenar um projeto devido ao fato de ser estruturado de forma organizada e consistente. Sobre as principais características do processo unificado utilizado no desenvolvimento de software, assinale a alternativa CORRETA:
a) Concepção (inception), elaboração (elaboration), construção (construction), implantação (implantation).
b) Concepção (inception), elaboração (elaboration), desenvolvimento (development), transição (deployment).
c) Concepção (inception), elaboração (elaboration), construção (construction), transição (deployment).
d) Criação (creation), elaboração (elaboration), desenvolvimento (development), transição (deployment).

As estruturas possibilitam aos analistas ou aos programadores arranjar os objetos de forma que possam visualizar melhor o domínio e a complexidade do problema em estudo. O relacionamento entre os objetos ocorre quando um objeto se referencia ao outro, ou quando um método de um objeto é ativado por outro objeto.
Referente aos tipos e às estruturas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Estrutura Generalização-Especialização: é conhecida pelo fato de associar indivíduos com atributos em comum, desconsiderando o que for diferente. Por exemplo: a generalização seria o cadastro de pessoas com os atributos: código, nome, telefone, e-mail, endereço e as especializações seriam se a Pessoa é um Aluno ou a Pessoa é um Estudante.
( ) Estrutura Todo-Parte: é conhecida pelo fato de ser composta por uma característica conhecida por cardinalidade; desse modo, pode-se determinar a quantidade de ocorrências em um relacionamento.
( ) Conexão: existem as conexões de ocorrência e as conexões de mensagens, sendo que ambas possuem uma hierarquia ou um tipo de estrutura.
( ) Polimorfismo: está fundamentada em que classes derivadas de uma mesma subclasse podem chamar operação com a mesma assinatura, mas com características diferentes.
( ) Herança: a classe derivada-subclasse pode acessar os dados e os métodos da classe base-superclasse, onde as classes derivadas herdam as características da classe base.
A V - V - F - F - F.
B V - V - F - F - V.
C F - F - F - V - V.
D V - F - F - V - V.

O Agile Unified Process (AUP) é uma versão simplificada do RUP, utilizando uma modelagem ágil, fatoração e técnicas ágeis no desenvolvimento dirigido por testes (TDD). O AUP teve sua origem através de um grupo de engenheiros, consultores, autores que após terem realizado uma ampla pesquisa, a intitularam de The Agile Manifesto. O objetivo foi apresentar e discutir novas técnicas para disponibilizar maior agilidade através dos conceitos aplicados às metodologias já existentes no desenvolvimento de sistemas.
Sobre essas prerrogativas, analise as seguintes sentenças:
I- Colaborar com o cliente e não apenas nas discussões referentes às picuinhas contratuais.
II- Valorizar tanto os indivíduos envolvidos no processo como nas interações entre eles.
III- Estar preparado para introduzir mudanças, assim como estar preparado para se adaptar a elas.
IV- Produzir sistemas funcionais, e não apenas documentações completas e atualizadas.
V- Adaptações frente às mudanças após a produção de sistemas funcionais.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II, III e V estão corretas.
d) Somente a sentença I está correta.

O Rational Unified Process (RUP) é um processo que fornece uma abordagem para assumir tarefas e responsabilidades dentro de uma organização de desenvolvimento, tendo como objetivo assegurar a produção de sistema de alta qualidade dentro de prazos e orçamentos previsíveis. No desenvolvimento de sistema, cada uma das pessoas envolvidas possuem um papel, definindo-se um conjunto de comportamentos, habilidades e responsabilidades de uma pessoa da equipe. Os papéis dentro de um projeto não são necessariamente para pessoas específicas nem para cargos dentro da equipe. Com relação às categorias em que são organizados os papéis, assinale a alternativa CORRETA:
a) O analista é o responsável por realizar o relacionamento ou contato com usuário ou cliente do sistema.
b) O desenvolvedor é responsável por definir técnicas, estratégias e, principalmente, definir os casos de testes que serão aplicados no sistema.
c) Os analistas transformam os requisitos em produto de software e devem ter o conhecimento necessário para desenvolver os códigos-fonte e testá-los.
d) O desenvolvedor tem responsabilidade de atentar para as adequações de reais necessidades, bem como verificar a conformidade com normas e padrões estabelecidos.

A atividade de desenvolvimento de software está entre as mais complexas desenvolvidas pelo homem e, por este motivo, existem diversos processos, ciclos de vida e modelos de trabalho que procuram organizar as atividades de forma a gerenciar tal complexidade. O processo unificado (UP) é um dos processos mais conhecidos e utilizados para gerenciar equipes de desenvolvimento, principalmente devido à sua flexibilidade e consistência. Considerando estas e as outras características do UP, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os ciclos iterativos e incrementais permitem a mitigação precoce de riscos. ( ) Fatores como sistema operacional e linguagem de programação afetam as decisões arquiteturais. ( ) No UP, os requisitos funcionais são levantados através da arquitetura. ( ) A paralisia de análise pode ser mitigada através dos ciclos iterativos e incrementais.
a) V - F - V - F.
b) V - V - F - V.
c) F - F - F - V.
d) V - V - V - F.

A orientação a objetos surgiu como uma maneira de suplantar as dificuldades dos paradigmas de programação existentes, visando melhorar a qualidade dos softwares desenvolvidos.
No que se refere às características da programação e análise orientada a objetos, assinale a alternativa CORRETA:
A A programação orientada a objetos apresenta sua contribuição mais importante através da utilização de componentes visuais para interface gráfica de usuário.
B A orientação a objetos pode ser aplicada com sucesso na etapa de programação do sistema, enquanto na etapa de análise aconselha-se a utilização de outra metodologia.
C Durante a etapa de análise orientada a objetos, as entidades do mundo real (livro, pessoa, conta corrente etc.) são implementadas como atributos dentro de um objeto.
D A orientação a objetos permite que se minimizem os problemas de decomposição funcional e sub-rotinas.

Em um modelo de entidade e relacionamento, nem todas as entidades serão relacionadas, há casos em que não há ligação entre elas, nestes casos consideramos como entidades isoladas. Embora não seja tão comum, é importante levar em conta esta possibilidade. Mas quando as ligações existirem, elas serão classificadas de acordo com os tipos de relacionamentos.
Acerca dos tipos de relacionamentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Existem três tipos de relacionamentos: um-para-um; um-para-muitos e muitos-para-muitos.
( ) O relacionamento um-para-um é usado quando uma entidade A se relaciona com uma entidade B e vice-versa.
( ) O relacionamento muitos-para-muitos é usado quando uma entidade A pode se relacionar com uma ou mais entidades B.
( ) O relacionamento um-para-muitos é usado quando várias entidades A se relacionam com várias entidades B.
( ) O relacionamento muitos-para-muitos é representado pelo sinal: N:N ou N:M.
a) V - V - V - F - V.
b) V - F - V - F - F.
c) V - V - F - F - V.
d) F - V - V - V - V.

Pode-se dizer que a orientação a objetos vai muito além da simples utilização de componentes gráficos prontos para a definição de interfaces gráficas de usuários.
Considerando as características da programação e análise orientadas a objetos, assinale a alternativa CORRETA:
A Uma das desvantagens da orientação a objetos é o aumento da manutenibilidade e reusabilidade.
B Na análise orientada a objetos, os analistas dão ênfase à definição de sub-rotinas e funções que simularão o comportamento do sistema.
C Na atividade de análise orientada a objetos, os analistas devem identificar objetos que farão parte do sistema computacional, com seus atributos e comportamentos.
D Uma das vantagens da programação orientada a objetos é a separação entre os dados e comportamentos das entidades.

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Análise Orientada a Objetos I (ADS10)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX () ( peso.:1,50)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O Processo Unificado é um processo de desenvolvimento fortemente ligado à orientação a objetos, porém, pode-se utilizá-lo em qualquer projeto mesmo sendo ele estruturado, sem que perca suas características básicas. Ele utiliza alguns princípios modernos (componetização, revisões etc) na área de engenharia de software. Algumas das características básicas do Processo Unificado (UP) são direcionados a caos de uso; centrado na arquitetura; ser iterativo e incremental; sendo composto por quatro fases. Acerca das quatro fases do RUP, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: https://www.devmedia.com.br/artigo-engenharia-de-software-o-processo-unificado-integrado-ao-desenvolvimento-web/8032. Acesso em: 10 ago. 2018.
	 a)
	A fase de elaboração diz respeito a fazer um detalhamento maior da análise realizada na fase de concepção, sendo detalhado os casos de uso construídos composto por conjunto de ciclos iterativos. Nesta fase, também podem ser realizado algum tipo de implementação e testes.
	 b)
	As quatro fases do UP são Concepção ou inception; elaboração ou elaboration; construção ou construction e Transição ou deployment.
	 c)
	A fase de construção se refere a codificação no ambiente de produção, sendo liberada para o usuário a primeira versão do sistema. Além disso, é nesta fase que os dados que possam existir do sistema antigo são transferidos para o novo sistema, bem como são realizados os testes com os usuários finais.
	 d)
	A fase de concepção se refere a ter uma visão ampla do sistema, sendo realizado o entendimento do sistema. Para tal, são levantados os requisitos que o sistema deve atender, bem como o que ele não pode fazer. Nesta fase, ainda é realizado o tempo de desenvolvimento, sendo construído um plano de desenvolvimento.
	2.
	As estruturas na programação orientada a objetos possibilitam que analistas ou programadores organizem os objetos de maneira que consigam visualizar melhor o domínio e a complexidade do problema em questão. Existem dois tipos básicos de estrutura: Generalização-Especialização e Todo-Parte. Acerca desses dois tipos de estrutura, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A estrutura todo-parte é composta por uma característica conhecida por cardinalidade, que é importante para determinar o tipo de relacionamento.
	 b)
	A generalização é conhecida pelo conceito de associar indivíduos com atributos diferentes e, ao mesmo tempo, despreza os que forem em comum.
	 c)
	A especialização se assemelha muito à estrutura todo-parte.
	 d)
	A estrutura todo-parte é muito útil na identificação dos objetos e dos seus componentes diante de um determinado problema em estudo.
	3.
	O Processo Unificado (UP) é um processo popular para o desenvolvimento de software. Conforme Larman (2002), é um processo iterativo e adaptativo no desenvolvimento de software, que permite coordenar um projeto devido ao fato de ser estruturado de forma organizada e consistente. Sobre as principais características do processo unificado utilizado no desenvolvimento de software, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LARMAN, Craig. Utilizando UML e padrões. Porto Alegre: Bookman, 2002.
	 a)
	Concepção (inception), elaboração (elaboration), construção (construction), implantação (implantation).
	 b)
	Concepção (inception), elaboração (elaboration), desenvolvimento (development), transição (deployment).
	 c)
	Concepção (inception), elaboração (elaboration), construção (construction), transição (deployment).
	 d)
	Criação (creation), elaboração (elaboration), desenvolvimento (development), transição (deployment).
	4.
	As estruturas possibilitam aos analistas ou aos programadores arranjar os objetos de forma que possam visualizar melhor o domínio e a complexidade do problema em estudo. O relacionamento entre os objetos ocorre quando um objeto se referencia ao outro, ou quando um método de um objeto é ativado por outro objeto. Referente aos tipos e às estruturas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Estrutura Generalização-Especialização: é conhecida pelo fato de associar indivíduos com atributos em comum, desconsiderando o que for diferente. Por exemplo: a generalização seria o cadastro de pessoas com os atributos: código, nome, telefone, e-mail, endereço e as especializações seriam se a Pessoa é um Aluno ou a Pessoa é um Estudante.
(    ) Estrutura Todo-Parte: é conhecida pelo fato de ser composta por uma característica conhecida por cardinalidade; desse modo, pode-se determinar a quantidade de ocorrências em um relacionamento.
(    ) Conexão: existem as conexões de ocorrência e as conexões de mensagens, sendo que ambas possuem uma hierarquia ou um tipo de estrutura.
(    ) Polimorfismo: está fundamentada em que classes derivadas de uma mesma subclasse podem chamar operação com a mesma assinatura, mas com características diferentes.
(    ) Herança: a classe derivada-subclasse pode acessar os dados e os métodos da classe base-superclasse, onde as classes derivadas herdam as características da classe base.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F - V.
	 b)
	V - F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F - F.
	 d)
	F - F - F - V - V.
	5.
	O Agile Unified Process (AUP) é uma versão simplificada do RUP, utilizando uma modelagem ágil, fatoração e técnicas ágeis no desenvolvimento dirigido por testes (TDD). O AUP teve sua origem através de um grupo de engenheiros, consultores, autores que após terem realizado uma ampla pesquisa, a intitularam de The Agile Manifesto. O objetivo foi apresentar e discutir novas técnicas para disponibilizar maior agilidade através dos conceitos aplicados às metodologias já existentes no desenvolvimento de sistemas. Desta forma, após este manifesto, perceberam que a AUP seria um método ágil e poderia atender determinadas prerrogativas. Sobre essas prerrogativas, analise as seguintes sentenças:
I- Colaborar com o cliente e não apenas nas discussões referentes às picuinhas contratuais.
II- Valorizar tanto os indivíduos envolvidos no processo como nas interações entre eles.
III- Estar preparado para introduzir mudanças, assim como estar preparado para se adaptar a elas.
IV- Produzir sistemas funcionais, e não apenas documentações completas e atualizadas.
V- Adaptações frente às mudanças após a produção de sistemas funcionais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II, III e V estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	6.
	O Rational Unified Process (RUP) é um processo que fornece uma abordagem para assumir tarefas e responsabilidades dentro de uma organização de desenvolvimento, tendo como objetivo assegurar a produção de sistema de alta qualidade dentro de prazos e orçamentos previsíveis. No desenvolvimento de sistema, cada uma das pessoas envolvidas possuem um papel, definindo-se um conjunto de comportamentos, habilidades e responsabilidades de uma pessoa da equipe. Os papéis dentro de um projeto não são necessariamente para pessoas específicas nem para cargos dentro da equipe. Com relação às categorias em que são organizados os papéis, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os analistas transformam os requisitos em produto de software e devem ter o conhecimento necessário para desenvolver os códigos-fonte e testá-los.
	 b)
	O desenvolvedor é responsável por definir técnicas, estratégias e, principalmente, definir os casos de testes que serão aplicados no sistema.
	 c)
	O desenvolvedor tem responsabilidade de atentar para as adequações de reais necessidades, bem como verificar a conformidade com normas e padrões estabelecidos.
	 d)
	O analista é o responsável por realizar o relacionamento oucontato com usuário ou cliente do sistema.
	7.
	A atividade de desenvolvimento de software está entre as mais complexas desenvolvidas pelo homem e, por este motivo, existem diversos processos, ciclos de vida e modelos de trabalho que procuram organizar as atividades de forma a gerenciar tal complexidade. O processo unificado (UP) é um dos processos mais conhecidos e utilizados para gerenciar equipes de desenvolvimento, principalmente devido à sua flexibilidade e consistência. Considerando estas e as outras características do UP, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os ciclos iterativos e incrementais permitem a mitigação precoce de riscos.
(    ) Fatores como sistema operacional e linguagem de programação afetam as decisões arquiteturais.
(    ) No UP, os requisitos funcionais são levantados através da arquitetura.
(    ) A paralisia de análise pode ser mitigada através dos ciclos iterativos e incrementais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	8.
	A orientação a objetos surgiu como uma maneira de suplantar as dificuldades dos paradigmas de programação existentes, visando melhorar a qualidade dos softwares desenvolvidos. No que se refere às características da programação e análise orientada a objetos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A programação orientada a objetos apresenta sua contribuição mais importante através da utilização de componentes visuais para interface gráfica de usuário.
	 b)
	Durante a etapa de análise orientada a objetos, as entidades do mundo real (livro, pessoa, conta corrente etc.) são implementadas como atributos dentro de um objeto.
	 c)
	A orientação a objetos pode ser aplicada com sucesso na etapa de programação do sistema, enquanto na etapa de análise aconselha-se a utilização de outra metodologia.
	 d)
	A orientação a objetos permite que se minimizem os problemas de decomposição funcional e sub-rotinas.
	9.
	Em um modelo de entidade e relacionamento, nem todas as entidades serão relacionadas, há casos em que não há ligação entre elas, nestes casos consideramos como entidades isoladas. Embora não seja tão comum, é importante levar em conta esta possibilidade. Mas quando as ligações existirem, elas serão classificadas de acordo com os tipos de relacionamentos. Acerca dos tipos de relacionamentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Existem três tipos de relacionamentos: um-para-um; um-para-muitos e muitos-para-muitos.
(    ) O relacionamento um-para-um é usado quando uma entidade A se relaciona com uma entidade B e vice-versa.
(    ) O relacionamento muitos-para-muitos é usado quando uma entidade A pode se relacionar com uma ou mais entidades B.
(    ) O relacionamento um-para-muitos é usado quando várias entidades A se relacionam com várias entidades B.
(    ) O relacionamento muitos-para-muitos é representado pelo sinal: N:N ou N:M.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V - V.
	 b)
	V - F - V - F - F.
	 c)
	V - V - F - F - V.
	 d)
	V - V - V - F - V.
	10.
	Pode-se dizer que a orientação a objetos vai muito além da simples utilização de componentes gráficos prontos para a definição de interfaces gráficas de usuários. Considerando as características da programação e análise orientadas a objetos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Na atividade de análise orientada a objetos, os analistas devem identificar objetos que farão parte do sistema computacional, com seus atributos e comportamentos.
	 b)
	Na análise orientada a objetos, os analistas dão ênfase à definição de sub-rotinas e funções que simularão o comportamento do sistema.
	 c)
	Uma das vantagens da programação orientada a objetos é a separação entre os dados e comportamentos das entidades.
	 d)
	Uma das desvantagens da orientação a objetos é o aumento da manutenibilidade e reusabilidade.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina