Buscar

TRABALHO_FITOCOS_POLIANE

Prévia do material em texto

Instituto de Ciências da Saúde Campus Goiânia Flamboyant 
	Curso: ESTÉTICA E COSMÉTICA 
Disciplina: Fitocosmetologia 
Profª Daniela Borges Marquez Barbosa 
 
	Data de Entrega do Trabalho: 
01/06/2020 
 
 
INSTRUÇÕES 
 
	Nome do aluno: 
Poliane Marques de Lima Santos 
 
	RA: N404FA8 
	Turma: CE3P42 
 	 
 	 
	Steffany Cristina Dias de Oliveira 
	 
RA: N4875a7
	Turmas: 
CE3Q42
	 
 	 
1. Este trabalho possui o valor de 10,0. O peso desta atividade de pesquisa corresponde a 50% da nota do bimestre, sendo que os outros 50% serão creditados realização da avaliação. 
2. ORIENTAÇÕES GERAIS DO TRABALHO: 
a. O trabalho deve ser em dupla ou trio. 
b. Cada aluno(a) deve postar o trabalho individualmente e enviar o mesmo para o email: daniela.barbosa@docente.unip.br 
c. Postagem e entrega do trabalho: no Google classroom, por e-mail ao docente e entrega do impresso ao seu docente no dia da prova. 
d. Data de envio para o email e no Google classroom é até 01/06/2020. Entrega do trabalho impresso será confirmada posteriormente. 
3. ORIENTAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: 
a. O trabalho será propor um fitocosmético, para isso seu trabalho deve conter os seguintes itens: 
i. Definição (descreva o nome do fitocosmético e sua finalidade) 
ii. Composição do fitocosmético (nesse campo deve-se descrever o nome científico e popular da planta que será utilizada e o veículo).​ 
iii. Material vegetal (esse tópico será subdividido em tópicos) 
1. Aplicação do material vegetal (nesse campo descreva as aplicações terapêuticas e cosméticas do produto) 
2. Metabólitos secundários (descreva dois metabólitos secundários dessa planta selecionada. Para cada metabólito secundário descreva o nome, a estrutura química, a classificação e a ação do metabólito secundário) 
iv. Referências bibliográficas (descreva as referências bibliográficas utilizadas para elaborar o trabalho. As referências devem ser científicas e de fontes confiáveis, por isso pode ser utilizado artigos científicos e livros. Sugestão de sites para pesquisa de sites 	confiáveis: 	Bireme 	(https://bvsalud.org​	/)​ ; 	PubMed 
	(https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed​	/)​ e Scielo (https://scielo.org/)). 
 
TRABALHO DE PESQUISA 
 
 
 
 
CAMOMILA 
 A Camomila é uma planta de uso medicinal, cosmético, alimentar e de outras utilidades, usada pelos antigos egípcios e pelos gregos. Sua origem é européia, onde é muito comum em jardins públicos. Nasce espontaneamente na Europa e algumas regiões da Ásia. Os benefícios no tratamento cosméticos são conhecidos há quatro mil anos. Além de ornamental ela produz um chá calmante e digestivo, suaviza a pele e embeleza os cabelos. A camomila é uma erva da família das compostas e adapta-se praticamente a qualquer tipo de terreno. É uma planta herbácea anual que alcança, em média, de 30 a 50 cm de altura. Suas flores miúdas, semelhantes a margaridas brancas com o miolo amarelo, exalam um perfume delicado e doce enfeitam canteiros e vasos, além de ser uma planta aromática que atrai as abelhas e pequenos besouros. O caule é ramificado e suas folhas bem recortadas. A camomila prefere clima ameno, mas é capaz de adaptar-se bem a outros climas desde que não seja muito quente. 
Nome Científico: Matricaria chamomilla L. – Asteraceae (Compositae)​	 
Aroma e sabor: Tem intenso aroma, com perfume e sabor adocicados.​	 
Origem: Europa​	 
Nomes populares: Camomila,​ Camomila-alemã, Camomila-comum, Camomila-da-alemanha, Camomila-húngara, Camomila-verdadeira, Camomila-vulgar, Macela-nobre, Margaça, e Matricaria. Propriedades Terapêuticas : Propriedades:​ adstringente, antialérgica, calmante, sedativa, clareador, digestiva, laxante, sudorífera, anti inflamatória, espasmolítica, cicatrizante, antibiótica. 
Partes utilizadas: Flores e óleos essencial .​	 
Indicações: inflamações​ da pele em geral, queimaduras, cólicas intestinais e menstruais, cólicas infantis, nervosismo, ansiedade, insônia, prisão de ventre, enjôos, inflamações da boca e garganta, 
cólon irritável. 
Propriedades Cosméticas: Higieniza​ a pele. O chá pode ser usado como demaquilante, ou seja, para retirar a maquiagem com algodão embebido no mesmo. É um adstringente natural e não agride ou irrita a pele mesmo as sensíveis e ainda tonifica. Banhos aromáticos com as flores da camomila 
acalma e faz bem para pele. 
Dicas de uso: 
Contra a insônia:​ Use flores secas de camomila para fazer travesseiros. Seu aroma delicado e suave 
ajuda a acalmar e diminuir a ansiedade. 
Compressas:​ Para combater inflamações e inchaços dos olhos, recomenda-se aplicar compressas com o chá de camomila. Utilize um pano bem limpo, embebido no chá morno, coloque suavemente 
sobre os olhos.
 
 
Banho calmante e relaxante:​ Coloque um punhado de flores secas na água morna da banheira. É ideal para acalmar a agitação dos bebês e favorecer um sono tranqüilo. 
Suavizante da pele:​ O óleo de camomila (encontrado nas boas farmácias de manipulação) é um ótimo suavizante para queimaduras e irritações da pele. 
Para limpar as crostinhas da cabeça do bebê:​ Misture uma colher (sopa) de flores de camomila a uma xícara (café) de óleo de cozinha. Leve ao fogo, em banho-maria, por 3 horas. Coe num pano fino e esprema bem. Use embebido em algodão, passando delicadamente sobre as crostinhas. Para aliviar dores:​ Faça o mesmo preparado explicado para as crostinhas do bebê, só que no final acrescente 1 pedra de cânfora. Aplique o óleo e cubra a região dolorida com gaze ou uma fralda de pano limpa. 
A idade e o desenvolvimento da planta, bem como dos diferentes órgãos vegetais, também são de considerável importância e podem influenciar não só a quantidade total de metabólitos produzidos, mas também nas proporções relativas dos componentes da mistura (HENDRIKS et al., 1997; EVANS, 1996).
 Efeitos da sazonalidade podem ser confundidos com alterações metabólicas sob controle do processo de desenvolvimento internamente (hormonal) controlado pela planta, devendo assim ser considerados em conjunto (GOBBO-NETO & LOPES, 2007). Silva ET al. (2003) avaliando plantas de Ocimum basilicum encontrou maior produtividade de óleo na colheita realizada aos dez meses após o plantio quando comparado à colheita de cinco meses. 
 Temperatura As plantas são capazes de se adaptarem em uma considerável faixa de temperatura. A faixa em que ocorrem as variações anuais, mensais e diárias na temperatura é um dos fatores que exercem maior influência em seu desenvolvimento, afetando, portanto, a produção de metabólitos secundários (EVANS, 1996). Não existem muitos estudos sobre sua influência isoladamente na produção de metabólitos secundários desta característica (GOBBO-NETO & LOPES, 2007). 
Disponibilidade hídrica Fatores fisiológicos críticos, tais como fotossíntese, comportamento estomacal, mobilização de reservas, expansão foliar e crescimento, podem ser alterados por estresse hídrico e, consequentemente, levar a alterações no metabolismo secundário (BAZAAZ ET al., 1987). Muitos autores relataram a influência do índice pluviométrico na produção de metabólitos secundários tanto no aumento quanto na diminuição de sua produção (PALÁ-PAÚL ET al., 2001; NDAMBA ET al., 1994; GRAY ET al., 2003).
PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS
Calmante. Diminui a ansiedade.
Digestiva. Combate os gases intestinais.
Antisséptica.
Sedativa. Combate a insônia.
Antiespasmódica. Alívio das cólicas intestinais cólicas do aparelho digestivo, em especial, as dos bebês.
REFERÊNCIAS
CORRÊA JÚNIOR, C.; MING, L. C.; SCHEFFER, M. C. Cultivo de plantas medicinais, condimentares e aromáticas. 2 ed. Jaboticabal, SP: FUNEP,1994, 162p: il.
FERRI, M. G.; MENEZES, N. L. de; MONTEIRO-SCANAVACCA, W. R. Glossário Ilustrado de Botânica. 1 ed. São Paulo, SP: NOBEL, 1981, 197p, il.
JACOBS, B. E. M. Ervas: como cultivar e utilizar com sucesso. São Paulo, SP: NOBEL, 1995, 215p. il.
LOW, T.; RODD, T.; BERESFORD, R. Segredos e virtudes das plantas medicinais: um guia com centenas de plantas nativas e exóticas e seus poderes curativos. Reader´s Digest Livros. Rio de janeiro, RJ. 1994, 416p. il.
PANIZZA,S. Plantas que curam. 28 ed. São Paulo, SP: IBRASA, 1997, 279p. il.
SARTÓRIO, M. L.; TRINDADE, C.; RESENDE, P.; MACHADO, J. R. Cultivo de plantas medicinais. Viçosa, MG: Aprenda Fácil, 2000, 260p: il

Continue navegando