Buscar

REDAÇÃO - A MULHER E O COOPERATIVISMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A MULHER E O COOPERATIVISMO
O Brasil é uma nação historicamente machista e preconceituosa, sendo perceptível a luta pelo empoderamento feminino que assumiu, já algum tempo, uma dimensão global. Em todos os países elas e eles se juntam, trabalham por direitos e deveres, por um mundo menos desigual levando oportunidades para todos.
	A atuação da mulher é cada vez mais frequente nas cooperativas, seja como associada, nos conselhos fiscais, na administração ou até mesmo na presidência. O cooperativismo é um modelo socioeconômico mais justo e humano, com instituições democráticas e resultados repartidos entre todos. Com isso, a igualdade, inclusive entre gêneros, no mundo cooperativista é primordial. 
São inúmeras as capacidades e habilidades femininas que podem contribuir com processos importantes em todos os espaços, inclusive dentro das cooperativas, local em que conquistam cada vez mais liderança. A caminhada a percorrer é longa nesse cenário, predominante masculino e para atrair ainda mais, as cooperativas modernas, investem nos chamados núcleos femininos. 
É perceptível que os cargos antes de posições exclusivamente masculinas, passaram a ser desempenhados também por mulheres, conquistando o espaço delas. As cooperativas exercem o empoderamento das cooperadas de forma democrática e inclusiva, permitindo a elas condições reais de igualdade perante os demais membros
Portanto, a união propiciada pelo cooperativismo permite que sonhos sejam concretizados, reforçando o empreendedorismo de mulheres em todo o mundo. Um passo de extrema importância para toda a sociedade.
FRASE DO DIA
"Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida."

Outros materiais