A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
avaliacao

Pré-visualização | Página 1 de 2

1.
	A administração de um empreendimento rural envolve uma série de funções. Entre estas funções estão a de prever, organizar, comandar, coordenar e realizar o controle. Sobre as funções administrativas de um gestor de empreendimento rural, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A função de comandar se relaciona com a análise de planos futuros e delinear novas ações.
	 b)
	A função de prever se constitui em dirigir e fazer a orientação do pessoal ou das atividades.
	 c)
	A função de coordenar não está relacionada com a harmonização das atitudes e dos esforços coletivos.
	 d)
	A função de controlar está relacionada com a verificação do funcionamento de acordo com as regras e condições estabelecidas.
	2.
	No mercado atual, é necessário se diferenciar dos seus concorrentes oferecendo alguma vantagem ou diferenciação no produto ofertado. No agronegócio, a biotecnologia tem atuado intensamente nessa diferenciação, buscando assim garantir seu espaço. Algumas empresas agrícolas globais têm investido fortemente e conseguido dominar certos mercados. Um exemplo são as sementes de soja resistentes a herbicidas ou que determinam maior produção. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- A diferenciação de produtos é uma das estratégias mais eficazes em ganho de mercado. Tal estratégia permite não só a manutenção salutar das finanças da empresa, mas também a expansão dos negócios.
PORQUE
II- Diferenciação de produtos é uma das estratégias mais eficazes em ganho de mercado, principalmente, pela competição existente atualmente.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 b)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 c)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras.
	3.
	O administrador rural, assim como o administrador de empresas ou comércios urbanos, precisa ter conhecimentos básicos de gestão e administração. Dentro destes conhecimentos existem conceitos como receita, custo, despesas etc. Sobre os conceitos da administração, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Juros é o valor que se recebe referente à atividade desenvolvida na propriedade.
	 b)
	Despesas é a soma dos gastos referentes ao custo familiar.
	 c)
	Receita é o resultado das vendas dos produtos gerados na atividade rural.
	 d)
	Custo é a soma de todos os insumos utilizados na produção.
	4.
	No agronegócio e nas estratégias de gestão para o desenvolvimento da agricultura e pecuária, é importante termos conhecimento de que tipo de propriedades estamos trabalhando, levando em consideração que a atividade é muito dinâmica. Essas propriedades possuem algumas classificações. Sobre essas classificações, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Latifúndios.
II- Empresas agrossilvipastoris.
III- Empresa familiar.
IV- Unidade camponesa.
(    ) Possui grande quantidade de capital de exploração e, quase sempre, faz uso de recursos financeiros do estado para alavancar sua produção. Possui alto grau de comercialização e produção especializada.
(    ) São caracterizados por apresentarem baixo capital na exploração e grande quantidade de capital circulante. Participam fortemente do mercado e priorizam um tipo de produto específico, sem variar sua produção.
(    ) Encontra-se um baixo nível de capital de exploração. Produção estritamente familiar e comercialização são baixas. O que é produzido é utilizado para a subsistência da família.
(    ) Possuem caráter especializado ou com poucas linhas de exploração, principalmente com animais e plantas. Podem ser de subsistência ou ter caráter comercial explorando algum produto específico. Sua produção visa sempre ao mercado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - II - I - III.
	 b)
	I - IV - III - II.
	 c)
	III - I - IV - II.
	 d)
	II - I - III - IV.
	5.
	A segunda função administrativa nas empresas é denominada organizar. Ela complementa e inicia o processo de implantação do plano da empresa (SENAR, 2012), consistindo em buscar a melhor forma para colocar em prática o que foi planejado. É a função que coloca em ordem os recursos físicos, financeiros e humanos das empresas, prontos para serem utilizados. Com relação à função administrativa organizar, analise as afirmativas a seguir:
I- Agrupar as atividades em uma estrutura lógica (departamentalização).
II- Determinar as atividades específicas necessárias sem considerar os objetivos planejados (especialização).
III- A organização consiste em designar tarefas e agrupá-las em departamentos, em delegar autoridade e distribuir os recursos para toda a organização.
IV- Designar as atividades às específicas posições e pessoas (cargos e tarefas).
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SENAR. Administração da empresa rural: ambiente interno. Brasília: SENAR, 2012.
	 a)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 b)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa I está correta.
	6.
	Dentre as ferramentas mais eficientes de gestão do agronegócio, destaca-se a estocagem ou armazenagem de produtos. A estocagem permite ao empresário ter certo produto na época em que o mercado mais o demanda, possibilitando assim o aumento nos preços e a maior facilidade de negociação e ganho de recursos. No entanto, estas tarefas por muitas vezes não são fáceis ou dependem de grandes investimentos. Com relação à estocagem e à distribuição de produtos agrícolas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A estocagem e a distribuição de produtos é um dos setores mais difíceis de serem geridos pelo produtor rural.
(    ) Devido ao fato da estocagem ser uma atividade de grande importância no agronegócio, todos os produtores brasileiros têm em suas propriedades silos e formas de armazenar a sua produção de forma correta.
(    ) Para a realização de forma correta da estocagem, além de espaço físico, o produtor necessita fazer toda uma programação da logística de entrega do produto.
(    ) A estocagem é um dos setores pós-colheita ou pós-produção que merece o máximo cuidado do gestor.
(    ) A distribuição dos produtos no Brasil é facilitada, pois se encontram rodovias em ótima conservação, e a utilização expressiva de ferrovias e hidrovias.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V - F.
	 b)
	F - V - V - V - F.
	 c)
	V - V - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - V - V.
	7.
	O perfil de um empresário é importante para o sucesso de seu negócio. Algumas características que estão relacionadas com o perfil do empreendedor podem contribuir para sua atuação. Sobre o exposto, analise as asserções a seguir:
I- O sucesso de um novo empreendimento está relacionado à análise de oportunidades e à disposição em realizar mudanças, criatividade e otimismo.
PORQUE
II- Outras características importantes de um empreendedor são o planejamento, a organização e a confiança, além do contínuo aperfeiçoamento e atualização.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras.
	 b)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 c)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 d)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	8.
	Dentro de uma atividade rural é imprescindível que o produtor tenha ciência dos seus custos de produção de determinado produto, para poder verificar se aquela atividade desenvolvida está dando lucro ou não no fim do ciclo. Ao tratarmos sobre os custos de produção de determinado produto, podemos dividir eles entre custos diretos e custos indiretos. Sobre essa divisão de custos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entra elas:  
I- Os custos diretos são aqueles que são identificados com precisão no produto acabado por meio de um sistema, um método de custeio ou critérios