Buscar

TRABALHO AVALIATIVO SOBRE PESQUISA DO PERFIL DOS TORCEDORES DE FUTEBOL DE MACEIÓ

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E
CONTABILIDADE
DISCIPLINA DE SEMINÁRIO INTEGRADOR 8
TRABALHO AVALIATIVO SOBRE PESQUISA DO PERFIL DOS TORCEDORES DE FUTEBOL DE MACEIÓ
PROFESSOR
André Carneiro
ALUNO
Luiz Antonio dos Santos Araújo
Maceió/Alagoas, 30 de agosto de 2019
Relatório sobre a Pesquisa do Perfil dos Torcedores de Futebol de Maceió. 
Durante o evento de apresentação dos dados e debate dos resultados realizado no dia 20 de agosto de 2019, na sede do CRA-AL, com a presença do Presidente do CSA, Rafael Tenório, e o Vice-Presidente do CRB Thiago Paes, foi discutido os interesses e opiniões dos torcedores alagoanos em relação aos seus times, principalmente entre os dois maiores de Alagoas, CSA e CRB. Hábitos, satisfação e confiança com o time, adesão ao sócio torcedor e outros fatores importantes para compor o nível de relação entre torcedores e equipes, ou seja, se suas Diretoria e Marketing estão fazendo seus devidos papais para essa integração.
Em relação aos dados obtidos, irei abordar sobre os principais resultados, lembrando que a pesquisa abordaria somente residentes das regiões administrativas de Maceió e da grande Maceió e colhidos por método quantitativo. A pesquisa contou com uma amostra de 2.083 entrevistados, realizada entre os dias 26 de maio de 2019 até 29 de junho do mesmo ano, com um nível de confiança de 95%.
Contando com uma maioria de entrevistados do gênero masculino (65,1%), a pesquisa também apontou que a grande parte (53,2%) é de idade entre 49 a 58 anos, isso se deve a um público mais fiel e maduro, experiencia essa que acompanha as situações e incertezas de seu time durante cada temporada, opiniões importantes para serem discutidas e avaliadas para uma melhora em seus atuais cenários. 
Cerca de 36,5% dos avaliados torcem pelo time Centro Sportivo Alagoano – CSA e
33,6% pelo seu rival, o Clube de Regatas Brasil – CRB, esse resultado precisa ser avaliado de perto, acompanhando cada entrevistado para saber se essa preferência se dá pela anterior e atual fase de cada time, se seria pela preferência por time que esteja em uma colocação mais elevada, como a
Série A do Brasileirão 2019 ou mesmo pela densidade e preferência por região, localizadas próximas as suas atuais e anteriores sedes.
Segundo a pesquisa alagoana, 29,8% dos entrevistados não torcem por times fora do estado, um resultado bem diferente comparado ao estado vizinho, Pernambuco, lar de grandes times como Sport, Santa Cruz e Náutico, na pesquisa realizada nessa região, foi apontado uma porcentagem de 76%. Ou seja, o publico torcedor da capital de Pernambuco é praticamente fiel aos times de sua região, consequentemente, consomem mais produtos e benefícios ofertados pelas equipes. Um dado a ser pensado pelos times alagoanos, a identidade local e confiança dos mesmos.
Entrando no assunto de socio torcedor, um dos meios de arrecadação dos times, cerca de 17,9% dizem ser cadastrados, desses, 61,9% apontam que estão satisfeitos pelos serviços ofertados, seja promoções, entrada gratuita ou com descontos nos estádios e preços em produtos. Vale ressaltar que as maiores críticas são pela transparência do serviço e interação e comunicação entre os sócios torcedores. 
Um ponto que as devidas diretorias devem observar, seria o marketing proposto para a divulgação e adesão do programa socio torcedor, na pesquisa, mais de 10% do público não conheciam ou nem sabiam sobre seus benefícios, margem essa perdida para possíveis adeptos do programa.
Portanto, é fundamental o aperfeiçoamento do relacionamento do torcedor com o time, gerenciando os clubes com mais profissionalismo e visão empresarial para obterem mais “clientes” e, consequentemente, mais receita e notoriedade, são algumas das indicações reveladas pela pesquisa que traçou um perfil dos torcedores de Alagoas, principalmente dos maiores times do estado, CRB e CSA.

Continue navegando