Buscar

Benefícios da Educação Física Escolar para a Saúde em Tempos de EAD

Prévia do material em texto

Luiza Vinotti Moreira
BENEFÍCIOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA A SAÚDE EM TEMPOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 
Brincadeira de Circuito 
O conteúdo da trilha pedagógica será utilizado para a Educação Fundamental com alunos do 4 º ano.
 Esta trilha tem por objetivo geral trabalhar a resistência dos alunos. E como objetivos específicos: Identificar os benefícios da atividade física para a saúde; apresentar a importância do aluno de manter sempre ativo, reconhecer que atividades simples podem ser feitas em casa.
 Será 1 aula de 30minutos. 
As aulas através de circuitos tem como objetivo aumentar a resistência cardiovascular e muscular, ajudar na perda de peso, Diminuir da resistência à insulina, melhorar a capacidade de produção de força. Esta atividade pode ser realizada em qualquer lugar e sem recurso a equipamentos/ máquinas.
A atividade trabalhada irá respeitar o limite de todos os alunos, respeitando também a faixa etária e as experiências já vividas. 
Educação Física; Saúde; Atividades. 
Descreva o que se pretende assegurar na construção desta trilha pedagógica, as atividades, informando o eixo estruturante (Educação Infantil), a partir dos campos de experiência ou pelo componente curricular (Ensino Fundamental e Médio).
Portanto:
Defina o passo a passo da sua ação pedagógica de forma clara e objetiva; 
Utilize os planos de aula ou projeto de intervenção já iniciado no projeto de estágio.
Elabore atividades criativas, faça consultas virtuais e referencie;
Seja o protagonista da trilha (autor da ação), proporcionando atividades diferenciadas aos professores da rede pública e privada;
Desenvolva atividades que permitirão a participação ativa dos alunos;
Busque objetivos claros para cada área do conhecimento, estabeleça sempre uma relação entre escola, família e professor;
Descreva quais as habilidades da BNCC, serão usadas para atender estes conteúdos.
Exemplo: (EF03MA08) Resolver e elaborar problemas de divisão de um número natural por outro (até 10), com resto zero e com resto diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias e registros pessoais.
Proponha aqui as atividades que possibilitarão aos alunos o debate, a crítica, o conhecimento sobre a temática e principalmente que permita que os professores das redes públicas e privadas possam utilizar estas atividades para seu planejamento que provavelmente está ocorrendo de forma não presencial;
Consideramos como recurso pedagógico todos os materiais como: vídeos, áudios, animações, imagens, mapas, softwares educativos, experimentos, entre outros. Utilize também outros recursos como fórum ou enquete e materiais complementares de leitura, além de exercícios e uma dinâmica.
Inclua no seu planejamento recursos educacionais (vídeos, áudios, animações, imagens, mapas, softwares educativos, experimentos, entre outros) para fomentar o que se pretende alcançar para a aprendizagem do aluno e faixa etária escolhida. Estes materiais deverão ser recursos autoexplicativos, fomentando o que já se descreveu na atividade.
Obrigatório a inserção de pelo menos três exercícios e uma dinâmicas para a atividade.
Cuidado com plágio.
Explique como a avaliação será realizada. A avaliação deve ser consistente com o que propõem durante toda a trilha pedagógica. 
A atividade de avaliação deve incorporar as habilidades e competências dos alunos tendo como base a BNCC. O que se descobriu? Atingiu os objetivos? Qual foi o processo de resolução de problema? 
Insira e complemente neste campo as referências abaixo com as referências utilizadas em seu trabalho. Lembre-se de utilizar a Norma NBR 6023 para a inserção e complementação. Como sugestão consulte o livro de Metodologia Científica.
Exemplo: BRASIL. Portal do Professor. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/orientacoes.html. Acesso em: 28 abr.2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (Versão Final). Ministério da Educação, Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 29 abr. 2020.
MÜLLER, Antônio José (Org.). et al. Metodologia científica. Indaial: Uniasselvi, 2013
 
Outras consultas:
https://normas-abnt.espm.br/index.php?title=Recursos_virtuais

Continue navegando