Buscar

Anatomia - pericárido e anatomia externa do coração


Continue navegando


Prévia do material em texto

Anatomia 18/08/20
Pericárdio e anatomia externa do coração
Pericárdio
- é uma membrana fibroserosa que cobre o coração e o início dos grandes vasos. É subdividida em pericárdio seroso e fibroso, mais externo e rígido.
· Pericárdio fibroso: é camada mais externa e rígida. É contínua superiormente com a túnica adventícia dos grandes vasos da base do coração, fixada anteriormente à face posterior do esterno pelos ligamentos esternopericárdicos; contínuo inferiormente com o centro tendíneo do diafragma (ligamento pericardicofrênico). O pericárdio fibroso é grudado com o pericárdio serosos parietal. Essa camada evita o superenchimento súbito. A parte ascendente da aorta leva o pericárdio superior até o nível do ângulo do esterno. É inextensível. O esôfago é posterior ao pericárdio fibroso – entre eles há um tecido conjuntivo frouxe, que permite uma movimentação mais livre e adequada.
· Pericárdio seroso parietal: grudado com o pericárdio fibroso. 
· Pericárdio seroso visceral: é grudado com o coração. (é o epicárdio)
- Entre o pericárdio seroso parietal e visceral há a cavidade do pericárdio, onde há uma fina película de líquido seroso, que permite a movimentação do coração.
- Seios do pericárdio: são linhas espaços dentro do miocárdio.
· Seio transverso: Limitado anteriormente pela aorta e pela artéria pulmonar (vias eferentes) posteriormente pela veia cava superior (via aferente).
· Seio oblíquo: localizado na face posterior, circulam as veias pulmonares e a VCI e posterior ao pericárdio, cobre a face anterior do esôfago. Limitado a esquerda veia pulmonares esquerdas superior e inferior; à direita pelas veias pulmonares direitas superior e inferior e veia cava inferior.
Vascularização
- a vascularização arterial ocorre, principalmente, pela a. pericardiofrênica (ramo da a. torácica interna ← a. subclávia). Essa artéria acompanha o n. frênico. Ramos da a. musculofrênica (ramo da torácica interna), aa. brônquicas, esofágicas e frênicas superior (ramos da aorta torácica), aa. cornonárias (apenas a lâmina visceral para ao pericárdio seroso) contribuem nessa vascularização arterial.
- A drenagem venosa ocorre pelas veias pericárdicofrenicas (tributárias do sistema venoso ázigo), que drenam para a v. braquiocefálica ou v. torácica interna (ramos da braquioefálica). 
Inervação
- Ocorre pelos nervos frênicos de C3-C5. Por isso, sensações álgicas no ombro (“dor reiferida”) são sentidas, principalmente, no membro superior esquerdo em caso de alguma lesão no coração e pericárdio.
- O tronco simpático contribui para a inervação vasomotora. Há também uma pequena contribuição do nervo vago (X NC), cuja função é incerta.
Coração
- órgão que ocupa o mediastino inferior, da porção média, funciona como uma bomba duplas de sucção e pressão para impulsionar sangue para todo o corpo. O lado direito recebe sangue venoso pela VCS e VCI e bombeia através do tronco pulmonar e a. pulmonares para ser oxigenado nos pulmões. O lado esquerdo recebe sangue oxigenado pelas v. pulmonares e bombeia para a aorta. 
- O coração é dividido em 4 câmaras: AD, AE, VD e VE. Os átrios são câmaras de recuperação, enquanto os ventrículos são câmaras de ejeção. 
- Diástole é o enchimento do ventrículo; sístole é o esvaziamento ventricular.
- O coração é dividido em camadas: endocárdio, é a mais interna, composta por endotélio e tecido conectivo; miocárdio, que é a mais forte, composta por músculo estriado cardíaco; epicárdio, que é o pericárdio seroso visceral.
- As fibras musculares do miocárdio são retorcidas embriologicamente (formando um “vortex”), estão fixadas a um anel fibroso interno.
- Possui formato trapezional/piramidal, é assimétrico em relação a linha média, com cerca de 2/3 a esquerda da linha média.
 Faces: 
· Esternocostal (anterior) → formada pelo AD, VE (com o ápice) e principalmente por VD.
· Diafragmática (inferior) → é face formada pela “cruz”, com proporções bem definidas de AD, AE, VD, VE.
· Base → formada por AE e AD, é a região que contém os grandes vasos, oposta ao ápice do coração.
· Face pulmonar direita → AD
· Face pulmonar esquerda → VE, forma a impressão cardíaca do pulmão esquerdo.
Margens
· Margem direita → AD para VCS e VCI
· Margem inferior → VD e pouco VE
· Margem esquerda → VE
· Margem superior → átrios e parte ascendente da aorta e tronco pulmonar
*tronco pulmonar → continuação arterial do VD e divisão em a. pulmonares direita e esquerda, conduz sangue venoso para ser oxigenado nos pulmões.
Inervação	
- Ocorre por meio dos plexos nervosos que seguem as artérias
- A inervação simpática ocorre pelo tronco simpático, por meio dos n. cardíacos cervicais e torácicos. A inervação simpática aumenta o batimento cardíaco, aumenta a força de contração e dilata as artérias coronárias.
- A inervação parassimpática ocorre por ramos do nervo vago (X NC). Realiza a diminuição dos batimentos cardíacos, diminuição da força de contração vasoconstrição das artérias coronárias.
Vascularização
- Vascularização arterial: ocorre pela a. coronária direita e esquerda, que são os primeiros ramos da aorta (que sai do VE). A coronária direita sai entre o AD e VD, e dá o ramo a. interventricular posterior. A coronária esquerda possui uma espécie de tronco, dá o ramo circunflexo (irrita a parte posterior) e ramo interventricular anterior, que passa por trás do tronco da a. pulmonar, vai para o ápice do coração.
· A. coronária direita: passa entre AD e VD. Supre AD, maior parte VD, face diafragmática VE, parte septo IV (posterior), nó AS e AV. Gera ramo a. intraventricular posterior.
· A. coronária esquerda: entre AE e VE, supre AE, maior parre VE, parte VD, maior parte septo IV. Divide-se em ramo circunflexo da a. coronária esquerda (vai para trás), ramo interventricular anterior (DA).
- Drenagem venosa: ocorre através das veias cardíacas. A v. cardíaca magna (lado esquerdo) drena o lado esquerdo para o seio coronário (parte posterior). A veia cardíaca parva (lado direito) drena maior parte do lado direito para o seio coronário, este que desemboca diretamente no átrio esquerdo.
*Exceção: v. anterior do ventrículo direito drenam diretamente no interior do átrio direito.
 
→ O seio transverso do pericárdio é limitado por: Anteriormente pela aorta e pela artéria pulmonar posteriormente pela veia cava superior. *importante para o clampeamento cirúrgico.
→órgão posterior ao pericárdio fibroso é o esôfago. AE afrente do esôfago. 
→ vasos aferentes: v. pulmonares, VCS e VCI
→ vasos eferentes: a. pulmonar, aorta.
→ VCI chega posteriormente ao átrio direito.
→ tronco pulmonar: sai do VD (leva sangue venoso para os pulmões).
→ VCI chega na face posterior do coração (diafragmática), no AD
→ A. coronária direita – a. interventricular posterior (entre AD e VD)
→ A coronária esquerda – 2 principais ramos são: a. interventricular anterior e a. circunflexa
→ V. cardíaca magna: lado esquerdo 
→ V cardíaca parva: lado direito
→ Pericárdio fibroso: irrigação arterial pelas a. pericardicofrenicas, ramo da a. torácica interna.
→ infarto agudo do miocárdio, com bloqueio atrioventricular: suspeita de obstrução do ramo interventricular anterior.
→ ramo da aorta ascendente: 1º do arco é o tronco braquiocefálico.
→ Na v. cardíaca magna e ramo circunflexo, o sangue flui no mesmo sentido.
→ A. coronárias irrigam o miocárdio e o epicárdio. O endocárdio é suprido diretamente por difusão pelo sangue dos átrios e ventrículos.
→ A coronária direita: ramo para nó sinoatrial, margem direita, ramo nó atrioventricular, intraventricular posterior.
→ A coronária esquerda: entre AE e VE, ramo circunflexo, ramo interventricular anterior.
→ Drenagem venosa: v. cardíaca magna (E) e v cardíaca parva (D) drenam para o seio coronário, que drena para o AD. As veias anteriores do ventrículo direito drenam diretamente para o AD.
Posterior Surface of the Heart
1. brachiocephalic trunk
2. left subclavian artery
3. left pulmonary artery
4. arch of azygos vein
5. left superior pulmonaryvein
6. right pulmonary artery
7. right inferior pulmonary vein
8. left atrium
9. coronary sulcus
10. inferior vena cava
11. coronary sinus
Heart, Anterior View
1. superior vena cava
2. arch of the aorta
3. right coronary artery
4. left coronary artery
5. circumfl ex branch
6. anterior cardiac veins
7. anterior interventricular artery
8. great cardiac vein
9. right marginal artery