Buscar

Novo(a) Documento do Microsoft Word (2)

Prévia do material em texto

1.
	Na seleção de projetos mutuamente excludentes através da utilização da análise incremental, envolvendo dois projetos, onde um é o desafiante (A), outro desafiado (B), são utilizadas duas regras, ou seja, a regra da TIR, e a regra do VPL. Considerando a regra da TIR, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Se a TIR (B-A) for maior que a TMA, logo, o projeto A deverá ser escolhido.
	 b)
	Se a TIR (B-A) for menor que a TMA, logo, o projeto B deverá ser escolhido.
	 c)
	Se a TIR (B-A) for maior que a TMA, logo, o projeto B deverá ser escolhido.
	 d)
	Se a VPL (B-A) for maior que a TMA, logo, o projeto B deverá ser escolhido.
	2.
	A avaliação de projetos de investimento envolve um conjunto de técnicas que buscam estabelecer parâmetros de sua viabilidade. Esses parâmetros podem ser expressos pelo payback, TIR e VPL. O payback é o prazo de retorno do investimento inicial, a TIR é a taxa interna de retorno, e o VPL é o Valor Presente Líquido, que resumidamente, considera-se o resultado dos fluxos de caixas, descontados a data zero pelo custo de capital do projeto e subtraído do investimento inicial. Referente às diversas técnicas de avaliação de projetos de investimento, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Payback.
II- TIR.
III- VPL.
(    ) Representa a diferença entre os fluxos de caixa futuros trazidos a valor presente pelo custo de oportunidade do capital e o investimento inicial. Se positivo deve ser aceito; e se negativo, rejeitado.
(    ) Representa o valor do custo de capital que torna o VPL nulo, sendo então uma taxa que remunera o valor investido no projeto.
(    ) Representa o prazo necessário para a recuperação do capital investido, podendo ser simples ou não.
(    ) Informa se o projeto de investimento aumentará o valor da empresa, bem como considera o valor do dinheiro no tempo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRUNI, Adriano Leal; FAMÁ, Rubens; SIQUEIRA, Jose de Oliveira. Análise do risco na avaliação de projetos de investimento: uma aplicação do método de Monte Carlo. Caderno de pesquisas em Administração, v. 1, n. 6, p. 62-74, 1998.
	 a)
	II - II - III - I.
	 b)
	III - I - II - III.
	 c)
	II - II - I - III.
	 d)
	III - II - I - III.
	3.
	Podemos considerar que o fluxo de caixa relevante é uma ferramenta que mostra claramente a capacidade de pagamento da empresa. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta componentes que devem ser considerados ao elaborar um fluxo de caixa relevante de um investimento ou projeto:
	 a)
	Localização do imóvel a ser adquirido; tipo de financiamento.
	 b)
	Investimentos passados já pagos; cotação da moeda estrangeira; rentabilidade da máquina a ser adquirida.
	 c)
	Situação dos estoques; situação favorável do mercado.
	 d)
	Investimento inicial; entradas de caixa operacional; fluxo de caixa terminal.
	4.
	Sabe-se que uma única ferramenta para análise de investimento pode não ser adequada ou suficiente para tomada de decisão nos negócios. O impacto operacional do dia-a-dia que isso possa causar, deixaria comprometida a saúde financeira da empresa. Por isso, o orçamento de capital deve estar associado a objetivos estratégicos da organização. Sobre as decisões de orçamento de capital que devemos tomar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Estimar os fluxos de caixa relevantes e aplicar uma técnica apropriada, como VPL ou TIR.
(    ) Medir o risco do projeto e ajustar a técnica de decisão em função deste risco.
(    ) Flexibilidade de produção para criar uma variedade de saídas.
(    ) Reconhecer a oportunidade de adiar a aceitação de um projeto por um ou mais períodos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	5.
	Os fluxos de caixa apresentam, de forma clara e direta, a capacidade de pagamento das contas da empresa, que devem ser analisadas ao decidir a compra de ativos da empresa. Na elaboração do orçamento de um investimento, o que precisamos considerar?
	 a)
	Investimento inicial, entradas de caixa operacional e fluxo de caixa final.
	 b)
	Entradas de caixa, fluxo de caixa e saída de caixa.
	 c)
	Organização informal, investimento operacional e fluxo de caixa.
	 d)
	Investimento operacional, investimento financeiro e fluxo de caixa.
	6.
	A origem de recursos de uma organização é formada por capital próprio e capital de terceiros, através dos quais as empresas buscam alternativas para financiamento para ativos de curto e longo prazo. Considerando o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O capital próprio representa o dinheiro dos acionistas.
II- O capital de terceiros é representado pelos bancos.
III- O risco financeiro advém da não cobertura dos custos operacionais.
IV- O conflito entre agentes, considerando seus interesses individuais, poderá afetar a saúde financeira de uma organização de forma irreversível.
Agora, assinale a alternativa CORRETA.
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	7.
	A calculadora HP 12 C é uma calculadora financeira muito manuseada para a realização de cálculos financeiros. Normalmente, esses cálculos envolvem juros, taxas, amortização. A história salienta que essa calculadora teve seu lançamento em 1981 pela empresa Hewlett-Packardem (HP). Referente às teclas da calculadora HP 12 C, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I - Tecla "ON".
II - Tecla "CLx".
III - Teclas "f" "REG".
IV - Tecla "CHS".
(    ) Limpa a memória da calculadora.
(    ) Tecla que troca o sinal.
(    ) Limpa o visor da calculadora HP 12 C.
(    ) Tecla que liga a calculadora.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - IV - II - I.
	 b)
	III - IV - I - II.
	 c)
	II - I - IV - III.
	 d)
	II - IV - III - I.
	8.
	A análise de projetos de investimento pode ser processada e avaliada por instrumentos como o orçamento de capital, que pode ser definido como um processo que seleciona projetos de investimentos e o volume de recursos que serão envolvidos nesses projetos. Nesse sentido, Gitman (2004) entende que, independente do motivo que possa levar à necessidade de investimento, o processo para o orçamento de capital consiste nas seguintes etapas inter-relacionadas: geração de propostas, avaliação e análise, tomada de decisão e acompanhamento. Assim, a partir deste contexto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Geração de propostas.
II- Avaliação e análise.
III- Tomada de decisão.
IV- Acompanhamento.
(    ) Quanto maior o dispêndio de capital, maior e mais alto será o nível hierárquico que decidirá quanto será investido.
(    ) Sua elaboração pode ser realizada por qualquer indivíduo da organização, nos seus diferentes níveis organizacionais, contudo, sempre revisada pelos superiores.
(    ) Necessidade de monitorar e comparar o planejado com o realizado, a fim de identificar qualquer tipo de problema que necessite ajuste ou até mesmo suspensão do projeto.
(    ) A série dos fluxos referentes às receitas e às despesas vão aferir a real possibilidade do investimento do negócio.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GITMAN, Lawrence J. Princípios da administração financeira. 10. ed. São Paulo: Pearson/Addison Wesley, 2004.
	 a)
	III - I - II - IV.
	 b)
	III - I - IV - II.
	 c)
	II - III - I - IV.
	 d)
	I - III - IV - II.
	9.
	Gitman (2004) entende que o orçamento de capital é o momento de avaliar e selecionar investimentos a longo prazo, que sejam coerentes com o objetivo da empresa, ou seja, de maximizar a riqueza de seus proprietários. Assim, os investimentos da empresa devem ser cuidadosamente analisados, uma vez que, normalmente, o montante de dinheiro comprometido no longo prazo cria expectativas positivas de retorno. Nesse sentido, se o investimento de capital tem aexpectativa de gerar benefícios após um ano, as saídas de caixa recebem a denominação de "Dispêndio de Capital", que apresenta motivos para criação desta denominação, tais como: expansão, substituição e renovação. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Expansão.
II- Substituição.
III- Renovação.
(    ) Ao se produzir mais e melhor, entende-se que inovações tecnológicas são as justificativas de uma maior eficiência no negócio.
(    ) Chega um momento em que o ativo imobilizado atinge sua maturidade. Assim, acontece a desaceleração, pois equipamentos, por exemplo, apresentam-se velhos, obsoletos e gastos.
(    ) A determinação em aumentar a produtividade pode ser considerada pelo crescimento em ativos imobilizados como imóveis e instalações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GITMAN, Lawrence J. Princípios da administração financeira. 10. ed. São Paulo: Pearson/Addison Wesley, 2004.
	 a)
	II - I - III.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	III - II - I.
	10.
	Dois projetos são mutuamente excludentes quando a escolha de um interfere na escolha de outro. Para fazer essa seleção de forma racional, temos duas regras de aplicabilidade, que são regra do VPL e TIR. Veja imagem como exemplo para resolução da questão.
Baseando-se nessas regras, classifique V para sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No conflito entre o projeto A e o B, aplicando-se a regra do VPL, este deu resultado maior que "zero", logo, podemos dizer que o projeto B é melhor.
(    ) Em caso de resultado menor que "zero", de acordo com a regra do VPL, podemos dizer que o projeto A é melhor.
(    ) No conflito entre o projeto A e o B, aplicando-se a regra da TIR, esta foi maior que o custo de capital, logo, podemos dizer que o projeto B é melhor.
(    ) No conflito entre o projeto A e o B, aplicando-se a regra da TIR, esta foi menor que o custo de capital, logo, podemos dizer que o projeto B é melhor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.

Continue navegando