Buscar

licitações e contratos pratica unimar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Agente administrativo Base legal
.1 A modalidade de licitação escolhida está adequada para esse tipo de contratação?
Sim – Pregão de acordo com o art. 1º, parágrafo único da Lei 10.520/2002
2. O tipo de licitação escolhido está adequado para esse tipo de contratação? Não – Técnica e Preço de acordo com o art. 1º, parágrafo único da Lei 10.520/2002. O tipo para esta modalidade é o de Menor Preço, não se admite técnica.
3. É pertinente abrir essa licitação via sistema de registro de preços? 
 Sim. O Decreto em vigor que regulamenta o sistema de registro de preços, Decreto 7.892/20139, em seu artigo art. 2º, inciso I, define o sistema de registro de preços como o “conjunto de procedimentos para registro formal de preços relativos à prestação de serviços e aquisição de bens, para contratações futuras”. O Decreto em questão, em seu Art. 7º, leciona ainda que: A licitação para registro de preços será realizada na modalidade de concorrência, do tipo menor preço, nos termos da Lei nº 8.666, de 1993, ou na modalidade de pregão, nos termos da Lei nº 10.520, de 2002, e será precedida de ampla pesquisa de mercado.
4. A PMM - Prefeitura Municipal de Maringá cometeu alguma irregularidade determinando as marcas dos produtos que pretende comprar?
 Não – determinação de marca. O princípio da IMPESSOALIDADE significa que, no procedimento licitatório, a Administração não pode beneficiar nem prejudicar pessoas determinadas. É vedado, por exemplo, inserir item no edital que favoreça um licitante em detrimento do outro.
5. O prazo de vigência determinado para o SRP - está correto? 
 Não – 36 meses. Todo contrato administrativo tem sua duração de acordo com o disposto no artigo 57 da lei 8.666/93, possuindo como característica própria a necessidade de um prazo determinado para vigência do contrato, levando em consideração o prazo dos respectivos créditos orçamentários, o que significa dizer no máximo 12 meses.
6. O valor máximo estipulado para a licitação deve ser respeitado pelos fornecedores?  
Sim. Lei 8.666/93 - Verifica-se que todas as definições de contrato procedem da autonomia da vontade, resultando a obrigatoriedade dos contratos, vale dizer, ou seja, “os pactos devem ser respeitados” ou “os acordos devem ser cumpridos”.
7. Caberia neste edital uma impugnação? Se sim, por qual motivo? 
Sim, Art. 41 da Lei 8.666/93. Por haver uma irregularidade por estabelecer uma marca específica na aquisição dos produtos.
8. O objeto merenda escolar é compatível com as características do sistema de registro de preços? 
 Sim. Decreto 7.892/20139, em seu artigo art. 2º, inciso I, define o sistema de registro de preços como o “conjunto de procedimentos para registro formal de preços relativos à prestação de serviços e aquisição de bens, para contratações futuras.
9. Seria possível, para essa contratação, empregar a modalidade convite? 
  Não – R$ 116.000,00Lei 8.666/93. Para Compras e Serviços: até R$ 80.000,00
10. Por ser uma ampla concorrência para empresas de quaisquer portes, qual a principal implicação para as ME´s - Micro Empresa e EPP´s ?
  Sim Lei Complementar 123/2006 - Art. 44.-§2º Na modalidade de pregão, o intervalo percentual estabelecido no §1º deste artigo será de até 5% (cinco por cento) superior ao melhor preço.

Continue navegando