A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
TGP

Pré-visualização | Página 1 de 2

PERGUNTA 1
Diversos princípios que regem o direito processual brasileiro estão expressamente previstos na Constituição Federal, em especial nos incisos do seu art. 5º. Diante dos trechos extraídos da referida Carta Magna, identifique a qual princípio se refere, marcando a alternativa correta:
“Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
(...)
LIV - ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal;”
	a.	
refere-se ao princípio da igualdade ou isonomia, o qual proporciona a todos os brasileiros, e somente a eles por questão jurisdicional, o direito a um processo justo e equitativo, ou seja, o processo tem de estar em conformidade com o Direito como um todo.
	b.	
refere-se ao princípio do devido processo legal, o qual preceitua a imprescindibilidade de se respeitarem todas as garantias processuais, sendo uma garantia constitucional, respeitando-se as normas processuais e o ordenamento jurídico como um todo.
	c.	
refere-se ao princípio do devido processo legal, o qual proporciona a todos os brasileiros, e somente a eles por questão jurisdicional, o direito a um processo justo e equitativo, ou seja, o processo tem de estar em conformidade com o Direito como um todo.
	d.	
refere-se ao princípio do devido processo legal, o qual preceitua a imprescindibilidade de se respeitarem todas as garantias processuais, aplicável somente na esfera judicial, vez que os processos administrativos, por exemplo, possuem regramento próprio.
	e.	
refere-se ao princípio da igualdade ou isonomia, o qual preceitua a imprescindibilidade de se respeitarem todas as garantias processuais, uma garantia constitucional, respeitando-se as normas processuais e o ordenamento jurídico como um todo.
3,75 pontos 
PERGUNTA 2
Diversos princípios que regem o direito processual brasileiro estão expressamente previstos na Constituição Federal, em especial nos incisos do seu art. 5º. Diante dos trechos extraídos da referida Carta Magna, identifique a qual princípio se refere, marcando a alternativa correta:
“Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
(...)
XXXVII - não haverá juízo ou tribunal de exceção;
(...)
LIII - ninguém será processado nem sentenciado senão pela autoridade competente;”
	a.	
referem-se aos princípios do juiz natural e da imparcialidade do juiz, os quais vedam a criação de tribunais às margens da lei e que não prezam pelo devido processo legal, garantindo também a atuação do juiz de modo a preservar a paridade processual entre as partes, desde que não haja a quebra da inércia da jurisdição.
	b.	
referem-se aos princípios do juiz natural e da imparcialidade do juiz, os quais vedam a criação de tribunais às margens da lei e que não prezam pelo devido processo legal, garantindo também a atuação do juiz de modo a preservar a paridade processual entre as partes, o que proíbe a existência, por exemplo, de Tribunais Militares ou Especiais.
	c.	
referem-se aos princípios do devido processo legal e da isonomia processual, os quais, se revestem da constitucionalidade para assegurar aos cidadãos que as decisões judiciais sejam proferidas motivadamente.
	d.	
referem-se aos princípios do juiz natural e da imparcialidade do juiz, os quais vedam a criação de tribunais às margens da lei e que não prezam pelo devido processo legal, garantindo também a atuação do juiz de modo a preservar a paridade processual entre as partes, obedecendo aos limites da competência jurisdicional.
	e.	
referem-se aos princípios do devido processo legal e da isonomia processual, os quais, se revestem da constitucionalidade para assegurar aos cidadãos que as demandas judiciais tramitem de modo público, transparente e com o acesso a todos, assegurando que a atuação do magistrado ocorra de forma imparcial.
3,75 pontos 
PERGUNTA 3
Considerando os estudos sobre relação jurídica de direito material e relação jurídica de direito processual, assinale a alterantiva INCORRETA
		
a relação jurídica processual se distingue da relação jurídica de direito material apenas pelo aspecto referente a seus sujeitos, não havendo distinção quanto ao objeto e seus pressupostos.
		
jurisdição é a função do Estado, exercida tipicamente pelo Poder Judiciário, de aplicar o direito aos casos concretos;
		
pretensão é a intenção de submissão do interesse alheio ao interesse próprio;
		
lide é o conflito de interesses submetido ao Estado, qualificado pela pretensão de uma parte e a resistência da outra;
		
processo é o instrumento pelo qual o Estado realiza a sua função jurisdicional;
3,75 pontos 
PERGUNTA 4
A CF/88 ao restabelecer o Estado Democrático de Direito assegura uma série de garantias a todos litigantes através de princípios constitucionais que regem a atividade jurisdicional. A instituição desses princípios torna os processos, sejam eles judiciais ou administrativos, revestidos de segurança jurídica, isonomia e imparcialidade, dentre outros atributos que promovem a pacificação e a ordem social.
Considerando o texto acima, marque a alternativa incorreta:
	a.	
O objetivo da CF/88 ao prever garantias processuais constitucionais foi de regulamentar normas do direito processual que até então se encontravam dispersas no ordenamento jurídico.
	b.	
O objetivo da CF/88 ao prever garantias processuais constitucionais foi de impor que a atuação do Poder Judiciário preponderasse sobre qualquer outro juízo condenatório, desautorizando, inclusive, a atuação de juízes arbitrais.
	c.	
O objetivo da CF/88 ao prever garantias processuais constitucionais foi de regulamentar as normas do direito processual como direitos fundamentais que assegurem ao cidadão o acesso à justiça para o julgamento de processos paritários, estritamente legais e devidamente sigilosos.
	d.	
O objetivo da CF/88 ao prever garantias processuais constitucionais foi de vedar práticas abusivas e ilícitas perpetradas pelo período de governo militar no Brasil, onde várias pessoas sofriam restrição de liberdade sem ser submetidas ao devido processo legal.
	e.	
O objetivo da CF/88 ao prever garantias processuais constitucionais foi de possibilitar práticas que impunham aos cidadãos limitação do exercício das liberdades individuais de modo parcial, abusivo e ilegalmente motivado.
3,75 pontos 
PERGUNTA 5
Assinale a opção correta a respeito das normas processuais.
	a.	
Embora não se instaure de ofício a jurisdição, os órgãos jurisdicionais do Estado devem oferecer respostas a todos os conflitos que lhes sejam submetidos, ainda que omissa ou obscura a legislação em vigor
	b.	
A lei processual deve atingir apenas os processos iniciados após a sua vigência;
	c.	
O juiz não se exime de sentenciar ou despachar alegando lacuna na lei. No julgamento da causa, o mesmo deve priorizar a aplicação dos costumes, da analogia, da equidade e das demais fontes materiais, ainda que exista lei regulando a matéria;
	d.	
Em sua atividade hermenêutica, o magistrado deve utilizar a interpretação literal e restritiva para alcançar o fim social da norma;
	e.	
De acordo com as regras estabelecidas por lei, o juiz deve respeitar o principio da extraterritorialidade da lei processual quando estiver julgando cidadão estrangeiro;
3,75 pontos 
PERGUNTA 6
O juiz é livre para apreciar e avaliar as provas produzidas nos autos formando o seu convencimento. Tal disposição traduz o princípio:
	a.	
do livre convencimento motivado (persuasão racional);
	b.	
dispositivo;
	c.	
da motivação;
	d.	
da imparcialidade;
	e.	
da publicidade das decisões judiciais.
3,75 pontos 
PERGUNTA 7
Considerando os estudos do Direito Processual e do direito