Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
AVALIAÇÃO I

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Aspectos Legais em Informática e Ética (RED08)
	
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:650096) ( peso.:1,50)
	
	Prova:
	25928499
	Nota da Prova:
	9,00
	
Legenda: Ícone representando resposta correta Resposta Certa  Ícone representando resposta incorreta Sua Resposta Errada  
	1.
	O crime de plágio está previsto na Lei nº 9.610/1998, que dispõe sobre a proteção dos direitos autorais, sendo que aquele que o comete pode sofrer pena de detenção e ser obrigado ao pagamento de multa. Sobre o plágio, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm. Acesso em: 22 jul. 2020.
	fundo_transparente_16x16.png a)
	O plágio é definido como um crime cibernético que atenta contra a honra de uma pessoa.
	Ícone representando resposta correta b)
	Um crime cometido com frequência e que pode trazer grandes problemas é o plágio, ou seja, a cópia de informações veiculadas por terceiros sem a indicação da fonte.
	fundo_transparente_16x16.png c)
	Plágio é um crime bastante comum na internet e que tem como principal foco o roubo de informações de um usuário.
	fundo_transparente_16x16.png d)
	Plágio é um procedimento utilizado pelos peritos criminais na solução de crimes cibernéticos.
	2.
	Em determinado momento histórico, no qual não havia distinção entre o direito processual e o material, o processo era compreendido como sinônimo de procedimento. Todavia, esta não é mais a realidade vivenciada atualmente, a qual pode ser constatada em uma rápida análise ao Código de Processo Civil e ao Código Civil vigentes, os quais empregam os termos procedimento e processo, evidenciando a diferenciação existente entre esses conceitos. Com relação aos termos processo e procedimento, analise as sentenças a seguir:
I- Os procedimentos, de acordo com a natureza do provimento, podem ser categorizados em declaratórios, constitutivos ou condenatórios.
II- De regra, a diferença básica entre o processo de conhecimento e o processo de execução é a de que naquele o juiz parte de uma mera afirmação de direito para, ao final, declará-lo existente ou não, enquanto neste se parte de um direito já declarado para a sua realização, determinando-se a prática de atos materiais de satisfação, como, por exemplo, a penhora ou leilão.
III- O processo de conhecimento divide-se em ordinário e cautelar, enquanto o processo de execução pode ser dividido em execução normal e especial.
IV- O processo cautelar exige o preenchimento de três requisitos essenciais, quais sejam: o periculum in mora, o fumus boni iuris e a verossimilhança da alegação.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	Ícone representando resposta correta a)
	Somente a sentença II está correta.
	fundo_transparente_16x16.png b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	fundo_transparente_16x16.png c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	fundo_transparente_16x16.png d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	3.
	"Segundo o conselheiro relator, Otávio Rodrigues, além de defender a neutralidade da rede, o Marco Civil também permite a liberdade de modelo de negócio por parte das operadoras. Na avaliação dele, acompanhada por todos os demais conselheiros, o uso massivo da Internet pode comprometer a integridade da rede. Além disso, ao analisarem o caso, os conselheiros entenderam que a prestadora agiu de forma transparente com o reclamante" (SILVEIRA, 2018, s.p.). Sobre o princípio da neutralidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Esse princípio está regulamentado no artigo 3°, inciso IV da Lei n° 12.965, de 2014.
(    ) Por meio da neutralidade, os provedores podem se beneficiar do fluxo de tráfego de um site ou serviço em detrimento de outro.
(    ) A neutralidade jamais poderá ser excepcionada.
(    ) A lei garante liberdade de pensamento, escolha do conteúdo pelo usuário, livre concorrência na internet e possibilidade de inovação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SILVEIRA, A. Para Anatel, bloqueio da portas TCP/IP pode ocorrer em casos específicos. 2018. Disponível em: teletime.com.br/15/11/2018/para-anatel-bloqueio-da-portas-tcp-ip-pode-ocorrer-em-casos-especificos/. Acesso em: 10 dez. 2019.
	fundo_transparente_16x16.png a)
	F - F - F - V.
	Ícone representando resposta correta b)
	V - F - F - V.
	fundo_transparente_16x16.png c)
	V - V - V - F.
	fundo_transparente_16x16.png d)
	F - V - V - F.
	4.
	Existem, no Brasil, diversos crimes cibernéticos que são realizados contra pessoas famosas, como o caso do crime cibernético realizado pelo WhatsApp, de injúria racial, contra a repórter Maria Júlia Coutinho, do Jornal Nacional da Globo, no ano de 2015, ou ainda o caso do crime cibernético contra a atriz Carolina Dieckmann, entre tantos outros. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Muitos crimes cibernéticos são classificados, em sua forma tradicional, como crimes comuns, como no caso da repórter Maria Júlia Coutinho.
PORQUE
II- O caso referente à repórter Maria Júlia Coutinho, apesar de ter sido cometido por um meio eletrônico, WhatsApp, foi julgado relacionado à injúria racial e racismo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	fundo_transparente_16x16.png a)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	Ícone representando resposta incorreta b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	fundo_transparente_16x16.png c)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	Ícone representando resposta correta d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	5.
	A norma jurídica tem sido objeto de profundos estudos por parte de juristas, tanto é verdade que, no último século, produziu-se um valioso legado doutrinário acerca da norma jurídica que, pela sua amplitude e variedade, vai influenciar as diversas gerações que estão por vir, no tocante à matéria de Ciência do Direito. Dentre os diversos estudos realizados, pode-se destacar a classificação do direito em dois grandes blocos, quais sejam, o Direito Objetivo e o Direito Subjetivo. Acerca desta classificação, analise as sentenças a seguir:
I- O Direito Objetivo refere-se à norma propriamente dita, como, por exemplo, O Direito Penal, o qual se constitui em um conjunto de normas, que visa definir um padrão de comportamento, estabelecendo o que é correto ou não no plano jurídico.
II- O direito de ação representa um direito subjetivo do jurisdicionado, vinculado ao seu direito material, razão pela qual o direito de ação se confunde com o próprio direito material invocado, não havendo autonomia entre um direito e outro.
III- Pretensão de direito material corresponde à faculdade que o titular de um direito subjetivo possui de exigir que tal direito seja respeitado em caso de violação.
IV- Entender o direito de ação como autônomo e abstrato significa distingui-lo do direito material disputado entre os litigantes, bem como reconhecer que sua existência independe da própria existência do direito material controvertido.
Assinale a alternativa CORRETA:
	Ícone representando resposta correta a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	fundo_transparente_16x16.png b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	fundo_transparente_16x16.png c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	fundo_transparente_16x16.png d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	6.
	O direito é de suma importância para sociedade, tendo em vista que consiste em mecanismo de organização social e que, portanto, deve refletir o desenvolvimento histórico, social, político, econômico e cultural da sociedade que se destina, a fim de atender às necessidades e aos anseios dos cidadãos aos quais se dirige, objetivando a promoção de igualdade e justiça social. O fato é que o direito não é algo de hoje e teve sua descoberta a séculos atrás. Sobre a descoberta do direito, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://iregistradores.org.br/relacao-entre-o-direito-e-a-sociedade-entrevista-com-lutimila-alves/.
Página12