Buscar

Questões de Psicologia

Prévia do material em texto

Questão	
Psicologia (psique e logos). Psique significa alma. A alma era defendida pelos gregos como a fonte da vida, o que animava ou dava vida ao corpo. Logos significa estudo. Etimologicamente, portanto, Psicologia significa:
	Estudo do indivíduo
	Estudo do sujeito
	Estudo da vida
	Estudo da consciência
 Certo	Estudo da alma
Respondido em 14/10/2020 16:08:11
 
2
 Questão	
Por que dizemos que a Psicologia da Educação é uma "disciplina ponte"?
	A premissa está incorreta: não há e nem nunca houve algo como uma ¿disciplina ponte¿
	Por que ela permite a ligação entre diferentes espaços físicos como a escola e a casa dos alunos, levando e trazendo informação para todos
	Por que ela permite a ligação entre as práticas efetuadas em todos os espaços onde a educação se dá, ou seja, a psicologia da educação abre um canal de comunicação entre ciências distintas como a física educacional e a sociologia crítica
 Certo	Por que ela faz a interlocução entre a psicologia (do desenvolvimento, em especial) e a educação (prática educativa, em sala de aula), embasando a prática educativa e redefinindo as teorias a partir das práticas realizadas
 Errado	Por que ela faz a interlocução entre as diversas áreas que embasam a atuação da pedagoga em sala de aula ¿ em especial a sociologia e a neuropsicologia, provendo conhecimentos capazes de nortear a atuação dos profissionais da educação
Respondido em 14/10/2020 16:09:09
Explicação: A psicologia da educação embasa a prática pedagógica, e esta prática ressignifica a teoria, estimulando seu desenvolvimento
 
3
 Questão	
A constituição da psicologia como área do conhecimento científico ocorreu muito recentemente. Na verdade, como ciência a psicologia tem pouco mais de cem anos, comparada com as ciências naturais, tem sido fruto da interferência dos modelos físico-matemáticos.
Com respeito ao conhecimento científico, pode-se assinalar como correto:
	
 As informações que são transmitidas não tem embasamento teórico.
 Certo	
 É o conhecimento racional e sistemático que se desenvolve a partir de um método de investigação científica para o estudo de fenômenos associados a um problema.
	
O conhecimento científico é o caminho obrigatório para a evolução humana e acontece naturalmente, pelo simples convívio com seus semelhantes.
	
 O fato de uma pessoa chamar a outra de "histérica", pelo simples fato de está gritando com alguém, trata-se de um evento científico.
	
 Superficial, isto é, conforma-se com a aparência, com aquilo que se pode comprovar simplesmente estando junto das coisas: expressa-se por frases como "porque o vi", "porque o senti", "porque o disseram", "porque todo mundo o diz".
Respondido em 14/10/2020 16:14:45
Explicação:
A psicologia científica é uma ciência porque valoriza acima de tudo o valor da objetividade, no entanto, que é uma ciência que contribui com dados mensuráveis e qualificados.
 
4
 Questão	
O conhecimento que vamos acumulando em nosso cotidiano é chamado de senso comum. Sem esse conhecimento intuitivo, espontaneo de tentativas e erros, a vida diária seria muito complicada. Sobre esse conhecimento é INCORRETO afirmar que é:
	
generalizador, reúne coisas e fatos semelhantes.
	
individualizador, cada fato é tomado como único.
	
subjetivo, pois exprime sentimento particular.
 Certo	
objetivo, não depende da experiência pessoal.
	
qualitativo, não depende de mensuração rigorosa.
Respondido em 14/10/2020 16:19:03
Explicação:
O conhecimento do senso comum não pode ser considerado objetivo, pois ele não estabelece qualquer critério para essa categoria. Ao contrário, é subjetivo. qualitativo, generalizador, etc.
 
5
 Questão	
O professor de educação física da Escola X, ao tentar resolver um conflito entre dois alunos, resolveu logo expulsar o aluno agressor, argumentando que sempre aprendeu que: cesteiro que faz um cesto, faz um cento !
A atitude do professor está baseada no:
	
Conhecimento científico, pois a ciência afirma a impossibilidade de estudar/prever o comportamento humano.
 
	
Conhecimento científico, pois se o conhecimento foi passado de pai para filho, certamente está fundamentado em estudo rigoroso.
 
	
Senso comum, pois se o conhecimento foi passado de pai para filho, certamente está fundamentado em estudo rigoroso.
 
	
Conhecimento científico, pois toda crença popular está baseada em um estudo científico rigoroso.
 Certo	
Senso comum, pois ele utilizou um recurso que aprendeu através do ensinamento repassado de geração para geração.
 
Respondido em 14/10/2020 16:21:30
	Gabarito
Comentado	
 
6
 Questão	
As contribuições da Psicologia da Educação para a formação docente se justifica, uma vez que: MARQUE A INCORRETA:
 Certo	
as teorias no campo da psicologia oferecem explicações verdadeiras e inquestionáveis sobre os fatos educativos.
	
as teorias psicológicas oferecem explicações parciais acerca da realidade educacional. 
 Errado	
as teorias no campo da psicologia permitem ao professor compreender os fenômenos educativos, porém mostram visões parciais.
	
as teorias não se excluem, se complementam na explicação acerca dos fenômenos que ocorrem no contexto escolar.
	
as teorias são consideradas concepções de mundo, de sujeito; modelos interpretativos, paradigmas que podem ser repensados a partir da realidade escolar.
Respondido em 14/10/2020 16:25:24
Explicação:
Teorias são apenas verdades parciais e nunca explicações definitivas sobre o ser humano, sobre os fenômenos educativos, fatos que ocorrem no contexto escolar.
 
7
 Questão	
O que significa entender a Psicologia da Educação como um campo de aplicação formada por diferentes paradigmas?
	significa que, uma vez que a Psicologia da Educação é construída pela subjetividade de seus principais teóricos, ela se mostra invalidada como ciência.
 Certo	significa que a Psicologia da Educação se constitui por diferentes formulações teóricas que procuram explicar a constituição psíquica humana.
	significa tomar a Psicologia da Educação como uma ciência repleta de estigmas que podem desqualificá-la como produtora de saberes sobre o homem.
	significa compreender que a Psicologia da Educação é uma soma perfeita de diversas ciências, como Filosofia, Sociologia, Axiologia, Ergonomia, entre outras.
	significa compreendê-la apenas como construção intercultural, visto que os grandes pensadores e cientistas que a construíram trazem uma concepção universal e única de homem, desconsiderando seus aspectos biológicos.
Respondido em 14/10/2020 16:30:47
Explicação:
A constituição psíquica; os fenômenos educativos.
 
8
 Questão	
Sobre a finalidade da PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO é incorreto afirmar:
 
 Certo	
O desenvolvimento histórico da psicologia da educação manifesta uma tendência clara à aproximação das proposições que querem considerá-la um campo de aplicação da psicologia.
	
A psicologia da educação está situada em um espaço intermediário, por um lado, entre as exigências epistemológicas da psi¬cologia científica, com as suas coordenadas teóricas, conceituais e meto¬dológicas, e, por outro, entre as exigências de uma ação prática, inserida em algumas coordenadas sociais, políticas, econômicas e culturais que lhe dão sentido.
	
Nesse espaço, a psicologia da educação está submetida a um estado de tensão permanente, provocado pela necessidade de atender simultaneamente ambos os tipos de exigências: respeitar os representantes da psicologia científica e oferecer conhecimentos relevantes e diretamente aplicáveis à ação educativa.
	
Por esse motivo, a sua origem e a sua evolução são inseparáveis tanto da origem e da evolução da psico¬logia científica como da evolução das práticas educativas, das funções que lhes são atribuídas socialmente e da sua vinculação a outras áreas da atividade humana.
	
A finalidade principal da psicologia da educação é utilizar e aplicar os conhecimentos, os princípios e os métodos da psicologia para a análise e o estudo dos fenômenos educativos
Respondido em 14/10/2020 16:32:43
Explicação:É incorreto afirmar que o desenvolvimento histórico da psicologia da educação manifesta uma tendência clara à aproximação das proposições que querem considerá-la um campo de aplicação da psicologia.

Continue navegando

Outros materiais