Buscar

Oligopólio: Poucas empresas, preços altos

Prévia do material em texto

Oligopólio
O que é?
Oligopólio ocorre quando uma indústria ou setor é dominado por poucas empresas. ”Oli” significa poucos e “polios” vendas ou comércio. Nessa estrutura de mercado o consumidor tem que se contentar com o preço ofertado pela indústria, já que o numero pequeno de empresas no ramo não tem uma variação de preços. Diferente de um mercado competitivo onde as empresas competem pela preferencia do cliente, fazendo assim uma redução dos preços, no oligopólio isso não ocorre por existirem poucas empresas, fazendo assim o preço ser maior que o de mercado. Está entre o monopólio e a concorrência perfeita. 
Nessa estrutura pode acabar levando a formação de cartel, que é considerada crime. Cartel ocorre quando empresas se juntam para ter um controle do mercado, elevando os preços e reduzindo a oferta, fazendo o consumidor pagar mais, e assim dividir o lucro entre o grupo de empresas que fazem parte do cartel. Sendo assim necessário a existência de agentes reguladores. 
Características:
· Existência de produtos homogêneos ou diferenciados 
· Existe uma grande barreira para entrada de novas firmas. Sendo pelo grande valor a ser investido, o domínio tecnológico, patentes, etc. Ou até mesmo pela existência de carteis que barram novas concorrências.
· Pelo preço ser muito parecido as empresas investem na publicidade afim de chamar atenção do consumidor. 
· Interdependência entre as empresas. O resultado das empresas depende das ações das concorrentes.
· Preços estáveis ou com pouca variabilidade 
Modelos Clássicos de Oligopólio:
Cournot – Cada empresa decide quanto irá produzir para maximização de lucros, acreditando que a concorrente não irá varear na produção. Ambas iguais e o produto é homogêneo.
Bertrand – As empresas decidem o quanto vai cobrar pelo produto baseado na hipótese que um concorrente não muda seu preço. É uma decisão simultânea, em que as empresas não cooperam e o produto são homogêneos.
Stackelberg – A diferença entre esse e o cournot é que aqui, se decide uma após a outra uma empresa líder e uma empresa seguidora, a qual usa, portanto, a chamada função de reação. A vantagem da empresa ser líder é já considerar, antecipadamente, o que a empresa seguidora ira decidir de acordo com cada possível decisão que ela vier a tomar.

Continue navegando