Buscar

ARTE POP - RESUMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(
SOCIEDADE SUPERIOR ESTÁCIO DE SÁ
ARQUITETURA E URBANISMO -
 
NOTURNO
(CCE1438
)
 
 
ARTE
S
, ARQUI
TETURA E URBANISMO: IDADE CONTEMPORÂNEA
Professora Barbara 
Vallilo
 Siqueira
)
ARTE POP - SEMINÁRIOS
· Arte pop (ou Pop Art) é um movimento artístico que teve início na Inglaterra, na década de 1950, e ficou reconhecida como “[...] rebelião contra a arte estabelecida [...]” 
· O crítico inglês Lawrence Alloway usou, em 1954, o termo Pop Art para denominar a arte popular criada no desenho industrial, nos cartazes, nas publicidades e nas revistas ilustrativas.
· Um grupo de artistas ingleses, intitulado “Independent Group”, deu início às bases dessa nova forma de expressão artística.
· No período após a Segunda Guerra Mundial, o mundo artístico era dominado por dois tipos de arte: a elevada e a vulgar.
· Os recursos expressivos da arte pop são semelhantes aos dos meios de comunicação de massa, como o cinema, a publicidade e a tevê.
· Como forma de criticar a sociedade de consumo, os artistas buscavam as principais satisfações das pessoas em relação à fotografia, televisão, histórias em quadrinhos, publicidade e cinema, criando símbolos e imagens que foram usados na Pop Art para aproximar a vida comum e a arte. Ao mesmo tempo, faziam uma crítica irônica da sociedade pelo consumismo exagerado.
· Nessa época, tudo que era considerado brega, virou moda, já que tanto o gosto das pessoas como a arte possuíam determinados valor e significado, transformando o que era vulgar em refinado e, assim, aproximando a arte das massas populares.
As principais características da Arte Pop são:
· � Uso da linguagem figurativa e realista, em relação às ideias, costumes e aparências no período contemporâneo;
· Temas retirados do cotidiano, abrangendo aspectos sociais e culturais mostrados nas revistas, jornais sensacionalistas, histórias em quadrinhos e anúncios publicitários para a sociedade de consumo;
· Pinturas sem expressão, com objetos agregados às obras como garrafas, flores de plástico e outros;
· Uso da escala ampliada das figuras e formatos das imagens em quadrinhos;
· Preferência por temas sociais como a violência, a fama, os desastres, em vez dos símbolos usados na tecnologia industrial, o erotismo e a sensualidade;
· Uso de materiais que produzem com cores brilhantes, puras e fosfores-centes, como as tintas acrílicas, o látex e o poliéster;
· Objetos do cotidiano reproduzidos em grande escala.
Deste modo, a Pop Arte englobava elementos que se expressassem por
meio da “[...] linguagem direta e franca nascida do impulso democrático que sacudia a sociedade em que viviam.” (LIVINGSTONE, 1992, p. 146).
Principais artistas internacionais:
· Peter Blake (1932).
Artista plástico britânico desenvolvedor de um estilo que une diferentes materiais com colagem para produzir gravuras, valorizando a cultura popular.
Ele e outros artistas foram convidados para produzir a capa de um disco dos Beatles, que retratava os músicos da banda e 12 personalidades mais populares da história;
Palavras chaves: Cores fortes, Nostalgia por coisas antigas.
· Andy Warhol (1927-1987).
Warhol foi um artista da Pop Art que transferia o conhecimento da produção mecânica para imagem, com retratos de ídolos da música popular como Elvis Presley e do cinema como Marilyn Monroe. Ele via as personalidades públicas como figuras impessoais, apesar de suas posições sociais. Usando a serigrafia, manteve a impessoalidade dos objetos produzidos como latas de sopa, crucifixos, garrafas de Coca-Cola, dinheiro e automóveis. Produtor de discos de um grupo musical e de filmes, escreveu também uma mensagem em uma revista mensal, incentivando os artistas.
Palavras chaves: Exagero, cor, preto e branco.
· Robert Rauschenberg (1925-2008).
Criou suas obras a partir de superfícies brancas ou pretas reforçadas com jornal amassado e pinturas combinadas com produtos industrializados. Ele também utilizou a pintura composta por pigmentos e objetos e a técnica da serigrafia para aplicar imagens fotográficas com grandes extensões de telas, unindo tudo com grossas pinceladas de tinta. Em suas obras, a pintura foi usada a partir da aplicação de pigmento em forma pastosa, líquida ou em pó em uma superfície, a fim de colori-la, dando-lhe matizes, tons e textura, com representação visual através das cores.
· Tom Wesselmann (1931-2004).
Ele começou a se interessar por desenho durante o tempo que serviu ao exército. A princípio fez sátiras sobre a vida militar, com caricaturas e desenhos de bandas. Depois, estudou interpretação de fotografia aérea e começou a fazer desenhos com novos temas. Quando terminou o serviço militar, terminou o curso de Psicologia e ingressou no curso de artes. Trabalhava para jornais fazendo desenhos para tiras de quadrinhos.
· Jasper Johns (1930).
Foi um dos pioneiros da Pop Art nos Estados Unidos e estudou na escola de arte comercial Parsons School of Design. As suas primeiras pinturas evidenciavam temas simples, como bandeiras, números, mapas e letras. O trabalho de suas telas era feito com a técnica denominada encaustica, que consiste em diluir as tintas em cera quente. Em alguns trabalhos, o artista acrescentou relevo aos seus quadros, agregando objetos reais como escovas, pincéis, latas ou letras. Um exemplo de suas principais obras é a Três Bandeiras, que sobrepõem três telas com a bandeira americana pintada com cera quente criando uma arte tridimensional.
Arte Pop no Brasil
· Na década de 1960, o movimento da Arte Pop teve início no Brasil nas artes plásticas.
· Romero Britto, nascido em 1963, que é artista plástico brasileiro radicado nos Estados Unidos. Ele teve como influencia a estética cubista e uma de suas principais referências é Pablo Picasso. Suas obras envolvem pinturas, esculturas e serigrafia, e também apresentam um estilo marcante, com a evidência de cores fortes e impactantes que caracterizam sua produção.
Artistas brasileiros
· Wesley Duke Lee (1931-2010).
Foi um artista plástico brasileiro, desenhista, gravador, pintor e professor, descendente de famílias do sul dos Estados Unidos e de Portugal. Foi influenciado pelo movimento dadaísta, pela Pop Art e pela publicidade.
Em suas obras conseguiu expressar características do Brasil nas quais se misturam índios, europeus e negros. Ele é conhecido como “o artesão de ilusões”, pois suas obras causam grande impacto visual nos acervos do mundo todo. Em sua produção artística fez uso do desenho, do nanquim e da pintura por computador.
· Antonio Dias (1944).
Esse artista plástico aprendeu técnicas de desenho com o avô paterno e, em 1958, mudou--se para o Rio de Janeiro para trabalhar como desenhista, artista gráfico e ilustrador na revista Senhor.
Produziu trabalhos em videotape distribuídos pelos arquivos históricos da Bienal de Veneza e foi contratado pelos estúdios Marconi em Milão, onde deu início a arte provera, que tinha como característica a produção de obras com materiais não convencionais, como areia, jornais, cordas e trapos.
· Rubens Gerchman (1942-2008).
Pintor, desenhista, gravador, escultor., os temas que utili-zava eram sempre sobre o cotidiano: jogo de futebol, narrativas de telenovelas, concursos de miss, cenas bucólicas e histórias em quadrinhos.
· Cláudio Tozzi (1944).
Iniciou sua carreira quando venceu o concurso de cartazes do XI Salão de Arte Moderna, em 1963. Já nas primeiras obras, o artista revelou sua influência da Arte Pop, por usar imagens obtidas dos meios de comunicação em massa. Na série de pinturas intituladas Bandido da Luz Vermelha, de 1967, voltou-se para a linguagem das histórias em quadrinhos. Sua temática é política e urbana, sempre utilizando novas técnicas para demonstrar sua arte.
Em 1980 produziu novas temáticas, como nas séries dos coqueirais e dos papagaios, e também trouxe tendências a geometrização das formas. Na realização de seus trabalhos usou um rolo de borracha com superfície reticulada, dando novas características a suas obras, como volumetria e textura. Seus trabalhos abstratos têm efeitos luminosos e cromáticos

Continue navegando