Buscar

Trabalho de Geografia- jane keller 3007

Prévia do material em texto

E. E. CAMILO FAUSTINO DE MELLO
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA PROF° Jane keller
29/07/2020
Nome: Tábita jhulyanne santos de Souza N°37
Série: 2°B RA:105655498-8
1. Qual era a população total do Brasil no ano de 2000?
RESPOSTA: letra B, 138 milhões , porem se somarmos a população urbana e rural no ano de 2000 iria dar a um resultado total de aproximadamente 169,8 milhões de pessoas.
2. Qual a diferença entre a população rural e urbana em 1.980?
RESPOSTA: a diferença é de 41,8 milhões de pessoas, pois de subtrairmos a quantidade de habitantes urbana para rural iria dar esse resultado..
1. Faça um pequeno resumo dos seguintes modelos atômicos.
· John Dalton
A teoria atômica de Dalton foi fundamental para o desenvolvimento do conhecimento atômico, pois serviu de base para que outros cientistas conhecessem o átomo e suas características.
John Dalton, químico por formação, nasceu no condado de Cumbria, Inglaterra, em 1766 e faleceu na cidade de Manchester, em 1844. Sua vida foi destinada desde cedo à pesquisa científica e ao magistério, tanto que lecionou ou contribuiu para o desenvolvimento de diversas áreas do conhecimento.
A teoria atômica de Dalton foi baseada em experimentos, mas nenhum desses experimentos conseguiu revelar o átomo claramente. Por isso, Dalton denominava o átomo como a menor parte da matéria.
· A teoria de Dalton apresenta muito mais postulados do que comprovações. Veja alguns deles:
· Os átomos são maciços e apresentam forma esférica (semelhantes a uma bola de bilhar);
· Os átomos são indivisíveis;
· Os átomos são indestrutíveis;
· Um elemento químico é um conjunto de átomos com as mesmas propriedades (tamanho e massa);
· Os átomos de diferentes elementos químicos apresentam propriedades diferentes uns dos outros;
· O peso relativo de dois átomos pode ser utilizado para diferenciá-los;
· Uma substância química composta é formada pela mesma combinação de diferentes tipos de átomos;
· Substâncias químicas diferentes são formadas pela combinação de átomos diferentes.
· Joseph Thomson
Em 1903, o físico Joseph John Thomson propôs um novo modelo atômico, baseado nas experiências dos raios catódicos, o qual chamou de elétrons.Para Thomson, o átomo era uma esfera de carga elétrica positiva"recheada" de elétrons de carga negativa.
O modelo ficou conhecido como "pudim de passas". Este modelo derruba a ideia de que o átomo é indivisível e introduz a natureza elétrica da matéria.
Fonte portaltosabendo.com.br
O modelo de Thomson explica alguns fenômenos, como a corrente elétrica, eletrização por atrito, formação de íons e as descargas elétricas em gases.
· Ernest Rutherford
O físico neozelandês Ernest Rutherford (1871 - 1937) realizou em 1911 um conjunto de experiências e chegou à conclusão que o átomo é constituído por um núcleo positivo pequeno envolto por uma região mais extensa, na qual está dispersa a carga negativa.
A experiência mais relevante se baseou na radioatividade: consistia em lançar contra uma finíssima lâmina de ouro, um feixe de partículas de carga positiva emitidas por uma fonte radioativa. Certos elementos são radioativos e emitem radiação de alta energia em forma de partículas alfa, partículas beta e raios gama.
Rutherford lançou um fluxo de partículas alfa emitidas pelo elemento radioativo Polônio (Po) em finas lâminas de ouro, e observou que as partículas alfa atravessavam a lâmina em linha reta, mas algumas se desviavam e se espalhavam. Daí você pode se perguntar: Por que somente algumas partículas se desviam enquanto as outras atravessam a lâmina em linha reta?
Essas partículas têm massa quase dez mil vezes maior do que a dos elétrons, e sua velocidade é da ordem de um décimo da velocidade da luz. Quase todas as partículas alfa conseguem atravessar a lâmina, como se ela fosse transparente, sendo interceptadas mais a frente por uma placa fluorescente. A chegada de cada partícula alfa à placa provoca um pequeno lampejo de luz.
Através dessas observações, Rutherford criou seu próprio modelo atômico que acabou substituindo o modelo de Thompson.
Conceito do modelo atômico de Rutherford:
Um átomo é composto por um pequeno núcleo carregado positivamente e rodeado por uma grande eletrosfera, que é uma região envolta do núcleo que contém elétrons. No núcleo está concentrada a carga positiva e a maior parte da massa do átomo.
· Niels Bohr
Modelo Atômico de Bohr apresenta o aspecto de órbitas onde existem elétrons e, no seu centro, um pequeno núcleo.
Modelo Atômico de Bohr
O físico dinamarquês Niels Henry David Bohr (1885-1962) deu continuidade ao trabalho desenvolvido com Rutherford. Ele preencheu a lacuna que existia na teoria atômica proposta por Rutherford.
Por esse motivo, o átomo de Bohr pode também ser chamado de Modelo Atômico de Rutherford – Bohr.
Niels havia conhecido Rutherford no laboratório da Universidade de Cambridge e foi levado por ele à Universidade de Manchester onde passaram a trabalhar em conjunto.
Bohr conseguiu explicar como se comportava o átomo de hidrogênio, o que não era possível mediante a teoria atômica de Rutherford. Mas, embora tenha aperfeiçoado o modelo atômico de Rutherford, o modelo de Bohr ainda não é perfeito, uma vez que continuam havendo lacunas por explicar.
Em 1913 Bohr promoveu experimentos que mostravam essas falhas e propunha um novo modelo.
Se o modelo proposto de Rutherford estivesse correto, ao serem acelerados, os elétrons emitiriam ondas eletromagnéticas. Na sequência, essas partículas perderiam energia e consequentemente colidiriam com o núcleo atômico.
O que acontece, na verdade, é que o elétron emite energia. Quanto maior a sua energia, mais afastado ele fica do núcleo do átomo.

Mais conteúdos dessa disciplina