Buscar

Exercicios Aula 2 1

Prévia do material em texto

ÉTICA NA SAÚDE
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	SDE0622_A2_202007412656_V1
	
	
	
	
		Aluno: LEVI SALES ROCHA DE FIGUEIREDO
	Matr.: 202007412656
	Disc.: ÉTICA NA SAÚDE 
	2020.2 - F (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Considerando os princípios da Bioética, é correto afrmar que fazer o bem aos outros significa:
	
	
	
	Benemerência
	
	
	Benevolência
	
	
	Indulgência
	
	
	Autonomia
	
	
	Beneficiência
	
Explicação:
O termo beneficiência se relaciona ao ato de fazer bem aos outros, yrata-se de um dos princípios da bioética.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Assinale a alternativa correta em relação aos princípios da Bioética.
	
	
	
	Benevolência, injustiça e autonomia
	
	
	Beneficência, não-maleficência, autonomia e injustiça
	
	
	Beneficência, não-maleficência, autonomia e justiça
	
	
	Autonomia e injustiça
	
	
	Não-maleficência, autonomia e injustiça
	
Explicação:
São quatro os princípios básicos da Bioética: Beneficência (fazer o bem, com foco no benefício do paciente); Não-Maleficência (evitar o mal e não infligir dano intencional); Autonomia (as pessoas têm liberdade de decisão sobre a sua vida) e Justiça (cada um deve receber o que lhe é merecido por direito ou por ação de seus atos).
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A bioética foi uma disciplina que ganhou força  a partir da observação de práticas Nazistas, em específico:
	
	
	
	após a queda do Muro de Berlim;
	
	
	após a grande epidemia de Gripe Espanhola.
	
	
	após a Segunda Guerra Mundial;
	
	
	após a Primeira Guerra Mundial;
	
	
	no período da Revolução Francesa;
	
Explicação:
A bioética surge a partir dos abusos cometidos com os judeus, especificamente após a Segunda Guerra Mundial.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Apesar de benéfica, a relação entre a ética e a biomedicina não é tão pacífica quanto se pensa. Muitos cientistas, filósofos e teólogos conflitam diante de suas posições, falaremos de três em especial, por serem muito significativas, segundo Pegoraro 2010, logo com relação a esse texto podemos afirmar que:
I - A primeira parte do princípio de reflexão ética e bioética não se aplicam no processo de produção científica, que tem autonomia para reformular hipóteses e verificá-las. É pensado que o problema ético é posterior e se aplica aos resultados científicos, quando se avalia riscos e consequências decorrentes do uso. Dessa maneira, o cientista acredita trabalhar em um campo ¿eticamente neutro¿.
II - A segunda tese defende que o código de honestidade é fator intrínseco ao trabalho de produção científica, pois se baseia na obediência rigorosa ao método científico, na comunicação correta dos resultados, de tal forma que a comunidade possa avaliá-los. Assim, esse é considerado o compromisso ético do cientista. Neste modelo de filosofia, também a ética e a bioética não devem interferir, visto que a ciência cria para o seu próprio caminho de conduta ética.
III - E o modelo personalista, ao contrário, coloca a pesquisa científica em uma dimensão mais ampla, ontológica e axiológica da realidade e impera critérios de julgamento ético que não excluem o da pesquisa científica, mas dá sentido geral da realidade pesquisada. Por exemplo, a intervenção científica sobre o indivíduo não pode rejeitar o que é o ser humano, seu valor, seu destino, dignidade e transcendência.
  Assinale a afirmativa correta:
	
	
	
	- Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	
	
	- Nenhuma afirmativa está correta.
	
	
	- Somente as afirmativas II e III estão corretas
 
	
	
	- Somente a afirmativa I está correta
	
	
	- Todas as afirmativas estão corretas.
	
	
	 
		
	
		5.
		A bioética, da maneira como ela se apresenta hoje, trata-se de uma prática racional muito específica que põe em movimento, ao mesmo tempo, um saber, uma experiência e uma competência normativa, em um contexto particular do agir que é definido pelo prefixo "bio". Poderíamos caracteriza-la melhor dizendo que é uma instância de juízo, mas precisando que se trata de um juízo prático, que atua em circunstâncias concretas e ao qual se atribui uma finalidade prática através de várias formas de institucionalização. Marque a opção correta sobrea pesquisa em bioética.
	
	
	
	A bioética tem uma tríplice função, reconhecida acadêmica e socialmente: descritiva, consistente em descrever e não analisar os conflitos com a vida; normativa com relação a tais conflitos, no duplo sentido de proscrever os comportamentos que podem ser considerados aprováveis e de prescrever aqueles considerados corretos.
	
	
	Na Resolução nº 1 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) que regulamentava o credenciamento de centros de pesquisa e recomendava a criação de comitês de ética nas instituições de saúde (CEP's). Estes comitês multidisciplinares têm com função analisar as pesquisas em seres humanos nas diversas áreas de conhecimento, bem como fomentar a discussão sobre Bioética.
	
	
	O primeiro documento brasileiro a tratar das questões éticas sobre pesquisas em seres humanos foi elaborado em 2011.
	
	
	A bioética é o conjunto de conceitos, argumentos e normas que não valorizam e justificam eticamente os atos humanos que não podem ter efeitos irreversíveis sobre os fenômenos vitais.
	
	
	Quando pensamos em proteção e/ou prevenção de riscos em pesquisas com seres humanos, em geral, consideramos prioritariamente os sujeitos da pesquisa e os pesquisadores não são expostos a riscos e não precisam de proteção.
	
Explicação: Um novo domínio da reflexão e da prática, que toma como seu objetivo específico as questões humanas na sua dimensão ética, tal como se formulam no âmbito da prática clínica ou da investigação científica, e como método próprio a aplicação de sistemas éticos já estabelecidos ou de teorias a estruturar".
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Uma situação frequente em que a ocorrência de uma determinada ação acarreta em dois efeitos, um bom e outro mau, denomina-se:
	
	
	
	Princípio do duplo efeito
	
	
	Enfrentamento duplo
	
	
	Acometimento de dupla face
	
	
	Análise do duplo vínculo
	
	
	Estratégia de duplicidade
	
Explicação:
O duplo efeito significa exatamente a utilização de uma ferramenta que melhore condições de saúde ou mesmo prolongue a vida de um paciente, mas pode trazer condições adversas.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Qual é a tríplice atuação que a bioética se fundamenta? Marque a alternativa correta:
	
	
	
	Descritiva, Normativa e Narrativa.
	
	
	Normativa, Protetora e Paliativa;
	
	
	Verticalização, Proteção e Especialização;
	
	
	Descritiva, Normativa e Protetora;
	
	
	Narrativa, Descritiva e Normativa;
	
Explicação:
Para questões de ética serem solucionadas, é importante que a Bioética se fundamente nessa tríplice atuação:
Descritiva: descrição e análise dos conflitos;
Normativa: em relação a tais conflitos, no duplo sentido de proscrever os comportamentos que podem ser considerados reprováveis e de prescrever aqueles considerados corretos;
Protetora: Amparar todos os envolvidos numa disputa de interesses, e quando for necessário, amparar os mais frágeis no processo.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		As bases filosóficas da Bioética criaram um código ético para normatizar os estudos e experiências relacionados a seres humanos, fortalecendo também a ideia de que a ciência não pode ser mais importante que o homem. O momento histórico em que isso ocorreu foi:
	
	
	
	Após a conquista do espaço por Iuri Gagarin, em 1961.
	
	
	Após o advento da Gripe Espanhola, em 1918.
	
	
	Após a queda do Muro de Berlin, em 1989.
	
	
	Após a crise econômicamundial de 1929.
	
	
	Após o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945.
	
Explicação:
Após a guerra na Europa o mundo se deu conta das terríveis experiências realizadas com prisioneiros em campos de concentração, e muitas dessas experiências se davam em torno de questões da saúde. Pessoas eram utilizadas como cobaias e a ausência de direitos e dignidade impuseram a criação de um código de ética para trabalhos de pesquisa nesse campo.

Continue navegando