Buscar

sociologia juridica 6

Prévia do material em texto

Aplicação Prática Teórica – Caso Concreto – Aula 6:
O SISTEMA ELEITORAL BRASILEIRO O sistema eleitoral é baseado no voto direto e secreto, ou seja, o eleitor vota diretamente no candidato ao cargo a ser preenchido, de maneira sigilosa, já que seu voto não pode ser divulgado a terceiros. Acontece que as distorções na representação política que atingem os dois atores principais (eleitor e candidato) podem ser assim formuladas: 1. (uma eleição) será ainda mais democrática quanto menores forem as desigualdades prevalecentes no sistema eleitoral que atribuem valor diferente ao voto; no limite, o voto de todos e de cada um deverá ter o mesmo valor. 2. quanto maior a proporcionalidade efetivada pela lei eleitoral, mais democrático será o sistema eleitoral. Primeiro, porque tratará com igualdade os partidos, independentemente de sua força eleitoral; e, segundo, porque será menos excludente, no sentido de não negar representação política às parcelas do eleitorado que tiverem optado por partidos que vierem a se revelar eleitoralmente menores. As distorções em um sistema de representação têm sido reunidas na literatura sob o título geral de desproporcionalidades que atingem o cidadão eleitor, o partido, o sistema partidário como um todo e o próprio Poder Legislativo. Tendo em conta as distorções específicas do processo eleitoral brasileiro mencionadas no texto, em relação a condição dos eleitores e dos candidatos, responda: 
1- Qual o processo de seleção dos legisladores no Brasil? Quais as principais distorções que este processo apresenta? 
Resposta: No Brasil, a seleção dos legisladores se dá pelo processo eleitoral. Os legisladores fazem parte do Poder Legislativo e são eles: vereadores, na esfera municipal; deputados estaduais, em nível estadual; e deputados federais e senadores, a que a atuação se dá a nível nacional.
As principais distorções nesse processo é o sistema de votação proporcional, onde um partido, por ter tido candidatos com mais votos, pode incluir outros candidatos que não foram necessariamente eleitos, mas conquistam votos pela legenda, além da corrupção.
2- De que maneira a Justiça Eleitoral Brasileira tem contribuído para o aprimoramento do sistema político vigente?
Resposta: O sistema eleitoral brasileiro é um dos mais tecnológicos do mundo e já utiliza urnas eletrônicas, além disso, para candidatar-se o sujeito deve passar pela ficha limpa, ou seja, nunca ter respondido por um crime político, as campanhas também fazem parte desta estratégia.

Continue navegando

Outros materiais