Buscar

ppp 2 Gestão de Projetos

Prévia do material em texto

Pergunta 1 (0.3 pontos)
 
Conforme o PMI (2013), a folga total de um projeto pode ser considerada a partir da data de término mais tarde que se encontra na programação de um projeto e sua diferença em relação à data de término mais cedo das atividades, considerando que esta seja positiva.
 
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A guide to the Project management body of knowledge (PMBOK Guide). Pennsylvania – EUA 5. ed. 2013.
 
Ter clareza da duração do projeto, do tempo de suas atividades e predecessoras permite um bom gerenciamento dos recursos do projeto sem que ocorra ociosidade ou atrasos. Considerando as informações apresentadas e os estudos do livro-texto sobre caminho crítico e folga de um projeto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
 
I. ( v ) O cálculo da folga total é dado pela diferença entre a data de término mais tarde e mais cedo de uma atividade.
II. (v ) O cálculo da folga deve resultar em um valor positivo para que exista realmente margem para atrasos e intercorrências.
III. ( v ) O caminho crítico é aquele com maior comprimento no projeto e no qual a folga total será negativa ou nula.
IV. ( f ) A folga da atividade facilita as atividades que se sucedem em um projeto.
 
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Opções de pergunta 1:
	
		a) 
	V, F, V, F.
	
		b) 
	F, F, V, F.
	
		c) 
	V, V, F, F.
	
		d) 
	V, V, V, F.
	
		e) 
	F, V, F, V.
Pergunta 2 (0.3 pontos)
 
Leia o trecho a seguir.
 
"Existem muitas técnicas estatísticas que podem assistir o gerente de projetos na avaliação de riscos. São usadas árvores de decisão para avaliar planos de ação alternativos usando valores esperados. Variações estatísticas do valor presente líquido (NPV, do inglês net presente value) são utilizadas para avaliar riscos de fluxo de caixa em projetos. Correlações entre o fluxo de caixa de projetos anteriores e curvas S (curva de custo cumulativo do projeto – em linha de base – ao longo da vida do projeto) são usadas para avaliar os riscos de fluxo de caixa."
 
LARSON, E. W.; GRAY, C. F. Gerenciamento de Projetos: o processo gerencial. 6. ed. Porto Alegre: AMGH, 2016. p. 180.
 
As variações nos custos dos projetos precisam ser controladas para evitar projetos com resultados negativos e prejuízos para a organização. Sendo assim, considerando as informações apresentadas e os estudos do livro-texto, analise as afirmativas a seguir em relação às previsões de variações de custos e orçamentos e à curva S.
 
I. A Curva S é uma representação gráfica de variações de índices nos custos e cronogramas dos projetos de fácil visualização pelo gestor.
II. É possível observar na Curva S o ciclo de vida, histórico e saúde financeira do projeto, bem como a sua tendência ao longo do tempo.
III. As análises de variações, por meio do gerenciamento do valor agregado, dispensam a necessidade de registros na documentação.
IV. Um desafio do gestor é prever o quanto os custos de um projeto podem variar ao longo do tempo.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
Opções de pergunta 2:
	
		a) 
	I e II.
	
		b) 
	III e IV.
	
		c) 
	II, III e IV.
	
		d) 
	II e III.
	
		e) 
	I, II e IV.
Pergunta 3 (0.3 pontos)
 
Leia o trecho a seguir:
 
"As inter-relações e interações entre restrições de tempo e recurso são complexas até́ mesmo para redes de projetos pequenos. Gerentes de projetos que não consideram a disponibilidade dos recursos em projetos moderadamente complexos normalmente percebem o problema quando é tarde demais para corrigi-los. Um déficit de recursos pode alterar consideravelmente as relações de dependência, datas de conclusão e custos do projeto. Os gerentes de projetos precisam ter cuidado ao programar recursos para garantir disponibilidade nas quantidades certas e no tempo certo."
 
LARSON, E. W.; GRAY, C. F. Gerenciamento de Projetos: o processo gerencial. 6. ed. Porto Alegre: AMGH, 2016. p. 215.
 
Uma boa gestão dos recursos, otimizando a sua utilização e determinando o tempo correto de sua utilização, pode ser fator decisivo de sucesso de um projeto. Com isso, considerando as informações anteriores e os estudos do livro-texto sobre a importância da redução de custos, uma das táticas que o gerente de projetos pode adotar é a:
Opções de pergunta 3:
	
		a) 
	redução de custos indiretos da administração da empresa.
	
		b) 
	redução de custos por meio do emprego da tecnologia.
	
		c) 
	redução dos custos pela alocação de horas do gerente para o planejamento.
	
		d) 
	redução dos custos com a troca de equipe para uma com custo/hora mais barato.
	
		e) 
	redução dos custos alterando o escopo e atividades do projeto.
Pergunta 4 (0.3 pontos)
 
Conforme o caso prático apresentado por Larson (2016, p. 119) "Quanto menor o elemento do pacote de trabalho, mais precisa a estimativa geral deverá ser. Por exemplo, projetos de tecnologia da informação que determinam suas estimativas de tempo e custo no estágio conceitual podem esperar que seus dados efetivos se equivoquem em até́ 200% acima das estimativas de custo e duração, e talvez até́ 30% abaixo delas. Inversamente, estimativas de construção, estradas, etc. feitas após a definição clara dos pacotes de trabalho têm um erro menor, ficando os custos e tempo efetivos 15% acima da estimativa e 5% abaixo dela."
 
LARSON, E. W.; GRAY, C. F. Gerenciamento de Projetos: o processo gerencial. 6. ed. Porto Alegre: AMGH, 2016. p. 119.
 
Como podemos perceber, as estimativas e variações entre projetos podem ser bastante diferentes. Com isso, considerando as informações anteriores e os estudos do livro-texto sobre a análise da viabilidade econômica de projetos, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Por meio da viabilidade econômica do projeto é que se determina a sua aplicabilidade, ou seja, se vale a pena ser executado em relação às alternativas de investimento no mercado.
II. O estudo de viabilidade considera todo o capital que precisará ser investido pelos patrocinadores, bem como toda a redução de custos e despesas que poderá se ter com sua execução.
III. O estudo de viabilidade econômica é feito para projetos de grande e médio porte com investimentos acima de R$ 100.000,00.
IV. O estudo de viabilidade econômica considera aspectos externos, tais como impacto social, situação legal e estudo ambiental, entre outros.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
Opções de pergunta 4:
	
		a) 
	III e IV.
	
		b) 
	I e II.
	
		c) 
	II e III.
	
		d) 
	I, II e IV.
	
		e) 
	I, III e IV.
Pergunta 5 (0.3 pontos)
 
Conforme Keelling (2010), muitas vezes, projetos não têm uma relação direta com o sucesso pelo fator tempo, pois algumas práticas de administração e ausência de planejamento resultam em grande atraso e demora na conclusão do projeto. Muitos projetos no exterior enfrentam dificuldades porque os gerentes de projetos enviados e os empreiteiros do projeto não compreendem a tempo os costumes e as atitudes locais. Levantamentos sobre fracassos de projetos na Arábia Saudita apresentaram que os atrasos eram frequentes tanto para contratos de curto, como para os de longo prazo em projetos na área de serviços públicos de água e esgoto.
 
KEELLING, R. Gestão de Projetos – Uma abordagem global. São José dos Campos: Editora Saraiva, 2010.
 
O gerenciamento do projeto considera as informações da equipe, com seus costumes e formas de trabalho, para a determinação do cronograma do projeto. Considerando as informações anteriores e os estudos do livro-texto sobre racionalização de tempo em gestão de projetos, é correto dizer que:
Opções de pergunta 5:
	
		a) 
	o cronograma aprovado pelos stakeholders, mesmo em execução, pode ser alterado conforme as características do local.
	
		b) 
	deve ser contratada mão de obra que seja do mesmo local que o gerente de projetos responsável pela condução do projeto.
	
		c) 
	os cronogramas de projetos estão suscetíveis às características do local, empresa e pessoas, que podem ver o tempo e as prioridadesde forma diferente.
	
		d) 
	o cronograma do projeto será definido pelo gerente de projetos e submetido para execução da equipe desconsiderando a participação das pessoas locais.
	
		e) 
	devem ser contratados gerentes regionais para evitar conflitos de entendimento dos costumes e características do país.

Continue navegando