Buscar

Resumo Concordância com o sujeito composto

Prévia do material em texto

Concordância com o sujeito composto
Prof.ª Thais Abreu-Zorzi
1. Regra geral 
	O sujeito composto é aquele que apresenta 2 ou mais núcleos:
Mãe e filha foram ao shopping. (Quem foram? --> Mãe e filha: 2 núcleos)
	Logo, a regra geral de concordância verbal com sujeito composto é a que apresenta esse sujeito anteposto ao verbo e, neste caso, como vimos no exemplo, o verbo sempre concordará com os dois ou mais núcleos, ou seja, sempre estará no PLURAL.
2. Sujeito composto posposto
	Neste caso, há duas possibilidades: a concordância atrativa (verbo concorda com o núcleo mais próximo) ou a concordância gramatical ou total (verbo concorda com os dois núcleos, permanecendo no PLURAL):
Chegou a mãe e a filha. (concordância atrativa com o núcleo mãe)
Chegaram mãe e filha. (concordância total com os dois núcleos: mãe e filha)
ATENÇÃO!
Se o núcleo mais próximo estiver no PLURAL, o verbo também ficará no PLURAL, tanto na concordância atrativa quanto na total:
Chegaram os pais e o aluno.
Praticando um pouco: Questões Comentadas
1. (CESPE - Tribunal de Contas do Distrito Federal - 2011)
	Com relação a aspectos linguísticos do texto, julgue o item que se segue.
	A forma verbal “representaram” (Linha.17) está no plural para concordar com o sujeito composto da oração, cujos núcleos são “fim” (Linha.15) , “século” (Linha.15)  e “ressurgimento” (Linha.16).
	Comentários
	A afirmação está ERRADA. O verbo “representaram” está no plural para concordar com o sujeito composto da oração (O fim da Idade Média e o ressurgimento da cidade), cujos núcleos são apenas “fim” e “ressurgimento”. O termo "século" trata-se de adjunto adverbial de tempo.
2. (CESPE- Departamento Estadual de Trânsito -2010)
	Considerando os sentidos e as estruturas linguísticas do texto acima, julgue o item a seguir.
	Na linha 12, a forma verbal “constituem” está flexionada na terceira pessoa do plural para concordar com “problemas graves”. 
Comentários
	A afirmativa está incorreta, pois a forma verbal “constituem” está concordando com o sujeito composto: " ... congestionamentos crônicos, queda da mobilidade e da acessibilidade, degradação das condições ambientais e altos índices de acidentes de acidente de trânsito...". 
	Trata-se de uma questão com sujeito composto com vários núcleos, o que pode fazer o candidato "se perder". Lembre-se apenas de que, quando isso ocorre, encontre o verbo e faça a pergunta quem (Quem constituem problemas? --> Os congestionamentos crônicos, a queda da mobilidade, a degradação das condições ambientais e os altos índices de acidentes). Assim, a questão fica um pouco mais fácil!
3. (CESPE- Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal - 2009)
	Com relação às estruturas linguísticas do texto acima, julgue o seguinte item.
	Na oração “em que automóveis, pedestres e governantes respeitem o ciclista” (Linha 11-12), os núcleos do sujeito estão coordenados entre si, o que justifica o uso da vírgula e determina a flexão do verbo na terceira pessoa do plural.
	Comentários
	A afirmativa está CERTA! Para resolver esta questão, novamente vamos recorrer ao verbo e fazer a pergunta "quem" (Quem deve respeitar o ciclista? --> Os automóveis, pedestres e governantes). Logo, o sujeito é composto anteposto e o verbo DEVE concordar com esse sujeito, flexionando-se para o PLURAL.
	Além disso, o uso da vírgula TAMBÉM nos dá a dica de que temos vários núcleos nesse sujeito e, portanto, o sujeito é composto, o que leva, neste caso, a flexão do verbo para o PLURAL.

Continue navegando