Buscar

sociologia juridica 7

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aplicação Prática Teórica – Caso Concreto – Aula 7:
Luiz Edson Fachin toma posse como novo ministro do Supremo Magistrado substituiu Joaquim Barbosa, que deixou a Corte há dez meses. Jurista, professor e advogado se especializou em direito civil e de família. Em uma cerimônia concorrida, o jurista e advogado Luiz Edson Fachin tomou posse nesta terça-feira (16) como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O novo magistrado ocupará a cadeira deixada vaga, em agosto do ano passado, com a aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa. Com a chegada de Fachin, a Suprema Corte volta a ter 11 ministros. (Retirado do site: http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/06/, acesso em 26 jun 2015). A notícia acima trata da posse do mais novo ministro do STF. Tendo em conta que também fazem parte do Poder Judiciário juízes e desembargadores, responda: 
a) quais são as formas de escolha de magistrados no Brasil? Identifique na Constituição Federal vigente o fundamento legal desse critério. 
Resposta: Sistema adotado no Brasil é o misto. Concurso público de provas e títulos para os magistrados de 1ª instância, (Art. 93, CRFB 88). Para os tribunais superiores é nomeação pelo Presidente da República após aprovação pelo Senado Federal (Art 94, CF). Nos Tribunais de Justiça a nomeação é feita pelo Governador em 1/5 dos membros para ingresso nesses tribunais, através de uma lista tríplice feita pelo próprio Tribunal, sendo que metade das vagas é da OAB e outra metade para os membros do Ministério Público estadual.
b) quais têm sido as principais críticas a este modelo, tomando como base a leitura do Livro Didático? 
Resposta: DESVANTAGENS DO CONCURSO PÚBLICO: mais oneroso (exige uma comissão de alto nível para realizar o concurso) e é mais demorado;
DESVANTAGENS DA NOMEAÇÃO: é antidemocrático, pois não dá oportunidades iguais a todos, somente a quem tem conhecimento; quem nomeia o juiz passa a ter influência política sobre ele;
c) O que seria necessário para melhorar esse sistema?
Resposta: O concurso público, ainda que mais demorado, é a forma mais democrática de ingresso a magistratura, quanto a ser um processo oneroso, isto pode ser reduzido os custos, formando uma banca pública de realização de concursos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais