Buscar

Explique sobre a função fiscal e extrafiscal dos tributos citando um exemplo para cada situação e indique porque na verdade todos os tributos podem possuir as duas funções

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Explique sobre a função fiscal e extrafiscal dos tributos citando um exemplo para cada situação e indique porque na verdade todos os tributos podem possuir as duas funções.
Sua Resposta: 
O caráter fiscal dos tributos é arrecadatório, ou seja, é quando o Estado-Fisco não tem outro pensamento senão arrecadar, desvinculando-se de qualquer outra atenção. Tem o alvo de arrecadar recursos financeiros para o Estado. Por exemplo: Imposto de renda, ITBI, ISS, e ITCD. 
O tributo é extrafiscal quando seu objetivo principal é a interferência no domínio econômico, para buscar um efeito diverso da simples arrecadação de recursos financeiros. O uso extrafiscal dos tributos objetiva favorecer, disciplinar, ou não estimular contribuintes a realizar ações,uma vez que o poder público as considera inconvenientes ou nocivas ao interesse público.Isso vai além da arrecadação. Ele interpõe a economia, ou seja, 
Exemplo é o ICMS e Imposto de importação
A principal diferença do fiscal para o extrafiscal está no fator arrecadação; o fiscal tem como função primordial de arreacadação de recursos financeiros para os governos e o extrafiscal pode por exemplo elevar tarifas para o melhoramento do mercado nacional. 
Podem exercer as duas funções pois o fiscal por exemplo pode exercer a função de proteger o mercado e o extrafiscal além dessa função també, pode arrecadar para recursos para os governos com esses impostos por exemplo na importação de produtos.
O planejamento tributário é uma ferramenta que permite ao gestor conhecer algumas alternativas válidas do ponto de vista legal para que a empresa recolha menos impostos ou outros tributos. De fato o governo oferece às empresa, conforme o caso, algumas possibilidades de recolhimento de tributos diferenciadas, a exemplo dos regimes tributários. Para os três principais regimes adotados pelas empresas: Simples Nacional, lucro presumido e lucro real aponte uma vantagem para cada regime que poderia ser considerada pelas empresa no momento de fazer a escolha de como recolher seus tributos.
Sua Resposta:
Simples Nacional: simplifica o pagamento de tributos, tem menos burocracia custos operacionais baixos, valor de aliquota menores, contabilidade facilitada, redução da carga tributária
Lucro Presumido: necessários menos cálculos, facilidade na hora de calcular os impostos e gerir a parte financeira, margem de lucro, 
Lucro Real: possibilidade de pagamento de juros sobre o capital possibilidade de não pagar Imposto de Renda ou CSLL, créditos de PIS e de CONFINS, beneficios fiscais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando