Buscar

curva de philips

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Philips caracteriza um mercado de trabalho com demanda e oferta de mão de obra, neste mercado há uma relação entre o preço dos bens e o salário. Quando a demanda aumenta, o preço do salário aumenta, de forma análoga, quando o salário diminui os preços dos bens de consumo são pressionados para baixo. Ou seja, se a demanda por mão de obra for alta, é necessário que os salários aumentem, mas se a demanda por trabalho for baixa e a taxa de desemprego for alta, irá existir um excesso de mão de obra no mercado com salários mais baixos. Para que essa teoria aconteça, é preciso assumir algumas hipóteses, como a força de trabalho sendo homogênea, uma mobilidade perfeita da mão de obra e a maximização das funções dos trabalhadores. A partir disso, Philips, descreve essa relação entre salário e desemprego com uma curva de formato hiperbólico de variável salário, W, em y e a variável desemprego, U, em x. Quando a taxa de desemprego é alta, os salários tendem a permanecer estáveis, e quando a taxa de desemprego é baixa, as variações de salários são elevadas. 
 A Teoria Geral de Keynes, entende que a análise da taxa de desemprego deve ser realizada no âmbito macroeconômico, assim, o emprego depende apenas do nível da demanda efetiva que é determinada pela propensão do consumo, pela taxa de juros e pela eficiência marginal do capital, então a produtividade marginal do trabalho terá relação com a taxa de salário e a taxa de desemprego. 
Logo, em âmbito macroeconômico quando se supõe uma política monetária expansionista, aumento da oferta de moeda na economia ou elevação dos gastos públicos, terá um aumento pela demanda de trabalho. Nesse princípio, o aumento da demanda por mão-de-obra gera a diminuição na taxa de desemprego, a produtividade será decrescente, igualando os salários reais a taxa de desemprego, ocasionando a queda desses salários, ou seja, a queda do poder de compra. Já para Philips, a queda da taxa de desemprego causa aumento nos salários nominais, o valor em si do salário em unidade monetária. Assim, analisando-as juntamente, haverá a queda do salário real e o aumento do salário nominal, significando que existe um aumento do nível de preços que será superior em relação ao aumento do salário nominal. Com isso, a política macroeconômica expansionista, por Keynes e pela Curva de Philips, é a diminuição do desemprego com elevação da taxa inflacionária e a queda dos salários reais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais