Buscar

Estrutura Humana

Prévia do material em texto

Atividade A2 – Estrutura e Função Humana
PERGUNTA 1
Formando o tecido ósseo, temos três tipos celulares principais, responsáveis pela homeostase óssea. Destes, um é responsável pela síntese da matriz, um pela manutenção da quantidade de matriz extracelular e o terceiro pela reabsorção e liberação de elementos da matriz extracelular para a corrente sanguínea.
 
Na matriz extracelular, o tecido ósseo armazena íons de cálcio e fósforo na forma de cristais de hidroxiapatita = . O cálcio é utilizado para a realização de diversos sistemas enzimáticos, inclusive os responsáveis pela contração muscular e pela transmissão do impulso nervoso. 
 
Assim, a liberação dos íons do tecido ósseo, assim como a reabsorção óssea, é responsabilidade de qual dos três tipos de células que formam o tecido ósseo?
	
	
	Osteoplasto 
 
	
	
	Osteoclasto.
	
	
	Osteoblasto.
	
	
	Osteóide.                    
	
	
	Osteócito.
PERGUNTA 2
O sistema esquelético é formado por ossos que compõem o esqueleto axial e o esqueleto apendicular, ou seja, no esqueleto axial, encontraremos os ossos que compõem a cabeça, o pescoço e o tronco; enquanto no esqueleto apendicular encontraremos os ossos que compõem os membros superiores e inferiores, respectivamente. 
 
Esses ossos possuem formatos e características diferentes, portanto, podem ser classificados de acordo com forma e característica. Por exemplo, os ossos longos apresentam um comprimento maior do que a sua espessura e largura, sendo muito delgados e compridos.
 
Dessa forma, a respeito do assunto, podemos classificar como ossos longos:
	
	
	patela, fêmur e zigomáticol.
	
	
	clavícula, tíbia e patela.
	
	
	Tarso, fíbula e patela. 
	
	
	úmero, fêmur e rádio.
	
	
	úmero, tarso e frontal.
Feedback da resposta:
Parabéns! Sua resposta está correta! De acordo com a sua morfometria, a maior parte dos ossos dos membros são classificados como longos por apresentarem o comprimento maior do que as demais dimensões.
PERGUNTA 3
Os tecidos são compostos por células especializadas associadas a um ambiente que as nutre e sustenta chamado matriz extracelular . As células que compõem cada um dos tecidos são diferentes dos demais, bem como a proporção e composição dessa matriz extracelular. Por exemplo, células com capacidade de contração somente serão encontradas no tecido muscular, assim como células com capacidade de revestimento de superfícies serão encontradas somente em tecido epitelial. 
 
Temos formando nosso corpo quatro tecidos fundamentais. Destes tecidos, o conjuntivo é o único que apresenta abundância em matriz extracelular, sendo que as células que o compõem possuem funções diferentes entre si. 
 
Entre as células, temos uma jovem, metabolicamente muito ativa e com alta síntese de proteínas da matriz extracelular do tecido conjuntivo. 
 
A descrição anterior se refere a qual célula?
	
	
	Fibroblasto.
	
	
	Plasmócito.
 
	
	
	Mesenquimal.
	
	
	Macrófago.
	
	
	Mastócito.
	Feedback da resposta:
	Parabéns, sua resposta está correta! Das células que compõem o tecido conjuntivo, o fibroblasto é a célula mais abundante e responsável pela síntese dos componentes principais da MEC.
PERGUNTA 4
O tecido conjuntivo propriamente dito apresenta uma matriz extracelular rica em proteínas fibrilares. A proteína mais frequente é o colágeno. Os tipos de colágeno variam de I até XV. O colágeno dos tipos I, II, III, V ou XI formam fibras longas. Os colágenos dos tipos IX, XII e XIV formam fibras curtas. O colágeno do tipo III forma as chamadas fibras reticulares. 
 
Sendo assim, imagine a seguinte situação: Josué, de 35 anos, é repórter de televisão em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. Recentemente, Josué foi promovido à ancora do jornal matutino local. Ele procura uma clínica para tratamento das rugas ao redor dos olhos. A profissional que o atende explica que, com a idade, a pele já não tem mais a mesma capacidade de distensibilidade e retração devido à redução na produção de fibras do tecido conjuntivo que forma a derme, o que ocasiona o aparecimento das rugas.
 
Dessa forma, assinale a alternativa a seguir que contém as fibras do tecido conjuntivo cuja função é promover a retração do tecido.
	
	
	Fibras elásticas.
	
	
	Fibras longas.
	
	
	Fibras curtas. 
	
	
	Fibras reticulares.
	
	
	Fibras colágenas.
	
	
	
	
	
	
Feedback da resposta:
Parabéns! Sua resposta está correta! As fibras elásticas são responsáveis pela retração dos tecidos.
PERGUNTA 5
Os componentes musculares de um músculo são: ventre muscular, que confere ao músculo a capacidade de contratilidade; tendões e/ou aponeuroses, que conferem fixação do músculo ao osso; e fáscia muscular, que, além de sustentação, confere proteção e nutrição ao músculo. 
 
Todos os músculos esqueléticos possuem estes componentes e estão dispostos nas regiões anteriores, posteriores, superficiais e profundas de cada parte do nosso corpo. 
 
Assim, imagine a seguinte situação: Marcos, um garoto de 17 anos, sofreu uma lesão com machado na região posterior da perna esquerda. Ele foi admitido no serviço de emergência de um hospital e o exame de ressonância magnética revelou que o machado seccionou parcialmente os músculos da região, além de estruturas nervosas. 
 
Dessa forma, com base em nossos estudos a respeito do assunto, considerando o caso de Marcos, quais dos seguintes músculos podemos esperar que tenham sido lesados?
	
	
	Esternocleidomastóideo e trapézio.
	
	
	Gastrocnêmio medial e lateral.
	
	
	Masseter e bucinador. 
	
	
	Vasto medial, intermédio e lateral.
	
	
	Bíceps e tríceps braquial.
	
	
	
	Feedback da resposta:
	Parabéns! Sua resposta está correta! Os músculos localizados na região posterior da perna são: gastrocnêmio (cabeça lateral e medial) e sóleo, formando em conjunto o tríceps sural.
PERGUNTA 6
Leia com atenção o caso a seguir.
 
Maria Lúcia sempre teve dificuldade em manter o peso corpóreo. Na primeira gestação, ela engordou cerca de 20 kg, perdendo sete nos meses após o parto. Porém, na segunda gestação, Maria Lúcia engordou 20 kg apenas nos primeiros seis meses. O resultado foi o surgimento de estrias na parte lateral da barriga. Com isso, Maria ficou preocupada e resolveu consultar o médico. O médico explicou que as estrias aparecem quando uma força de tração intensa é aplicada à pele e as fibras presentes na derme não resistem e se rompem. Neste caso, formam-se as estrias, lesões lineares na pele com um aspecto de cicatriz.
 
Sendo assim, assinale a alternativa a seguir que contém as fibras do tecido conjuntivo cuja função é resistir às forças de tração.
	
	
	Fibras colágenas.
	
	
	Fibras musculares.
	
	
	Fibras estriadas.
	
	
	Fibras elásticas.
	
	
	Feedback da resposta:
	Parabéns! Sua resposta está correta! As fibras colágenas conferem resistência às forças de tração aplicadas ao tecido.
PERGUNTA 7
O potencial de ação neuronal resulta em sinapses e em algum evento no órgão alvo. No caso de músculos, resulta em contração. 
 
Os músculos estriados esqueléticos apresentam este nome por conterem estrias, que são proteínas dispostas de maneira uniforme ao longo de toda a fibra. Essa composição proteica recebe o nome de sarcômero, a contração muscular é a diminuição das extremidades do sarcômero. Como em todo potencial de ação, a movimentação de íons entre os meios interno e externo celular são necessários para que haja inversão da polaridade celular. 
 
Assim, para a contração de um músculo estriado esquelético, um íon é fundamental. Qual é este íon e para onde ele migra para que haja a contração?
	
	
	Potássio, para fora do sarcoplasma.
	
	
	Sódio, para dentro do sarcoplasma.
	
	
	Sódio, para dentro do sarcolema.
 
	
	
	Cálcio, para fora do sarcoplasma.
	
	
	Cálcio, para dentro do sarcoplasma.
	Feedback da resposta:
	Isso mesmo, sua resposta está certa! Uma das proteínas que compõem o sarcômero é a troponina, sua subunidade apresenta afinidade ao cálcio. Este, ao ser liberado no sarcoplasma, conecta-se à troponina, que acaba por mudar sua conformação e expor o sítio de ligaçãoda actina à miosina. A miosina se liga à actina, deslizando sobre sua superfície. Este processo é a contração muscular.
	
	
	
PERGUNTA 8
1. Leia o excerto a seguir.
 
“As lesões musculares afetam os corredores principalmente durante os treinos de velocidade, incluindo os tiros e intervalados. O estiramento muscular é uma lesão indireta causada por um alongamento das fibras musculares além de sua capacidade normal de trabalho, ocorre geralmente na junção músculo-tendínea, área de menor resistência do músculo, ou também na inserção do tendão ao osso, em situações em que o músculo não está adequadamente alongado, portanto despreparado para aquele esforço físico”.
  
COHEN, M.; ABDALLA, R. J. Lesões nos esportes : diagnóstico, prevenção e tratamento. São Paulo: Revinter, 2003, s/p.
 
O excerto anterior nos diz sobre o músculo estriado esquelético. Este, quando visto pelo microscópio, apresenta:
	
	
	um ou dois núcleos periféricos e estrias transversais pela organização da actina e miosina. 
 
	
	
	vários núcleos centrais e ausência de estrias, a actina e a miosina estão dispersas no citoplasma da fibra.
	
	
	um ou dois núcleos centrais e ausência de estriais transversais pela ausência de actina e miosina.
	
	
	vários núcleos periféricos e estrias transversais pela organização da actina e miosina.
	
	
	vários núcleos centrais e estrias transversais pela organização da actina e miosina que formam os discos intercalares.
	Feedback da resposta:
	Parabéns! Sua resposta está correta! As células musculares são células alongadas, portanto, podemos chamá-las de fibras. Morfologicamente, os três tipos de tecidos musculares são distintos pelo formato celular, pela quantidade e pela localização do núcleo e presença ou não de estrias. As fibras musculares estriadas esqueléticas se apresentam alongadas, com estrias e núcleos diversos periféricos.
PERGUNTA 9
O tecido conjuntivo é um dos tecidos mais abundantes do nosso corpo, isto porque se encontra associado a todos os demais tecidos corporais devido as suas características e funções. Por estas razões, o encontramos na literatura como tecido conectivo, pois ele conecta os demais tecidos corpóreos; ou, como chamamos aqui, tecido conjuntivo, pois é capaz de formar o conjunto corporal. 
 
Assim, ao analisarmos uma lâmina histológica, devemos procurar por algumas características morfológicas que serão as que definirão qual tecido estamos observando.
 
São características morfológicas do tecido conjuntivo propriamente dito:
	
	
	presença de células justapostas devido à pouca quantidade de substância fundamental amorfa e vascularização.
	
	
	presença de células diferentes entre si, afastadas devido à presença de grande quantidade de matriz extracelular e vascularização.
	
	
	presença de células, pouca quantidade de matriz extracelular e ausência de vascularização. 
 
	
	
	presença de células semelhantes entre si, afastadas devido à presença de pouca matriz extracelular e vascularização.
	
	
	presença de células diferentes entre si, afastadas devido à presença de grande quantidade de matriz extracelular e avascularização.
	Feedback da resposta:
	Parabéns, sua resposta está correta! O tecido conjuntivo se apresenta associado aos demais tecidos por, justamente, ser o único vascularizado. Além disso, suas células diferentes entre si auxiliam na manutenção da abundante matriz extracelular, bem como na manutenção dos tecidos adjacentes.
PERGUNTA 10
Cada tipo celular que compõe o tecido conjuntivo possui funções específicas, seja na formação e na manutenção da matriz extracelular ou, também, na defesa do nosso corpo. É importante que tenhamos células de defesa, pois uma vez que o tecido conjuntivo é o único vascularizado, se algum patógeno entrar na vascularização, poderá atingir órgãos vitais, como o coração e o encéfalo.
 
Quando a nossa pele sofre uma lesão, o tecido conjuntivo fica exposto a possíveis agentes patogênicos, pois uma das primeiras linhas de defesa contra microrganismos foi rompida. Contundo, os invasores serão combatidos por outros mecanismos de defesa preparados pelo nosso organismo. 
 
Assim, a respeito do que estudamos sobre as funções celulares do tecido conjuntivo, é correto afirmar que:
	
	
	os plasmócitos vão combater os agentes invasores com o processo de fagocitose.
	
	
	os macrófagos são a nossa primeira linha de defesa, fagocitando os agentes patogênicos.
	
	
	os fibroblastos se diferenciam em macrófagos e fagocitam os agentes invasores e os restos celulares.
	
	
	os macrófagos produzem a histamina, que facilita a emigração de leucócitos da circulação. 
 
	
	
	os mastócitos combatem os agentes com a secreção de imunoglobulinas, proteínas biologicamente ativas.
	Feedback da resposta:
	Isso mesmo, sua resposta está certa! Os macrófagos são conhecidos como nossa linha de frente para algum combate contra patógenos, pois são as células com capacidade de fagocitose de um corpo estranho.

Continue navegando

Outros materiais