Buscar

Lista-de-macro-corrigida-20171

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE DE ECONOMIA
	
ANE 058 – Macroeconomia III
	
 Macroeconomia III
Abril/ 2017
Lista de Exercícios I – TURMA: (A) (B)
NOME: ______________________________________________________ MATRÍCULA__________
Questão 01) Suponha que o consumidor recebeu uma dotação inicial de riqueza de 60 000 reais, e viva por três períodos: Juventude, meia idade e aposentadoria. Os consumidores trabalham durante os dois primeiros períodos e aposentam-se no último, e recebam 20 000 reais, 35 000 reais e zero reais, respectivamente por período. A inflação no período é de 3% e a taxa de juros é de 7%.
A) Qual o valor presente descontado de todos os seus ganhos e riqueza dos três períodos de tempo.
B) Qual é o nível de consumo sustentável de tal forma que o consumo seja igual nos três períodos?
C) Se não houvesse dotação inicial de riqueza, qual é o nível de consumo sustentável de tal forma que o consumo seja igual nos três períodos?
D) Se a inflação passasse de 3% para 9%, qual é o nível de consumo sustentável de tal forma que o consumo seja igual nos três períodos?
Questão 02) Explique a hipótese do ciclo de vida e da hipótese da renda permanente. Quais são as diferenças e similaridades entre as hipóteses. Quais são as implicações em termos da sensibilidade do consumo corrente a variações na renda corrente? 
Questão 03) Compare a formação de expectativas racional e adaptativa. Discuta suas formulações matemáticas e como ambas as hipóteses lidam com a informação corrente e passada em termos de como os agentes lidam com os erros cometidos e seus impactos sobre a hipótese da renda permanente.
Questão 04) Considerem a razão dívida/PIB atual para economia brasileira de aproximadamente 40%. Assumam um crescimento de 5% para o PIB, e um superávit primário da ordem de 3% do PIB. Calculem a taxa de juros real consistente com uma razão dívida/PIB de 40%?
Questão 05) Analise a diferença sobre a taxa de juros e o investimento de uma variação temporária nos gastos do governo financiada por endividamento.
Questão 06) Um consumidor faz planos de poupança este ano. A sua renda real após os impostos será de 60 000 reais neste ano e de de 20 000 mil no próximo ano, a poupança recebe uma taxa de juros nominal de 14% ao ano e a inflação é de 10% ao ano. No primeiro ano ele teve um gasto de 18 000 reais para pagar um curso de especialização no. Qual seria o nível de consumo ideal para o consumidor desfrutar exatamente do mesmo nível de consumo em ambos os períodos, sem deixar dívidas ou ativos no final do segundo ano.
A) Quanto o consumidor deve poupar este ano? Quanto ele deve consumir no segundo ano?
B) Se sua renda subir de 20 000 reais no para 30 000 reais no segundo período, o que acontecerá com o seu consumo em ambos os períodos?
C) O que acontecerá se o curso passar de 18 000 reais para 21 000 reais?
D) O que acontecerá se a inflação subir para 14% e o juros permanecer em 14%?
Questão 07) Explique a Hipótese da Renda Permanente de Friedman, quais são os pressupostos, expressões matemáticas e a lógica subjacente à hipótese? Quais são as implicações em termos de política econômica?
Questão 08) Derive o modelo do Acelerador Flexível e explique a sua lógica. Estenda a sua resposta para incluir os custos de capital e construa um argumento mais completo para a teoria do investimento.
Questão 09) Marque verdadeiro ou falso e justifique sua resposta (ANPEC):
( ) De acordo com o modelo do “ciclo de vida”, os indivíduos poupam a mesma fração de sua renda ao longo da vida.
( ) Restrição orçamentaria intertemporal da família significa que, em qualquer período, a família não pode consumir mais do que sua renda disponível corrente.
( ) Ceteris paribus, uma queda na cotação das ações cotadas na Bolsa de Valores reduziria o chamado “q” de Tobin.
( ) Um aumento do volume de recursos aplicado na Bolsa de valores implica em um aumento equivalente no investimento agregado.
( ) O modelo dos novos clássicos propõe que um choque monetário positivo e não antecipado gere (no curto prazo) aumento de renda real, inflação e queda do salário real.
( ) Nos modelos de expectativa racionais, a política monetária é neutra no curto prazo.
( ) De acordo com a hipótese da renda permanente, um indivíduo não deveria modificar seu nível corrente de consumo diante de um aumento temporário da renda esperado paro o período seguinte.
( ) A vantagem do “q” de Tobin como medida do incentivo ao investimento é o fato de que ele reflete a lucratividade corrente e a lucratividade futura esperada do capital.
1

Outros materiais