Buscar

Relatorio PIM

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

2
 UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
RELATÓRIO PIM II – GESTÃO AMBIENTAL
BIRIGUI/2020
	Nº.
	NOME
	RA
	01
	ANTONIO CARLOS SIQUEIRA CAMPOS JUNIOR
	2067073
INTRODUÇÃO
Este projeto se destina a analisar a empresa estatal 2º Batalhão de Polícia Ambiental (que será nominada neste projeto de 2º BPAmb), que atua na área de prevenção e repressão das infrações ambientais, por meio das ações de polícia ostensiva, em consonância com a Constituição do Estado de São Paulo (SÃO PAULO, 1989)[footnoteRef:1]: [1: CONSTITUIÇÃO ESTADUAL DE 05 DE OUTUBRO DE 1989, atualizada até a Emenda Constitucional nº 49, de 06 de março de 2020.] 
Artigo 195 - As condutas e atividades lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, com aplicação de multas diárias e progressivas no caso de continuidade da infração ou reincidência, incluídas a redução do nível de atividade e a interdição, independentemente da obrigação dos infratores de reparação aos danos causados.
Parágrafo único - O sistema de proteção e desenvolvimento do meio ambiente será integrado pela Polícia Militar, mediante suas unidades de policiamento florestal e de mananciais, incumbidas da prevenção e repressão das infrações cometidas contra o meio ambiente, sem prejuízo dos corpos de fiscalização dos demais órgãos especializados.
Tal legislação estadual atribui especificidade de atuação à Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio do Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb), pois o Poder Público já foi contemplado a obrigação de proteger o meio ambiente pela Constituição Federal (BRASIL, 1998):
Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
O 2º BPAmb é uma Unidade de policiamento especializado da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que foi criada em 21 de junho de 1977, sediada no município de Birigui, estando subordinada diretamente ao CPAmb, possuindo jurisdição na atividade de fiscalização ambiental nos 186 (cento e oitenta e seis) municípios que compõem 04(quatro) regiões administrativas do Estado: Araçatuba, Bauru, Marília e Presidente Prudente, com um efetivo fixado de 355(trezentos e cinquenta e cinco) distribuídos por 18(dezoito) instalações físicas na região, abrangendo uma população estimada de 3.749.791‬ habitantes[footnoteRef:2], representado pouco mais de 30% do território estadual. [2: População estimada em 2020 pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados.] 
O método de apresentação das informações será desenvolvido por meio de apresentação de dados da referida empresa estatal, sua relação com a sociedade e sua ação em compliance, transversalizando os conhecimentos teóricos transmitidos no bimestre das matérias Economia e Mercado, Recursos Materiais e Patrimoniais e, finalmente, Matemática Aplicada.
E, por meio das informações coletadas junto à organização policial militar, objetiva-se demonstrar as ações práticas da empresa no seu cotidiano, por meio das matérias estudadas, na seguinte conformidade:
a. na pasta de Economia e Mercado serão tratados temas relacionados à visão do 2º BPAmb, que por sua vez representa o agente econômico Governo na ação fiscalizadora dos agentes econômicos Empresas, representadas pelas usinas que atuam no setor sucroenergético (que possui atuação concomitante no setor primário e secundário da economia) e, inevitavelmente, do agente econômico Famílias, envolvidas direta e indiretamente na produção.
b. na pasta de Recursos Materiais e Patrimoniais serão vistos e expostos como se desenvolve a gestão de estoque de materiais e o planejamento para a aquisição/substituição de kit de segurança para a proteção dos seus agentes e integrantes da comunidade na qual atua, em razão da pandemia ocasionada pelo COVID-19.
c. na matéria Matemática Aplicada, serão apresentados relatórios da empresa que demonstrem a relevância da aplicação de tal disciplina na gestão da empresa pública.
1. ECONOMIA E MERCADO
No assunto da a economia e mercado, adentra ao tema da empresa em destaque, o 2º BPAmb, como já brevemente apresentada, é uma empresa estatal que atua na fiscalização do meio ambiente, por meio do poder de polícia, que é simplesmente, como o poder de que dispõe a administração pública para, na forma da lei, condicionar ou restringir o uso de bens, o exercício de direitos e a prática de atividades privadas, visando a proteger os interesses gerais da coletividade (PAULO, 2012). O intuito é apresentar uma visão microeconômica resultado da ação da empresa pública objeto de estudo.
Aliada à responsabilidade legal de atuação já demonstrada, suas ações encontram o devido arcabouço jurídico na Carta Magna (BRASIL, 2010), conforme abaixo:
Art. 170. A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios:
[...]
VI- defesa do meio ambiente, inclusive mediante tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos e serviços e de seus processos de elaboração e prestação;
Ao se tratar da parte microeconômica da 2º BPAmb, dentro das ações de segurança pública, especialmente na ação de polícia ostensiva na fiscalização ambiental, é notório que tal órgão do Estado desenvolve atividades de prevenção e repressão a queimadas em sua área de atuação, atingindo nisso as grandes áreas de plantação e colheita pertencentes ou arrendadas por empresas sucroenergéticas.
Das usinas instaladas no Estado de São Paulo, elas executaram 56% da cana-de-açúcar moída nacionalmente, o que também traduz em áreas passíveis de incêndios florestais, incluindo áreas de preservação permanente (APP), como cursos d’água, matas ciliares e nascentes que estão inseridas nessas propriedades. 
 Apenas o Estado de São Paulo corresponde a 55,2% das áreas com plantio de cana-de-açúcar no país[footnoteRef:3], reforçando a relevância da ação fiscalizadora, efetuada por meio do Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, denominada Operação Corta-Fogo, implantada na safra 2010/2011 e desenvolvida por diversos agentes estaduais, em especial a Polícia Ambiental. [3: União da Indústria de Cana-de-Açúcar (ÚNICA) - https://is.gd/COmxVG , acesso em 29Mai20.] 
Imagem 2 – Mapa de risco de incêndio gerado pelo INPE[footnoteRef:4] [4: De acordo com http://queimadas.dgi.inpe.br/queimadas/portal/risco-de-fogo-meteorologia, acesso em 29Mai20.] 
Por meio da fiscalização e educação ambiental e, em 2007, com a instituição do Protocolo Agroambiental do Setor Sucroenergético, criou-se um modelo de cooperação realizado entre governo do Estado, usinas e fornecedores de cana-de-açúcar, focado na urgência de organização da atividade agrícola e industrial com ações que estimulem a sustentabilidade da cadeia produtiva de açúcar, etanol e bioenergia, desenvolvendo os objetivos de fim uso do fogo nos canaviais.
 As ações desenvolvidas pelo 2º BPAmb, da mesma forma que apresenta Soldera e Bortoloti (2020), como representante governamental na fiscalização ambiental tem mitigado os impactos ambientais oriundos da propagação no ar de resíduos sólidos, na proteção da fauna e flora silvestre, nas matas ciliares e nascentes de água, afetando diretamente a qualidade de vida da população que reside no entorno dessas áreas, bem como na melhoria do produto oriundo da cana, incentivando o desenvolvimento de tecnologias e protocolos de qualidade na produção, que por fim é traduzido em benefícios econômicos para o setor, com o aumento da área colhida sem aumentar a área de plantação, no período de 2007 a 2018[footnoteRef:5]. [5: Constante em https://bityli.com/HSow2 , acesso em 30Mai20.] 
2. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Apesar de não se
enquadrar no setor produtivo de bens, o 2º BPAmb é órgão de prestação de serviços públicos e, para tanto, necessita de meios materiais para que não se interrompam os atendimentos, sem afetar a eficiência e eficácia de suas ações, tornando-se imperativo que execute em harmonia as atividades de planejamento, execução e controle para a aquisição dos recursos essenciais para o desenvolvimento de suas atividades.
Na atual conjuntura da saúde brasileira, em razão da pandemia gerada em razão do COVID 19, os serviços essenciais de fiscalização e atendimento ao público da Polícia Ambiental tornaram-se uma grande possibilidade de risco de propagação do vírus do novo coronavírus, tanto para o agente público quanto para aqueles que são envolvidos diretamente pela sua ação de fiscalização, caso medidas de prevenção urgentes não fossem desenvolvidas. Nisso, a administração de estoques de máscaras de proteção, álcool em gel e luvas tornou-se vital para a continuidade dos serviços nesses tempos difíceis.
A análise pormenorizada do controle do estoque de segurança, em consonância com a demanda média diária, bem como o tempo de entrega dos materiais é essencial para a não interrupção das atividades. Apesar das aquisições de tais materiais destinadas ao público interno sejam regidas pela Lei de Licitações (8.666/93), em fevereiro deste ano foi aprovada lei Lei 13.979[footnoteRef:6], que dispõe de medidas para o enfrentamento da pandemia, facilitando a aquisição desses recursos enquanto durar a emergência de saúde pública. [6: Constante em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/L13979.htm, acessado em 30Mai20.] 
De acordo com Lelis (2016), deve-se minimizar os riscos, elaborando-se um calendário de controle, calculando-se a quantidade que será adquirida, executando uma compra única ou efetuar compras e entregas programadas.
Para compreender melhor o cálculo para aquisição do kit de segurança (máscara, álcool em gel e luvas) por parte do 2º BPAmb para a proteção da sociedade a qual serve, é de suma relevância que seja observada a tabela a seguir.
tabela 1 – definição do estoque de segurança (mínimo)
Levando-se em consideração que o tempo de entrega inclui o período de identificação do quantitativo a ser adquirido, a elaboração do pedido de compra e a disponibilidade para o uso do material, que é usado diariamente nas atividades, é de notada importância que o gestor de materiais possua o controle rígido sobre os prazos para reposição do material, sob pena incapacitar a força de trabalho, haja vista a mudança dos protocolos de atuação da instituição policial militar, conforme explana Cesar Sacheto (2020).
imagem 2 – divulgação da ação de policiais ambientais na área rural
3. MATEMÁTICA APLICADA
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 8.ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
BRASIL.  Lei Nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020: Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/L13979.htm. Acesso em: 30 maio 2020.
CANAONLINE. Polícia Ambiental adota critério que prevê anistia para queima de cana. Disponível em: http://www.canaonline.com.br/conteudo/policia-ambiental-adota-criterio-que-preve-anistia-para-queima-de-cana.html. Acesso em: 30 maio 2020.
CANAONLINE (comp.). Polícia ambiental reforça fiscalização para manutenção dos aceiros nos canaviais. Disponível em: http://www.asforama.com.br/noticia/policia-ambiental-reforca-fiscalizacao-para-manutencao-dos-aceiros-nos-canaviais. Acesso em: 30 maio 2020.
LELIS, Eliacy Cavalcanti. Administração de Materiais. 1.ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016.
LIMA, Glenda. Qual a importância do estoque de segurança e como pode ser feito. Disponível em: https://gestaoempreendedora.com/qual-a-importancia-do-estoque-de-seguranca/. Acesso em: 30 mai. 2020.
LIMA, Luiz Henrique. Covid-19 e compras públicas. Disponível em: http://genjuridico.com.br/2020/04/24/covid-19-compras-publicas/. Acesso em: 30 mai. 2020.
SÃO PAULO. Seção de Logística. 2º BPAmb. Planejamento e aquisição de Kit de segurança. Birigui: 2º BPAmb, 2020.
CESAR SACHETO. Coronavírus muda protocolo de atuação da Polícia Militar de SP. Disponível em: https://noticias.r7.com/sao-paulo/coronavirus-muda-protocolo-de-atuacao-da-policia-militar-de-sp-24032020. Acesso em: 30 maio 2020.
SOLDERA, Fábio; BORTOLOTI, Juliano. Polícia Ambiental Paulista Divulga Boas Práticas Para Evitar Incêndios e, Consequentemente, Multas em Lavouras Canavieiras. Disponível em: https://www.bbmo.adv.br/artigo/policia-ambiental-paulista-divulga-boas-praticas-para-evitar-incendios-e-consequentemente-multas-em-lavouras-canavieiras. Acesso em: 29 maio 2020.
UNICA. Área Cultivada com cana-de-açúcar: São Paulo 2007-2018. Disponível em: https://is.gd/COmxVG . Acesso em: 29 maio 2020.
demanda 
média diária
tempo de 
Entrega 
(dias)
estoque 
mínimo
Kit segurança769684

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando