Buscar

01 zabala GABARITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SIMULADO ZABALA
01. (VUNESP/2013) No livro “A prática educativa: como ensinar”, Zabala (1998:13) inicia o primeiro capítulo afirmando que “um dos objetivos de qualquer bom profissional consiste em ser cada vez mais competente em seu ofício”. Esta competência é adquirida mediante o conhecimento e a experiência e será determinada pelas seguintes variáveis:
(A) as avaliações externas; os conteúdos procedimentais; o relacionamento com a gestão; a diversidade dos alunos; a localização da escola; o acervo de materiais.
(B) o currículo; a diversidade social; a formação do professor; as atividades propostas; o uso dos guias didáticos; o engajamento político.
(C) o planejamento das aulas; o registro das ações; a prática educativa; a intencionalidade; a avaliação; o conhecimento dos alunos.
(D) o relacionamento interpessoal; a formação de sujeitos acríticos; a representação do professor na escola; a interação do aluno com o objeto de conhecimento; a proposta e as condições de trabalho.
(E) as sequências didáticas; o papel do professor e dos alunos; a organização social da aula; a utilização do tempo e dos espaços; a organização dos conteúdos; os recursos didáticos; a avaliação.
2. No processo de ensino e aprendizagem, Zabala (1998) enfatiza que existe uma relação entre o processo de apreensão e o tipo de conteúdo trabalhado. Esse autor diferencia na aprendizagem as características de quatro tipos de conteúdos. Os conteúdos que se representam como um conjunto de ações ordenadas e com um fim, incluindo regras, técnicas, métodos, destrezas e habilidades, estratégias e procedimentos, verificados pela realização das ações dominadas pela exercitação múltipla e tornados conscientes pela reflexão sobre a própria atividade, são os conteúdos:
A) factuais.
B) procedimentais.
C) atitudinais.
D) de aprendizagem de conceitos. 
3. A organização dos conteúdos na escola deu lugar a diversas formas de relação e colaboração entre as diferentes disciplinas. Para Zabala (1998), “podemos estabelecer três graus de relações disciplinares: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade”. Para este autor, a interdisciplinaridade é:
A
o grau máximo de relações entre as disciplinas, que supõe uma integração global dentro de um sistema totalizador que favorece uma unidade interpretativa com o objetivo de constituir uma ciência que explique a realidade sem parcelamento.
B
a organização em que os conteúdos escolares são apresentados por matérias independentes umas das outras em que o conjunto de disciplinas é proposto simultaneamente sem que os professores estabeleçam explicitamente as relações que podem existir entre elas.
C
a organização de conteúdos escolares em que as disciplinas só poderão ser trabalhadas segundo os complexos de interesse de Freinet, o currículo experimental de Taba ou o globalismo dos centros de interesse de Decroly.
D) a interação entre duas ou mais disciplinas, que pode ir desde a simples comunicação de ideias até a integração recíproca dos conceitos fundamentais e da teoria do conhecimento, da metodologia e dos dados da pesquisa.
E)um método em que todo o ensino se dá por meio da pesquisa, feita pelos alunos, sobre os múltiplos problemas da realidade, com a proposição de hipóteses de trabalho que deverão ser verificadas a partir de dados coletados.
4. Zabala, no capítulo 2 da obra A prática educativa – como ensinar (1998), critica a forma de situar os diferentes conteúdos de aprendizagem sob a perspectiva disciplinar e propõe que os abordemos sob o ponto de vista do processo de aprendizagem vivido pelo educando, no qual são diferentemente aprendidos os diferentes tipos de conteúdo: factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais. Em relação à aprendizagem dos conteúdos conceituais, Zabala afirma que ela depende de atividades
A) sequenciadas, partindo da definição científica para sua aplicação em exercícios de complexidade crescente.
B)complexas, que demandam um real esforço para rememorar os conceitos explicados pelo professor.
C)de leitura e cópia para repetição verbal e memorização da definição do objeto conceituado.
D)
complexas que provocam um verdadeiro processo de elaboração e construção do conceito.
E)
de repetição de ações para dominar habilidades cognitivas e socioafetivas.
5. Zabala (1998) trata do ensino segundo as características tipológicas dos conteúdos. Em relação ao ensino dos conteúdos factuais, é correto afirmar que
A)
eles requerem uma compreensão do significado e, portanto, um processo de elaboração pessoal.
B)
o componente afetivo, nesses tipos de conteúdo, atua de forma determinante na aprendizagem, o que torna as atividades muito mais complexas que as dos outros conteúdos.
C)
o caráter reprodutivo desses conteúdos implica em exercícios de repetição verbal; assim, deve-se repetir tantas vezes quanto forem necessárias até que se consiga a automatização da informação.
D)
O dado mais relevante é determinado pela necessidade de realizar exercícios suficientes e progressivos das diferentes ações que formam os procedimentos, as técnicas ou estratégias.
Gabarito
1-E
2-B
3-D
4-D
5-C

Continue navegando