Buscar

N1 - IT Budget

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

IT BUDGET – ESTUDO DE CASO
Por Francisco Bernardes
	Visto o histórico apresentado no caso, devemos levar em consideração 3 fatores essenciais para o correto entendimento da solução proposta:
1. Crescimento forte em épocas anteriores
A existência deste fato deixa claro que o processo produtivo da empresa foi bem desenhado e a qualidade do produto final é indiscutível. Além disso o modelo administrativo adotado funciona, porém é passível de atualização.
2. Gestão de TI despreparada
O setor foi ignorado por muito tempo, sendo apenas um meio para um fim e não uma ferramenta de crescimento do negócio. Tal fator demonstra que a gestão como um todo não buscava se atualizar sobre os novos modelos de negócios e nem sobre as novas tecnologias, sendo que a TI era apenas para “apagar incêndios” e manter os computadores funcionando.
3. Gestão aberta à mudança
Apesar dos erros cometidos, a gestão percebeu que não mudar seria equivalente a matar a empresa. Sendo assim, as mudanças apresentadas neste trabalho provavelmente não serão barradas e não sofrerão problemas com a necessidade de muitas aprovações.
Assim sendo, tendo como base o conteúdo apresentado na disciplina, pode-se estabelecer os principais pontos a serem trabalhados para o correto desenvolvimento e implementação do IT budget.
Primeiramente, seria interessante realizar um mapeamento dos processos administrativos da empresa de forma que possam ser estabelecidos responsáveis por cada tarefa, custos de cada área e atuação da TI nesses processos. Isso ajudará a estabelecer as melhores ferramentas para cada área.
Em sequência, haveria a distribuição dos custos de cada área baseado no mapeamento dos processos, estabelecendo-se os devidos centros de custos, seguido pela inserção desses dados num ERP de forma a garantir o uso correto e consciente dos investimentos empresariais.
Após isso, seriam contemplados os devidos avanços e atualizações tecnológicas necessários para garantir a competitividade da empresa no atual cenário, incluindo nisso o levantamento de CAPEX e OPEX.
Por fim, seriam implementados os relatórios de BI a fim de auxiliar na tomadas de decisões dos gestores e no controle e planejamento financeiro e administrativo da organização.

Continue navegando