Buscar

Avaliação I - Individual FLEX

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
	Na ciência econômica, os recursos produtivos são considerados como escassos, portanto os processos produtivos têm uma oferta de bens e serviços finitos. De outro lado, as necessidades humanas são consideradas:
	 a)
	Ilimitadas, desde que o nível de ingressos das pessoas possa absorver a oferta ilimitada de produtos e serviços providenciados pela força produtiva.
	 b)
	Limitadas, pois os seres humanos podem chegar a seu nível de saciedade, além do qual não conseguem consumir mais bens materiais.
	 c)
	Ilimitadas ou limitadas, dependendo das circunstâncias, pois tudo depende do nível de ingressos das pessoas e do desenvolvimento da sociedade.
	 d)
	Ilimitadas, pois assim que uma pessoa tem assegurado as suas necessidades básicas atendidas, outras vão surgir no caminho da satisfação material.
	2.
	Economia pode ser definida como uma ciência social que procura relacionar da melhor maneira possível a produção de bens e serviços satisfazendo às necessidades da sociedade. Essas necessidades são consideradas essenciais e ilimitadas para a sobrevivência e promoção do bem estar da população. Temos, portanto, recursos limitados para atender necessidades ilimitadas. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- São considerados limitados os investimentos públicos voltados à geração de empregos para toda sociedade.  
II- São considerados limitados os investimentos privados destinados ao financiamento do setor público.
III- São considerados limitados os recursos produtivos utilizados para a produção de bens e serviços destinados à sociedade.
IV- São consideradas limitadas as rendas dos consumidores, principalmente em países desenvolvidos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	3.
	Parte das necessidades e desejos das pessoas é atendida através da produção e comercialização de uma grande variedade de bens e serviços: celulares, automóveis, serviços de transporte (aéreo, rodoviário, marítimo), serviços médicos ou educacionais, imóveis, roupas, calçados, bebidas. Independente de ser um bem ou serviço, para que sua produção aconteça, é necessário o emprego de um conjunto de recursos produtivos, também conhecidos como fatores de produção. Atualmente, esses recursos são classificados em cinco categorias. Sobre as categorias de classificação dos recursos produtivos, analise as opções a seguir:
I- Salários, capital (financeiro, máquinas e equipamentos), tecnologia, trabalho e saúde.
II- Capital, atualização monetária, juros, aluguel e dividendos.
III- Capacidade empresarial e tecnologia.
IV- Terra, trabalho, capital (financeiro, máquinas e equipamentos).
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções III e IV estão corretas.
	 b)
	As opções II e IV estão corretas.
	 c)
	As opções I e II estão corretas.
	 d)
	As opções I, II e III estão corretas.
	4.
	Pode-se encontrar vários significados para a palavra Economia, interpretações que podem mudar de acordo com o contexto ou perspectiva que se vai analisar. Com base nos significados dessa palavra, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Senso comum.
II- Atividade econômica.
III- Ciência econômica.
(    ) Para a maioria das pessoas, a palavra economia significa economizar. Desta forma, ela é sinônimo de poupar, visando guardar e acumular recursos para no futuro poder utilizá-los.
(    ) A palavra economia pode ser relacionada à ação humana destinada para produzir, distribuir e consumir produtos e serviços; dessa maneira, atingir determinadas necessidades em vistas de perpetuar a espécie humana e a sociedade.
(    ) Estuda as diferentes maneiras pelas quais as sociedades se organizam e se relacionam para produzir, distribuir e consumir riquezas, de modo a atender às necessidades humanas e, com isso, garantir a sua sobrevivência e perpetuação como espécie e como organização social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	II - I - III.
	 c)
	II - III - I.
	 d)
	III - I - II.
	5.
	Durante a década de 1930, o capitalismo mundial passou por profundas transformações, que foram ainda mais intensas com o final da Segunda Guerra Mundial. Estas transformações foram inspiradas nas ideias do economista britânico John Maynard Keynes. Levando em conta o contexto socioeconômico, após a década de 1930, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Umas das consequências positiva destas transformações foi o crescimento superior dos gastos públicos, quando comparado ao dos recursos arrecadados.
	 b)
	As alterações do papel Estado a partir da década de 1930 promoveu, no Brasil, um processo acelerado da produção agrícola.
	 c)
	O Estado assumiu a responsabilidade de estimular a Demanda Agregada e, dessa forma, garantir emprego e renda para parcelas crescentes da população.
	 d)
	A principal consequência desse conjunto de transformações foi o crescimento do liberalismo econômico conduzido pelos Estados.
	6.
	O mercado econômico funciona como um espaço de interação constante entre os diferentes agentes econômicos. Uma das vantagens da existência do mercado é que, quanto mais consumidores, maior será a necessidade de produtos ou serviços, e maior será a quantidade de empresas dispostas a oferecê-los. De outro lado, uma das desvantagens é que:
	 a)
	A sociedade é feita de consumidores prestes a satisfazer suas necessidades, porém as empresas nunca procuram satisfazer as necessidades dos consumidores.
	 b)
	Os consumidores e as empresas nem sempre concordam com os bens e os serviços que a sociedade precisa, assim as empresas sempre produzem bens com menor custo.
	 c)
	As empresas estão sempre prestes para satisfazer as necessidades das pessoas, mas as pessoas preferem poupar.
	 d)
	A sociedade não é feita somente de consumidores com renda disponível para satisfazer as suas necessidades; logo, quem não tiver renda disponível não terá sua necessidade atendida.
	7.
	Durante o Renascimento, no início do século XVI, as atividades sociais e econômicas passaram por profundas transformações. Esta dinâmica dá origem às primeiras teorias econômicas, tal como a mercantilista e a teoria fisiocrata. Em cada uma destas teorias econômicas, respectivamente, a fonte de riqueza era vista a partir:
	 a)
	Do trabalho humano; da utilidade da mercadoria.
	 b)
	Dos metais preciosos (ouro e prata); das atividades ligadas à terra e ao trabalho.
	 c)
	Do trabalho humano; dos metais preciosos (ouro e prata).
	 d)
	Da utilidade da mercadoria; do trabalho e dos metais preciosos (ouro e prata).
	8.
	Celso Furtado foi um dos mais importantes e influentes intelectuais da história econômica do Brasil. Autor de dezenas de livros, ensaios e teses, contribuiu de forma decisiva para a interpretação das barreiras ao desenvolvimento no Brasil e na América Latina. Adepto do intervencionismo keynesiano, uma de suas obras, Formação Econômica do Brasil, é considerada até os dias de hoje peça-chave para a análise socioeconômica brasileira. Com base no pensamento furtadiano e nas teorias econômicas, analise as sentenças a seguir:
I- O economista Celso Furtado teve importante contribuição para entender o Brasil a partir do Brasil, uma vez que se dedicou a compreender a formação econômica em seu conjunto.
II- O "intervencionismo keynesiano" mencionado no enunciado diz respeito às teorias de John M. Keynes que destacaram-se durante a década de 1930.
III- Em síntese, a obra de Celso Furtado defendeu o chamado liberalismo econômico num momento em que a economia industrial passava para a agroexportadora.
IV- Um dos trabalhos de Celso Furtado serviu, inclusive, para a elaboração do Plano de Metas de Juscelino Kubitschek, que impulsionaria o país na direção do desenvolvimento.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BARRETO, Pedro. Crescimento com distribuição de renda e justiça social. Desafios do Desenvolvimento, ano 6, edição 53, 2009. Disponível em:<http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=2275:catid=28&Itemid=23>.
Acesso em: 17 ago. 2016.
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	9.
	Na economia de um país, há problemas e oportunidades a serem resolvidos, o que se conhece como Problemas Econômicos Fundamentais e que implicam três grandes tipos. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- O que e quanto produzir.
II- Como produzir.
III- Para quem produzir.
(    ) Quais bens e serviços serão produzidos? Qual pode ser a preferência dos bens e serviços a produzir, de primeira necessidade ou de luxo? De preferência, bens e serviços para a população ou para o serviço militar?
(    ) Para quem serão produzidas as mercadorias e os serviços? Preferencialmente para a classe média? A tendência é que as empresas produzam bens e serviços para quem tem renda.
(    ) Quais são as técnicas a serem adotadas? As matérias-primas, de onde poderão ser fornecidas? Para se produzir, precisa-se mais de capital humano ou de bens de capital (maquinaria e equipamentos)? Que técnicas e tecnologias serão adotadas? Quais os insumos a serem utilizados? As técnicas produtivas serão intensivas no uso de capital (máquinas e equipamentos) ou no uso da mão de obra?
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - II.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	II - III - I.
	10.
	O governo é um importante agente econômico. Ele desempenha um papel fundamental na economia de qualquer nação. Este papel é ainda mais importante em sociedades capitalistas em que o Estado emerge justamente para melhorar a relação entre os demais agentes macroeconômicos, ou seja, na relação entre empresários e consumidores. Com relação ao papel do governo na economia, analise as sentenças a seguir:
I- O governo concentra-se nas atividades de supervisão, regulação, oferta de bens públicos e distribuição de riquezas.  
II- O governo pode combater as desigualdades na distribuição das rendas e riquezas do país. Uma maneira de atuar, nesse sentido, é transferir renda para a camada da população mais favorecida economicamente, ou seja, com mais recursos financeiros.        
III- O governo pode ofertar bens e serviços com dinheiro público. Um exemplo disso é a oferta, pelo Estado, de saúde, educação e segurança pública.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando