Buscar

1 tvc imuno respostas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1) O sistema imune possui duas formas de atuação frente à quebra da homeostasia. Diferencie estas duas formas quanto à cinética, memória e diversidade. 
RESPOSTA IMUNE INATA: é a primeira linha de defesa; sua especificidade é para estruturas conservadas e compartilhadas (PAMPs e DAMPs); tem diversidade limitada; não tem memória. Os microrganismos atravessam barreiras epiteliais (pele, mucosa), barreiras químicas (pH, lipídeos e enzimas) até chegarem no interior do organismo onde entram em contato com as células: fagocíticas (neutrófilo e macrófago) e células NK que tentaram combater tal microrganismo. Há também proteínas do sistema complemento, mediadores de inflamação e citocinas e mecanismos específicos para estruturas comuns a grupos de microrganismo semelhantes. O tempo após infecção para começar a resposta imune é de 12 horas. 
RESPOSTA IMUNE ADAPTATIVA: sua resposta é estimulada pela exposição de agentes infecciosos; grande especificidade e diversidade de resposta; e tem memória (sua magnitude e capacidade aumentam com exposições posteriores a um microrganismo). Os linfócitos B agem como os anticorpos e os linfócitos T agem como as células T efetoras. O tempo após a infecção para a resposta imune é de 12 horas até 5 dias. Os componentes são: células (receptores específicos – TCR/BCR), anticorpos, citocinas e enzimas (perfonina e granzina). A imunidade inata pode ser: celular ou humoral. E como sua ação é mais tardia, gera a modulação, citotoxicidade e apoptose da célula. 
2) Defina e cite os órgão linfóides primários e secundários:
PRIMÁRIOS:
Medula óssea: local de maturação dos linfócitos B, é bem vascularizado; é responsável pela hematopoiese; sem ela não seria possível ter as demais células do sangue, inclusive a hemácia; ela é responsável por gerar as células troncos, células mieloides e linfoide que dão origem a todas as células do sistema imune; é encontrada nos ossos longos e achatados.
Timo: é onde ocorre a maturação dos linfócitos T; ele atrofia ao longo da vida (quando é jovem é maior e na velhice vai diminuindo) porém ele continua funcionando; é um órgão bilobado, situado no mediatismo anterior; cada lobo consiste de um córtex externo (região com mais células) e uma medula interna (região com menos células). 
SECUNDÁRIOS: 
Linfonodo: onde ocorre a ativação do resposta imune adaptativa, onde ocorre a apresentação de antígenos drenados pela linfa; tem folículos ricos em linfócitos T e B; a medula do linfonodo contem células apresentadoras de antígeno que drenam a linfa que é o liquido intersticial que fica entre as células; os antígenos podem cair na linfa. Os antígenos caem na linfa e pode ser drenado para o linfonodo mais próximo daquele tecido. Íngua é o nome dado à multiplicação de linfócitos ativados no linfonodo. Os linfócitos T não conseguem reconhecer o antígeno que chega solúvel na linfa, eles vão precisar de células apresentadoras. 
Baço: é o antígeno drenado via sangue; é o nosso órgão mais vascularizado; quando o antígeno cai na corrente sanguínea ele vai para o baço; ele tem que ter uma estrutura especifica rica em linfócitos T e B e que propicia a apresentação de linfócitos T. A polpa vermelha tem muitos vasos sanguíneos/hemácias; polpa branca tem linfócitos (arteríola central: linfócito T, e no folículo: linfócito B); e as células apresentadoras (macrófagos) ficam na zona marginal.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando