Buscar

TEORIA DA CONTABILIDADE - PROVA FINAL DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	A contabilidade busca, por meio da apreensão, quantificação, classificação, registro, eventual sumarização, demonstração, análise, o relato das mutações sofridas pelo patrimônio da entidade particularizada, a geração de informações quantitativa e qualitativa sobre ela, expressa tanto em termos físicos quanto monetários. As informações geradas pela contabilidade devem propiciar aos seus usuários uma base segura para as suas decisões, pela compreensão do estado em que se encontra a entidade, seu desempenho, sua evolução, riscos e oportunidades que oferece. Disserte sobre as características da tempestividade.
	Resposta Esperada:
Refere-se ao fato de que a informação contábil deve chegar ao conhecimento do usuário em tempo hábil, a fim de que este possa utilizá-la para seus fins. Nas informações que são preparadas e divulgadas sistematicamente, como as demonstrações contábeis, deve-se manter a periodicidade.
Quando por qualquer situação ou motivo, inclusive quando for de natureza legal, a periodicidade for
alterada, o fato e suas razões devem ser divulgados com a própria informação.
	2.
	Na Moderna Escola Francesa, a contabilidade já apresentava um considerável avanço, antes do desenvolvimento teórico da escola neocontista, que se assemelha à visão contábil de hoje com relação aos demonstrativos contábeis. Relacionado à Moderna Escola Francesa, descreva a finalidade da contabilidade para os neocontistas e a forma como eram divididas as contas contábeis.
	Resposta Esperada:
Para os neocontistas, a principal finalidade da contabilidade era o acompanhamento das variações do patrimônio, sejam elas em valor, quantidade ou qualitativamente.
Na sua visão, as contas contábeis eram divididas em três grandes grupos:
Ativo: representa o patrimônio com valores concretos e suas contas deveriam ser classificadas considerando o grau de disponibilidade.
Passivo: também representa o patrimônio com valores concretos; suas contas seriam classificadas de acordo com o grau de exigibilidade.
Situação Líquida: representa valores abstratos, também sofreria divisão em subcontas.

Outros materiais