Buscar

peper associaçao de resistores

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Associação de resistores
 Francisco Rogério S de Souza Davi Leão
Nos circuitos elétricos há uma quantidade de resistores que se organizam em série ou em paralelo. Note que o chamado “resistor equivalente” (Req) representa a resistência total dos resistores associados.
Veremos agora os três tipos de associação de resistores: os em serie, em paralelos e mistos. Vejamos agora os três exemplos:
Associação de resistores em série
Na associação em série, o resultado total será igual à soma de todas as resistências presentes no circuito, de modo que a corrente elétrica (i) é a mesma para todos os resistores do circuito. Portanto, para calcular o valor dos resistores, utiliza-se a seguinte expressão: RT= R1+R2+R3+R4+R5+...Rn.
Exemplo: Rt ( resistência total) = 5+3+4+2+6 = 20 ohm 
Temos então a soma dos cinco resistores em serie e o resultado de 20 ohm, também percebemos que em uma associação em seria a corrente precisa enfrenta cada resistor e suas resistência uma a uma até o final de todos resistores da associação, onde o resultado da resistência nesse circuito e a soma de todos os resistores. 
Associação de resistores em paralelo
Na associação em paralelo, os resistores encontram-se ligados ao mesmo potencial elétrico, no entanto, a corrente elétrica que atravessa cada resistor pode ser diferente, caso os resistores tenham resistências elétricas diferentes.
A associação em paralelo é obtida quando os resistores são ligados de modo que a corrente elétrica se divide ao passar por eles. Nesse tipo de associação, a resistência elétrica equivalente será sempre menor do que a menor das resistências.
Para calcularmos a resistência equivalente na associação de resistores em paralelo, fazemos a soma do inverso das resistências individuais:
Temos então: R1 02ohm R2 04ohm R3 06ohm
 
 R1 x R2 R1 02ohm x R2 04ohm 8ohm
Usamos a formula: Req = ---- ----- = ----------------------------- = --------- = Req= 1,33 ohm.
 R1+R2 R1 02ohm + R2 04ohm 6ohm
Associação mista de resistores
	Nessa associação, pode haver tanto ligação em série quanto ligação em paralelo. Observe que é possível existir diversos resistores ligados em série, conectados a dois resistores que estão ligados em paralelo entre si:
Ex: temos um circuito misto de três resistores, onde dois estão em paralelo e um em série. Primeiro pela regra resolveremos a associação em paralelo usando aquela formula conhecida, onde Req = R1 x R2 sobre R1 + R2. Em seguida temos a resolução em série que é o resultado da associação em paralelo + R3.
Dando valores aos resistores em paralelos R1 4ohm R2 6ohm 
Em série R3 4ohm
 RI x R2 4 x 6 24
Resolução --------- logo a Req= ------ = ------Req= 2,4ohm
 R1+ R2 4 + 6 10
Agora temos a resistência equivalente dos resistores em paralelos restando apenas o resistor R3 que estar em série, nesse caso usamos agora a formula de resistores em série onde a Req é igual a somas de todos os resistores, exe: R3 + a resistência equivalente de R1 e R2
Req = a Rr + R3. Logo a Req = 2,4 + 4
Req = a 6,4 ohm 
 
 
HELERBROCK, Rafael. "Associação de Resistores"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/associacao-resistores.htm. Acesso em 19 de novembro de 2020.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando