A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
N2

Pré-visualização | Página 2 de 2

(  ) A escolha dos materiais.
IV. (  ) A orientação do edifício na face norte.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, V, F.
	Resposta Correta:
	 
V, V, V, F.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A sequência está correta. Identificando as características acústicas do entorno, é possível orientar corretamente o edifício e distribuir os seus espaços internos, evitando a interferência das fontes de ruído. A escolha dos materiais, os detalhes e os sistemas construtivos podem garantir o isolamento do som e os ruídos de impacto que garantem a acústica do espaço interno.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
 
“Na década de sessenta os irmãos Olgyay aplicaram a bioclimatologia na arquitetura considerando o conforto térmico humano e criaram a expressão Projeto Bioclimático”.
 
LAMBERTS, R.; DUTRA, L.; PEREIRA, F. Eficiência energética na arquitetura . São Paulo: ELETROBRAS/PROCEL, 2014. p. 84.
 
Para os irmãos Olgyay, um edifício climaticamente equilibrado deveria seguir quatro etapas, sendo essas: estudos de dados locais; as condições de conforto em qualquer época do ano; a seleção do local; e a concepção plástica do edifício.
 
Assinale a alternativa que representa a ordem correta das quatro etapas mencionadas pelos Olgyay.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Climatologia, biologia, tecnologia e arquitetura.
	Resposta Correta:
	 
Climatologia, biologia, tecnologia e arquitetura.
	Feedback da resposta:
	 Resposta correta. A alternativa está correta, pois a climatologia consiste nos estudos dos dados locais; a biologia avalia as condições em qualquer época do ano; a tecnologia seleciona o local com a correta orientação; a última etapa seria a concepção plástica e morfológica do edifício, de acordo com as etapas anteriores, que se refere à arquitetura.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
 
“Uma fonte sonora emite ondas de som, aqui representadas por raios sonoros, que refletem nas diversas superfícies internas do ambiente analisado. A direção dessas reflexões é determinada pela geometria do local, e a intensidade de cada raio sonoro refletido é determinada pela capacidade de absorção do material onde ele reflete”.
 
ELETROBRAS. Acústica arquitetônica . Rio de Janeiro: Procel Edifica – Eficiência Energética em Construções, 2011. p. 24.
A respeito do desempenho dos materiais na acústica arquitetônica, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F
para a(s) Falsa(s).
 
I. (  ) O material empregado nos pisos é irrelevante para a qualidade acústica.
II. (  ) As cadeiras de um auditório são relevantes para a qualidade acústica.
III. (  ) O condicionamento acústico encarece a obra.
IV. (  ) Os forros nos auditórios sempre são usados para absorção do som.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, V, F, F.
	Resposta Correta:
	 
F, V, F, F.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A sequência está correta, pois todos os materiais em um espaço apresentam características específicas que influenciam a qualidade acústica de um ambiente onde os materiais estão posicionados, o que também contribui para o mesmo efeito. Além disso, o condicionamento acústico nem sempre encarece a obra, pois a correta geometria e o uso dos materiais corretos nos lugares corretos podem resolver soluções simples e evitar o custo posterior para corrigir os efeitos de um espaço inadequado.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	A importância da acústica arquitetônica é dada pela necessidade de reconhecer os fenômenos vinculados à propagação adequada e funcional do som nos seus diferentes espaços, que devem apresentar qualidades acústicas aptas para o seu uso. As propriedades acústicas dependem do comportamento do som no recinto. Dentre eles, há o fenômeno acústico que ocorre como consequência de reflexões sucessivas em superfícies opostas próximas, resultando no efeito das ondas estacionárias.
 
Assinale a alternativa que representa o fenômeno acústico mencionado.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Ressonância.
	Resposta Correta:
	 
Ressonância.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois o eco é a repetição do som, que consiste no reflexo da onda que, ao encontrar um corpo duro, volta ao seu emissor com atraso; a absorção consiste na característica da densidade de um material que absorve a maior parte do som; a ressonância ocorre como consequência de reflexões sucessivas em superfícies opostas próximas; a reverberação é característica da reflexão e da permanência do som, mesmo depois de ser interrompida pelo emissor.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
O comportamento climático está influenciado pelo seu desenho e pelo seu entorno. Para um maior controle desse comportamento, é importante conhecer as condições climáticas; uma delas tem as seguintes características: são consequências de acidentes geográficos, proximidade de morros ou áreas que podem servir como barreiras; existência de água próxima que reduz as variações de temperatura e aumenta a umidade do ambiente.
Os efeitos descritos anteriormente, correspondem:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
ao microclima.
	Resposta Correta:
	 
ao microclima.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois as condições microclimáticas são consequências de acidentes geográficos locais, como a inclinação do terreno, a proximidade de morros ou áreas que podem servir como barreiras contra o vento e a radiação solar.
	
	
	
Sexta-feira, 20 de Novembro de 2020 18h48min35s BRT

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.