Buscar

APX1-SUZANESANTOS-ADMPUB

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – UNIDADE DE VOLTA REDONDA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – ICHS
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP/UAB
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Disciplina: Introdução à Informática
Aluna: Suzane da Silva Emídio dos Santos 
Matrícula: 2011311023
Administração Pública
Polo: Paracambi
APX1
1 –Escolha 2 (duas) ferramentas da plataforma CEDERJ/Moodle e descreva a sua utilização. 
	A primeira ferramenta que eu escolho é a Biblioteca, presente na aba de Secretaria Virtual, ela é muito útil, embora na situação atual de isolamento não esteja sendo utilizada, através dela é possível o aluno consultar os polos que tem determinado livro para estudo, podendo assim ir até o polo para buscar esse livro para uso durante um período determinado.
	A segunda ferramenta e a que eu mais gosto é a agenda, ela mostra as três próximas atividades a serem realizadas pelo aluno em um curto período de tempo, assim para aqueles que costumam puxam muitas matérias ela é bem útil, já que não se faz necessário abrir matéria por matéria para visualizar as atividades com prazo de entrega curto, claro que é preciso cautela já que algumas atividades requerem bastante tempo de execução.
2 - O Linux é um Sistema Operacional que possui a licença de Software Livre. Explique a diferença entre kernel Linux e distribuição Linux. 
	Atualmente existem cerca de 300 distribuições Linux no mercado, isso porque como seu software é livre, qualquer pessoa motivada e com conhecimento na área pode criar sua própria distribuição. Uma distribuição Linux é um sistema operacional composto por um kernel, que é o núcleo do sistema operacional, e outros softwares necessários para o funcionamento da máquina. 
	O kernel está presente em todos os sistemas operacionais e não apenas no Linux, sem ele não seria possível um programa ser utilizado no computador físico, considerando que ele faz a comunicação entre o hardware e o software. Ele atua no gerenciamento da máquina, memória e processos.
3 - O Sistema Operacional (SO) é o conjunto de programas que fazem a interface do usuário e seus programas com os componentes do computador, entre ele a memória RAM. Explique por que é importante que exista um SO gerenciando o uso da memória RAM.
	Um computador é composto por hardwares, que são a parte física da máquina, e softwares que são os programas e que fazem a interação entre máquina e usuário. O sistema operacional e o principal software de um computador, sem o qual não seria possível a interação usuário máquina, ele é o conjunto dos softwares essenciais para o usuário, é responsável pela administração e interação software hardware. A memória RAM de um computador é responsável pelo armazenamento dos dados que o usuário esta utilizando naquele determinado momento. O sistema operacional sabe quanta memória RAM tem disponível e administra as ações do usuário de acordo com essa informação, se a memória RAM não for suficiente, ele pode fazer uso de memória virtual. Quando o sistema operacional entende que a memória RAM disponível não é suficiente a tendência é a máquina ficar mais lenta.
4 - Podemos pensar na internet como uma rede de redes, conectadas umas às outras. Um computador ligado a Internet permite compartilhar arquivos a nível mundial utilizando seu modelo de rede chamado cliente-servidor. Explique como funciona esse modelo e cite 1 (um) tipo de aplicação que utiliza esse modelo. 
	O modelo de rede cliente-servidor divide o processamento da informação em módulos, onde o cliente é a máquina do usuário que solicita um dado ao sistema que é o servidor e responde esse dado para o solicitante, para ser um modelo de rede cliente-servidor é necessário haver um equilíbrio entre solicitação e respostas, se a demanda for maior de um dos lados não é um sistema cliente-servidor. O servidor costuma seguir um modelo específico de atendimento, já o cliente pode requerer qualquer dado, um só cliente pode interagir com mais de um servidor.
	Um exemplo de aplicação que utiliza esse sistema, é a troca de e-mails, quando enviamos uma mensagem ela não vai direto oara a máquina do destinatário ela vai do computador do remetente (cliente) para um servidor de e-mail, para então seguir para o destino.
5 - Uma rede de computadores é um conjunto de computadores que estão ligados entre si através de algum meio de comunicação de forma que podem trocar informação. Nesse contexto, o que são e como se diferenciam Intranet e Extranet?. 
	A intranet é uma rede fechada, limitada a um grupo específico, por exemplo, os funcionários de uma empresa. Na intranet muitas vezes é possível o acesso somente dos computadores registrados pela empresa. Funciona como se fosse uma versão particular da internet, exclusiva para um determinado grupo de pessoas, pode ser usada para troca de informação entre setores entre outras utilidades. Agora quando essa rede é aberta para um outro grupo específico de pessoas, clientes ou fornecedores, por exemplo, temos a extranet. A diferença principal entre intranet e extranet está no gerenciamento da rede, na intranet quem gerencia é só uma empresa, já na extranet o gerenciamento é feito por várias empresas que compartilham a rede.
6 – Entre os componentes de hardware do computador, estão os componentes de armazenamento de dados. Estes componentes são dispositivos físicos (hardware) que possuem uma quantidade de espaço limitado de armazenamento. Explique como é a organização lógica desses dispositivos. 
	Memória é a parte do computador responsável pelo armazenamento de programas e dados, ela pode ser classificada como principal ou secundária. Na memória principal temos como exemplo a memória RAM ela funciona como armazenamento temporário, ela é responsável pelos dados que estamos usando naquele momento, somente durante o processamento, eles serão perdidos quando o dispositivo for desligado, ela é importante pois cuida do processamento rápido das informações utilizadas, quanto conseguimos fazer ao mesmo tempo. Quando falamos de memória secundária falamos de uma memória de armazenamento permanente, ela funciona complementando a memória principal, guarda os dados sem a necessidade de o dispositivo estar ligado na corrente elétrica, temos o HD como exemplo de memória secundária.
7 – Explique porque acesso ao código-fonte é uma condição necessária para o software ser considerado livre.
	Um software livre é aquele que permite ao usuário fazer as alterações que considerar necessárias para aprimoramento ou modificações no sistema. Para que seja possível esse aprimoramento é necessário que o usuário tenha acesso ao código fonte dele, já que lá estão todas as informações de como ele foi criado, dessa forma entendendo o funcionamento do software se torna possível sua modificação.
8 – Existem diversas formas de classificar os softwares. Considerando a classificação pelo objetivo, explique o que são e quais as vantagens de utilizar Software Como Serviço.
	Atualmente existem softwares como serviço em praticamente todas as áreas, é um modelo de programas online, onde não há a necessidade de se instalar todos os programas que costumamos usar na máquina, podemos acessar de qualquer lugar a qualquer momento, bastando ter acesso à internet, essa ferramenta é vantajosa em vários aspectos, um deles é a redução do custo com aquisição de programas que costuma ser alta em alguns itens, outro que vemos é que não é necessário atualização periódica, ou perda de tempo com manutenção. Porém uma vantagem que eu acredito ser a principal é o foco no negócio, a otimização do tempo, o empreendedor não precisa perder tempo com preocupações relacionadas aos softwares, e dessa forma pode investir tempo no aprimoramento de sua empresa. 
REFERÊNCIAS:
http://www.penta.ufrgs.br/redes296/cliente_ser/servidor.htm . Acessado em 26 de Setembro de 2020
MENDES, Antonio. Arquitetura de Software:desenvolvimento orientado para arquitetura. Editora Campus. Rio de Janeiro. RJ, 2002
BASTOS, Alberto. Informação Segura na Internet e Intranet: Oportunidade x Risco. IN: Revista Developers Maganize, Rio de Janeiro: Editora Axcel. Ed. fevereiro. pp. 44-45, 1998. 
http://www.ic.uff.br/~aconci/componentes.html . Acessado em 26 de Setembro de 2020.

Mais conteúdos dessa disciplina