Buscar

RESUMO DE NETTO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCAIS APLICAS
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL
Disciplina: FUND. HIST. E TEÓRICO-METODOLÓGICO DO SERVIÇO SOCIAL I
Docente: Nailsa Araújo 
Discente: Chirlei Cirino Cardoso
Turma: 01
RESUMO: NETTO, J.P. Capitalismo monopolista e serviço social. 3 ed. São Paulo:Cortes,2001.
O surgimento do serviço Social como profissão e como prática institucionalizada, socialmente está reconhecido e vinculado com a chamada questão social. As questões sociais no sentido universal querem significar o conjunto de problemas políticos, sociais e econômicos que surgem da classe operária, não há dúvidas na hora de relacionar o aparecimento do Serviço Social com as mazelas próprias da ordem burguesa.
Na tradição teórica que vem de Max, está consensualmente aceite que o capitalismo no último quartel do séc. XIX, experimenta profundas modificações no seu andamento e na sua dinâmica econômica, com incidência necessárias na estrutura social e nas instâncias política das sociedades nacionais em que envolvia. No capitalismo monopolista configura a sua intervenção contínua, sistemática e estratégia sobre as sequelas das questões sociais que, oferece o mais canônico paradigma da indissociabilidade de funções econômicas e políticas que é própria do sistema estatal da sociedade burguesa madura e consolidada.
Através da política social, o estado burguês no capitalismo monopolista procura administrar as expressões da questão social de tal forma a atender as demandas da ordem monopólica conformada, pela adesão que recebe categorias e setores cujas demandas incorpora, sistema de consenso variáveis, mas operantes. A passagem de moralização da sociedade à individualização dos problemas sociais é um processo que enlaça, como se verifica, componentes teóricos - culturais e tendências econômica sociais próprias da gestão e da consolidação da ordem monopólica.
É somente nessas intercorrência do conjunto de processos econômicos citados a cima que tangencial os nas seções do serviço Social como profissão, a constituição da profissão seria resultante de um processo cumulativo, cujo o ponto de arranque estaria na organização da filantropia e cuja culminação se localizaria na gradual incorporação, pelas atividades já organizadas e de parâmetros teórico-cientifico. Em suma, das protoformas do serviço Social a este enquanto profissão o envolver como um que desenharia um continuum.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando