Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA CONTABILIDADE

Prévia do material em texto

A questão da empresa janela para o céu não ter uma boa valorização durante a venda foi a falta de planejamento por parte dos filhos que não soube conduzir o negócio tão bem sucedido do pai. Outra situação que acabou acarretando na desvalorização da empresa foi a falta de investimentos em outra áreas ou ramos de negócio.
A constatação da Cia não ter recebido um valor tão alto quanto esperava, foi que analisaram apenas os bens tangíveis. Um dos fatores que ele deveriam ter analisado era o ativo não circulante (intangível) que é um grupo contábil que inclui todos os bens de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu empreendimento, assim como os direitos exercidos com essa finalidade. Se quisermos ligar a etimologia da palavra Intangível à definição dessa categoria de ativos, nada conseguiremos, a não ser concluir que não há tal significado etimológico no conceito contábil. 
Eles não souberam diferenciar o valor presente do valor justo, entende-se por valor presente o valor atual de um montante futuro. Segundo o Portal da Contabilidade, para determinar o valor presente de um fluxo de caixa, é necessário o conhecimento de diversos fatores, como o prazo de recebimento e a taxa de juros.
Portanto, a solução para essa baixa valorização dessa sociedade do ramo imobiliário, será a implantação de um bom planejamento de negócio, ter conhecimento na área de contabilidade, principalmente nos assuntos sobre ativo circulante e não circulante, pois serão primordiais na hora da venda.
Referencias Bibliográficas:
(MARTINS, 1972, p. 53)
Inc. II do § 1º do art. 178 da Lei nº 6.404/64.
(SOUSA, MAPURUNGA; PONTE, 2014).

Continue navegando