Buscar

Avaliação de Economia: conceitos e teorias

Prévia do material em texto

Acadêmico: Helio Fernandes de Souza (2433978)
Disciplina: Economia (ECO20)
Avaliação: Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:648546) ( peso.:1,50)
Prova Objetiva:25894388
1.	Os assuntos econômicos têm implicações no dia a dia das famílias, dos empregados, das empresas e de qualquer pessoa que interatua no mercado. Assim, mesmo que elas não gostem de falar, são impactadas pelos acontecimentos econômicos. Nesse sentido, sobre o significado de fazer economia, analise as sentenças a seguir:
I- Administrar bem os recursos pessoais finitos, otimizando os gastos; desta maneira evita-se desperdícios.
II- Desenvolver ações feitas pelos seres humanos, visando criar as condições materiais para se viver com luxo e sem preocupações.
III- Mesmo que as pessoas sem emprego interatuam nas atividades econômicas, porquanto, para viver, elas precisam consumir alimentos, que de alguma maneira foram adquiridos no mercado.
IV- Estudar as diferentes formas pelas quais a sociedade se organiza para produzir, distribuir e consumir bens e serviços para suprir as necessidades da população, e assim manter a dinâmica da sociedade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) As sentenças I, II e III estão corretas.
	b) As sentenças I e II estão corretas.
	c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	d) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 2.	Considere a afirmação publicada em jornal de circulação nacional: A economia chinesa cresceu cerca de 10,1% em 2010, segundo o vice-presidente da agência de planejamento econômico da China, que afirmou à Reuters, neste sábado, o que pode significar o maior ritmo de crescimento anual em três anos. Na afirmação, a palavra "economia" é utilizada no sentido de:
FONTE: Disponível em: <http://economia.estadao.com.br/noticias/negocios,economia-chinesa-cresceu-10-1-em-2010-diz-agencia-oficial,51138e>. Acesso em: 26 abr. 2017.
	a) Poupança.
	b) Ciência econômica.
	c) Atividade econômica.
	d) Consumo.
3.	A economia é constituída por milhões de pessoas envolvidas em muitas atividades, como compra, venda, produção, trabalho. O Fluxo Circular da Renda oferece uma forma simples de organizar todas as transações econômicas que ocorrem em torno das famílias e empresas no mercado. Neste contexto, dois mercados se formam: o mercado de bens e serviços e o mercado de fatores de produção. Com base no conceito de Fluxo Circular da Renda, analise as sentenças a seguir:
I- O Fluxo Real diz respeito à produção real de produtos e mercadorias no interior das empresas.
II- A economia de mercado apresentado pelo Fluxo Monetário se refere aos recursos financeiros que as famílias obtêm através dos trabalhos executados perante as empresas.
III- O mercado de Fatores de Produção é o local onde as famílias disponibilizam seus recursos disponíveis, e onde as empresas buscam os recursos necessários para a produção.
IV- No mercado de bens e serviços, as empresas produtivas têm a função de venda ou de oferta, enquanto que as famílias são as compradoras.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) As sentenças I e II estão corretas.
	b) As sentenças I e IV estão corretas.
	c) As sentenças I, II e III estão corretas.
	d) As sentenças II, III e IV estão corretas.
4.	Celso Furtado foi um dos mais importantes e influentes intelectuais da história econômica do Brasil. Autor de dezenas de livros, ensaios e teses, contribuiu de forma decisiva para a interpretação das barreiras ao desenvolvimento no Brasil e na América Latina. Adepto do intervencionismo keynesiano, uma de suas obras, Formação Econômica do Brasil, é considerada até os dias de hoje peça-chave para a análise socioeconômica brasileira. Com base no pensamento furtadiano e nas teorias econômicas, analise as sentenças a seguir:
I- O economista Celso Furtado teve importante contribuição para entender o Brasil a partir do Brasil, uma vez que se dedicou a compreender a formação econômica em seu conjunto.
II- O "intervencionismo keynesiano" mencionado no enunciado diz respeito às teorias de John M. Keynes que destacaram-se durante a década de 1930.
III- Em síntese, a obra de Celso Furtado defendeu o chamado liberalismo econômico num momento em que a economia industrial passava para a agroexportadora.
IV- Um dos trabalhos de Celso Furtado serviu, inclusive, para a elaboração do Plano de Metas de Juscelino Kubitschek, que impulsionaria o país na direção do desenvolvimento.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BARRETO, Pedro. Crescimento com distribuição de renda e justiça social. Desafios do Desenvolvimento, ano 6, edição 53, 2009. Disponível em:<http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=2275:catid=28&Itemid=23>. Acesso em: 17 ago. 2016.
	a) As sentenças I e III estão corretas.
	b) As sentenças III e IV estão corretas.
	c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	d) As sentenças I, II e IV estão corretas.
5.	A economia é uma ciência social que procura resolver, fundamentalmente, três problemas princpais: o quê/quanto produzir, como produzir, para quem produzir. Desta forma, o estudo da Economia tende a ser visto como uma ciência da escassez, pois procura administrar o uso de recursos considerados escassos frente a necessidades ilimitadas da sociedade. Sobre as necessidades humanas no âmbito da Economia, podemos considerá-las como:
	a) Ilimitadas, pois os gastos financeiros com consumo podem crescer indefinidamente.
	b) Ilimitadas, pois elas se renovam com o tempo, uma vez que o ser humano sempre busca melhorar sua condição material.
	c) Limitadas e exclusivamente materiais, pois podem ser plenamente atendidas pelo sistema produtivo, desde que ele esteja bem organizado.
	d) Limitadas, pois os seres humanos sempre chegam a um nível de saciedade, no qual tende a cessar seu consumo.
6.	Com o lançamento do livro "A riqueza das Nações", no ano 1779, e das ideias de Adam Smith começaram a se desenvolver as bases teóricas e práticas do sistema econômico capitalista, que possui alguns elementos fundamentais. Sobre esses elementos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Confiança no Liberalismo Econômico.
II- Harmonia de interesses.
III- Noção de interligação da ordem natural.
IV- Trabalho como fonte de valor.
( ) Diz respeito à crença de que quando os indivíduos buscam seus interesses particulares, estão servindo aos interesses de toda a sociedade.
( ) As atividades econômicas vão acontecendo segundo uma ordem natural e dinâmica, possuindo como regulador a livre concorrência e a lei de oferta e da demanda.
( ) Perspectiva que vê a Economia como um todo interligado a partir de leis naturais.
( ) A partir desta visão, a fonte da riqueza não estava apenas na terra, mas na agricultura e na indústria.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) III - II - IV - I.
	b) III - IV - II - I.
	c) II - I - III - IV.
	d) IV - III - I - II.
7.	A teoria econômica se divide em duas grandes áreas: teoria microeconômica e teoria macroeconômica. Embora em muitos momentos estas teorias se inter-relacionam, cada uma delas possui visão, objetivos e variáveis fundamentais de estudo. Com relação a essas divisões da economia, analise as sentenças a seguir:
I- A macroeconomia estuda o comportamento dos indivíduos, famílias, empresas e do mercado. A microeconomia se preocupa com o comportamento da economia como um todo.
II- A microeconomia possui como característica uma visão individual, enquanto a macroeconomia, uma visão global. 
III- Algumas variáveis de estudo da macroeconomia são: taxas de juros, inflação, salários, taxas de câmbio.
IV- O comportamento do consumidor, a produção das empresas e a oferta e a demanda são variáveis fundamentais de estudo da microeconomia.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) As sentenças I e III estão corretas.
	b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	c) Somente a sentença III está correta.
	d) Somente a sentença I está correta.
8.	Durante a década de 1930, o capitalismo mundial passou por profundas transformações, que foram ainda mais intensas com o final da Segunda Guerra Mundial. Estas transformações foraminspiradas nas ideias do economista britânico John Maynard Keynes. Levando em conta o contexto socioeconômico, após a década de 1930, assinale a alternativa CORRETA:
	a) A principal consequência desse conjunto de transformações foi o crescimento do liberalismo econômico conduzido pelos Estados.
	b) O Estado assumiu a responsabilidade de estimular a Demanda Agregada e, dessa forma, garantir emprego e renda para parcelas crescentes da população.
	c) Umas das consequências positiva destas transformações foi o crescimento superior dos gastos públicos, quando comparado ao dos recursos arrecadados.
	d) As alterações do papel Estado a partir da década de 1930 promoveu, no Brasil, um processo acelerado da produção agrícola.
9.	Podemos definir os recursos produtivos como elementos que são utilizados em processos produtivos. Isto significa que para produzir qualquer bem, com exceção daqueles com preço zero, é necessária a combinação de recursos produtivos também chamados de fatores de produção. Os recursos produtivos de uma economia podem ser classificados em: trabalho, terra ou recursos naturais, capital, tecnologia e capacidade empresarial. Com relação aos recursos produtivos, analise as sentenças a seguir:
I- O Capital pode ser definido como o conjunto de bens utilizados no processo de produção de outros bens e não essencialmente para atender a necessidades das pessoas. 
II- O fator de produção "trabalho" se materializa na capacidade empresarial. É o "saber fazer" do empresário em realizar atividades e funções em um processo produtivo. 
III- Terra compreende os recursos naturais e minerais utilizados em processos produtivos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) As sentenças II e III estão corretas.
	b) Somente a sentença III está correta.
	c) Somente a sentença I está correta.
	d) As sentenças I e III estão corretas.
10.	A evolução do pensamento econômico atravessou diversos períodos históricos que se distinguiram entre si por uma série de diversidades de ideias - dando origem às escolas econômicas. Um desses períodos foi caracterizado por uma ampla alteração na dinâmica mercantilista e feudal predominante até então. Desta forma, formava-se uma nova classe social, a burguesia, que aspirava ter liberdade para ampliar a exploração de novos negócios e mercados. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a escola do pensamento econômico ligada ao período histórico descrito:
	a) Keynesianismo.
	b) Escola Clássica.
	c) Escola Neoclássica.
	d) Escola Fisiocrata.

Continue navegando