Buscar

HISTÓRIA DO BRASIL COLONIA PROVA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	O infante D. Henrique foi o principal responsável pela fundação da lendária ?Escola de Sagres?, em 1433. Esta representa o poder do Estado centralizado que viria a predominar em Portugal e, também, um ícone que contribuiu para as grandes navegações. Nesse sentido, sobre a Escola de Sagres, analise as afirmativas a seguir:
I- A Escola de Sagres foi uma entidade formal de ensino e treinamento para as técnicas científicas e de navegação.
II- A Escola de Sagres tinha uma posição geográfica privilegiada, pois se localizava em um cabo no extremo sul de Portugal.
III- Além das inovações relacionadas à construção naval, a Escola de Sagres desenvolveu técnicas revolucionárias, ligadas à navegação marítima em alto-mar.
IV- Cartógrafos e matemáticos foram reunidos pelo infante D. Henrique, para desenvolver as técnicas astronômicas que permitiriam a navegação oceânica.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 b)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	2.
	O período de 1500 até 1531, com a chegada da expedição de Martim Afonso de Souza ao Brasil, é conhecido como "os anos esquecidos". Marca essa época o caráter amistoso no convívio com os indígenas, por parte do colonizador europeu. Chama a atenção à análise histórica do período que a principal atividade econômica exercida era feita em parceria com os nativos, em um regime de trabalho conhecido como "escambo". Quanto ao período histórico aqui referido, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Nesse período Portugal promoveu aqui expedições "guarda-costa".
	 b)
	Nesse período o comércio com o Brasil era mais lucrativo do que o comércio com a África e Índia.
	 c)
	Esse período destaca-se pelo entusiasmo na colonização do Brasil.
	 d)
	Esse período foi marcado pela vinda de jovens fidalgos ao Brasil.
	3.
	Os colonizadores portugueses, quando chegaram ao Brasil, se depararam com populações nativas que aqui habitavam. Dos relatos dos viajantes e missionários que primeiro frequentaram nossa costa nos chegam descrições desses povos. A partir desses documentos, podemos ter uma ideia de como esses povos tinham solucionado culturalmente a questão da ocupação do meio ambiente do litoral. Com relação ao modo de vida dos índios da costa da brasileira quando da chegada do colonizador português, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Entre eles a unidade linguística conferia uma unicidade social.
	 b)
	Essas populações viviam em harmonia, num estado de paz permanente, em função de questões religiosas.
	 c)
	Disputa entre facções era uma causa de mobilidade entre eles.
	 d)
	Esses povos eram nômades coletores-caçadores especializados.
	4.
	Os primeiros trinta anos da colonização brasileira, período que vai da chegada de Pedro Álvares Cabral a nossa costa até a vinda da "missão civilizadora" de Martins Afonso de Souza, ficou conhecido como período pré-colonial. Embora os primeiros portugueses que aqui se fixaram fossem náufragos, degradados e traficantes, as relações com os indígenas nesse período foram pacíficas, com esses últimos ensinando muito da natureza e das técnicas locais, bem como suas línguas nativas, ao europeu que aqui ficava. Quanto ao comércio com Portugal, este era marcado pela troca de determinadas árvores da floresta nativa por produtos manufaturados portugueses. Com relação ao período pré-colonial, analise as seguintes sentenças:
I- Nessa época o Brasil dividia com a Índia os interesses portugueses.
II- Logo ficou claro o sentido econômico para o povoamento do Brasil.
III- O lucro obtido com o Pau-brasil era maior que com os bens da Ásia.
IV- Esse período é marcado pelas necessárias "expedições guarda-costa".
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	5.
	Desde o início do século XV os portugueses vinham explorando a costa africana e sua intenção era  fundar feitorias que viessem a garantir o comércio com estas regiões desconhecidas. O principal interesse dos portugueses era a busca de metais preciosos, especiarias e, mais tarde, escravos africanos. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA que marcou a ocupação da costa africana pelos portugueses:
	 a)
	O marco inicial da ocupação da costa africana foi a chegada à cidade de Calicute, no sul da África, por Vasco da Gama, em 1498.
	 b)
	O marco inicial da ocupação da costa africana foi o reconhecimento do Arquipélago dos Açores, em 1431, bem como em 1434, com Gil Eanes ultrapassando o Cabo Bojador.
	 c)
	O marco inicial da ocupação da costa africana foi o ?Cabo das Tormentas?, atingido por Bartolomeu Dias, em 1487.
	 d)
	O marco inicial da ocupação da costa africana foi a conquista de Ceuta, localizada no norte da África (atual Marrocos), em 1415.
	6.
	Para entendermos o fato histórico do descobrimento, devemos voltar nosso olhar para o processo histórico que o levou a acontecer. Precisamos remontar ao século XII, quando transformações ocorridas na Europa, e particularmente na Península Ibérica, deram início ao processo que culminaria na expansão marítima e comercial. É ainda na Idade Média que vão se acumulando, a partir de mudanças na sociedade europeia, as condições necessárias para o início da aventura colonial europeia.  Devemos ter em mente que a conquista do Brasil não foi obra do acaso, mas sim o produto do processo histórico que, modificando profundamente a estrutura da Europa, levou à expansão comercial e ao processo colonialista. Com relação ao processo histórico que levou Portugal à conquista do Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A existência de um inimigo externo favoreceu o surgimento do Estado centralizado em Portugal.
(    ) A explicação para a expansão colonial portuguesa se deve exclusivamente a fatores econômicos.
(    ) A burguesia portuguesa soube impor ao Estado a expansão comercial, à revelia da população.
(    ) A posição geográfica e novas técnicas de navegação concorreram para expansão portuguesa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	7.
	A África esta indelevelmente ligada à conquista e à colonização do Brasil. Graças à experiência adquirida na navegação pela costa africana, na busca do caminho das Índias, foi possível a Portugal chegar posteriormente ao Brasil. Foram os africanos escravizados que se constituíram na principal força de trabalho no Brasil colonial. O marco de início da ocupação da costa africana e das ilhas ocidentais desse continente se deu com a conquista de Ceuta, no norte da África em 1415. Ali se inicia o processo que uniria África e Brasil na aventura colonial portuguesa. Quanto à expansão marítima portuguesa ao longo da costa africana, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Para colonizar a costa africana, Portugal teve que superar um obstáculo exclusivamente técnico: a passagem do Cabo Bojador.
	 b)
	Embora África e Brasil tenham sido colonizados por Portugal, neste último o modelo adotado foi inédito e sem precedentes.
	 c)
	Os primeiros africanos escravizados foram levados para trabalhar no serviço doméstico nas cidades portuguesas.
	 d)
	Os portugueses estavam empenhados em colonizar o continente africano desde a costa até o interior permanentemente.
	8.
	A expedição de Vasco da Gama foi a primeira a chegar à Índia, no ano de 1498. Assinale a alternativa que retrata de forma CORRETA a viagem realizada pelo navegador português:
	 a)
	Esta expedição marcou o início do avanço português sobre o Oceano Atlântico, na medida em que Vasco da Gama, além de chegar até a Índia, descobriu um caminho alternativo para se chegar em Portugal, ou seja, ele fez a circunferência no planeta, partindo do Atlântico e voltando pelo Pacífico para Portugal.b)
	Esta expedição ficou caracterizada, além da chegada à Índia, pela instalação de várias feitorias na costa oriental do continente africano, onde o navegador Vasco da Gama também descobriu o arquipélago de Cabo Verde e navegou quase 100 quilômetros para o interior do continente através dos rios Senegal e Gâmbia.
	 c)
	Esta expedição foi muito importante, pois o navegador Vasco da Gama, quando voltava da Índia, trouxe da África o primeiro carregamento de escravos, em torno de duzentos. Esse carregamento trouxe otimismo aos portugueses, pois esta carga propiciava um bom lucro aos cofres da Coroa portuguesa.
	 d)
	Esta foi uma das mais importantes expedições para Portugal, pois abriria uma rota comercial sem precedentes na história do comércio europeu com o Oriente. Esta expedição também contribuiu significativamente para a solidez do império português.
	9.
	Os portugueses foram os pioneiros na navegação marítima de longo curso pelo atlântico, além de serem eles os primeiros a empreender a viagem até as Índias. Portanto, antes de se efetivar a colonização do território da Costa do Pau-Brasil, os administradores portugueses, sendo muitos cristãos-novos, já possuíam alguma experiência anterior de empreendimentos coloniais no ultramar. Assim compreendendo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Antes do Brasil, os portugueses possuíam uma experiência de feitorias na Ilha da Madeira.
(    ) Os portugueses já haviam colonizado com feitorias os açores antes de empreender no Brasil.
(    ) Os portugueses já haviam colonizado o Peru antes do Brasil, através de vice-reinados.
(    ) Antes do Brasil, os portugueses já haviam colonizado Flandres, através de cabildos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	10.
	A expedição de Cabral, ao chegar na costa brasileira, quer tenha sido acidentalmente, ou não, abriu um território até então desconhecido a empresa colonial portuguesa. Entretanto, essas terras não se encontravam despovoadas. Estima-se que até cinco milhões de indígenas habitassem o que hoje corresponde ao Brasil. Estes indígenas apresentavam uma grande diversidade étnica e cultural, mas o litoral apresentava quase um contínuo de povos Tupi-Guarani a habitá-lo. A partir dos primeiros cronistas chegou até nós descrições sobre esses povos Tupi-Guarani, os primeiros indígenas brasileiros com os quais os europeus travaram contato. Com relação aos povos Tupi-Guarani, analise as seguintes sentenças:
I- Sua agricultura produzia um excedente que servia para trocas com os Tapuias.
II- Os líderes Tupi-Guarani angariavam grandes privilégios econômicos para si.
III- As relações entre os grupos destacam-se pela guerra e pelo sacrifício canibal.
IV- Seu saber sobre a natureza foi fundamental aos primeiros colonos portugueses.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.

Continue navegando