Buscar

Prova F2 empreendedorismo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmico:
	Angelo Marcio Dias Pereira (2069269)
	Disciplina:
	Empreendedorismo (ADM63)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:460167) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	14047598
Parte superior do formulário
	1.
	Antes de colocar o negócio no papel, é importante conhecer o mercado, pois ele dirá muito sobre o negócio ser ou não uma oportunidade. Para isso, é preciso fazer uma pesquisa de mercado. Sobre a pesquisa, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Através da informação colhida pela pesquisa de mercado, já se garante o sucesso do novo empreendimento.
	
	b) Não é necessário para os tipos de negócio, pois nem todos têm grau de incerteza.
	
	c) É a busca por informações, a compilação, o processamento, o relato e a interpretação das informações de mercado.
	
	d) Apresenta resultados sobre a demanda, como suas características, tamanho e tendências, mas não sobre os concorrentes.
	 
	 
	2.
	Ao finalizar o plano de negócios, este será de grande utilidade para o empreendedor, pois servirá como um documento que poderá ser utilizado para diversos objetivos. Sobre o destino do plano de negócios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ele servirá para estabelecer o rumo que se pretende seguir.
(    ) Ele é um documento indispensável para se conseguir o CNPJ da empresa.
(    ) Ele deve ser anexado e registrado com o contrato social.
(    ) Ele auxilia na comunicação interna da empresa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - V - F.
	
	b) V - V - V - F.
	
	c) V - F - F - V.
	
	d) F - V - F - V.
	 
	 
	3.
	Dentro do plano de negócios, deve ser desenvolvida a etapa de análise de mercado. A análise de mercado envolve quatro aspectos: o setor de atividade e segmento de mercado, os clientes, os concorrentes e os fornecedores. Sobre a análise de mercado, assinale a alternativa INCORRETA.
	
	a) O estudo do cliente deve englobar informações como: onde moram, qual a faixa etária, gênero, tamanho da família, com o que trabalham e quanto ganham, grau de escolaridade, estilo de vida.
	
	b) O setor de atividade é composto por quatro principais atividades, sendo eles agropecuária, indústria, comércio e prestação de serviços.
	
	c) O estudo dos fornecedores deve ser feito entre todos que fornecerão insumos ou algum tipo de material ou serviço.
	
	d) No estudo dos concorrentes, é importante fazer uma análise sobre aqueles que já oferecem o produto para que se possa copiar.
	 
	 
	4.
	O plano de negócios é a construção do documento para detalhar as estratégias de negócios de acordo com a especificidade de cada organização. Ajuda o empreendedor a ter clareza do seu negócio, fazendo com que ele se aprofunde mais nos detalhes. Sobre os planos de negócio, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A estrutura do plano de negócios varia de acordo com o tipo e tamanho da empresa, focando mais ou menos em determinado conteúdo.
(    ) Uma empresa de serviços é diferente de uma empresa de bens de consumo, no entanto suas particularidades não precisam estar previstas no plano de negócios. 
(    ) Todo plano de negócios deve ter um mínimo de informações que permitirá o entendimento do negócio e a análise de sua viabilidade.
(    ) O ideal é que o próprio empreendedor construa o seu Plano de Negócios.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V - V.
	
	b) F - V - F - V.
	
	c) F - F - V - V.
	
	d) V - V - F - F.
	 
	 
	5.
	Em um ambiente cada vez mais dinâmico e competitivo, o planejamento ajuda a reduzir a incerteza. Quando formalizado, contribui para saber os caminhos a serem seguidos e evita desperdícios de recursos e trabalho. Sobre a importância do planejamento em ambientes complexos, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Proporciona direcionamento; facilita o controle; reduz o impacto da mudança; maximiza o desperdício e retrabalho.
	
	b) Proporciona direcionamento; facilita o controle; reduz o impacto da mudança; minimiza desperdício e retrabalho.
	
	c) Proporciona direcionamento; dificulta o controle; reduz o impacto da mudança; minimiza desperdício e retrabalho.
	
	d) Proporciona direcionamento; facilita o controle; aumenta o impacto da mudança; minimiza desperdício e retrabalho.
	 
	 
	6.
	Abrir um negócio não é algo necessariamente fácil, o que muitas vezes traz uma certa dúvida. O que se tem até o momento é uma ideia de negócio ou efetivamente uma oportunidade? Para distinguir esse impasse é primordial avaliar alguns fatores. Por isso, Dornelas (2012) apresenta diversos critérios que podem auxiliar o empreendedor. Sobre esses critérios, assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: DORNELAS, J. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
	
	a) A taxa de crescimento da empresa; a necessidade de financiamento de bancos; o valor de mercado da empresa; o valor da marca da empresa; o custo de funcionários e fornecedores.
	
	b) O empreendedor pode ser auxiliado observando os seguintes critérios: o valor que sua empresa gera aos funcionários; manter o distanciamento do seu negócios; controlar o preço dos produtos, considerando basicamente o concorrente.
	
	c) A taxa de crescimento do mercado internacional; os custos somente dos funcionários; a necessidade de capital; a necessidade de acionistas.
	
	d) Os critérios que devem ser avaliados são: necessidade dos clientes; valor gerado aos usuários; taxa de crescimento do mercado; participação possível no mercado; necessidade de capital inicial; controle sobre preços, custos de fornecedores e cadeia de distribuição; e envolvimento com o negócio.
	 
	 
	7.
	Com relação à análise do ambiente é importante enfatizar, que conhecer e prever como o negócio será aceito no mercado, poderá auxiliar o empreendedor a se desenvolver ao longo dos anos. Ainda sobre a análise ambiental, ela representa o que está ao entorno da empresa, ou seja, os segmentos do ambiente geral e o ambiente de tarefa. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Ambiente geral.
II- Ambiente de tarefa.
(    ) Variáveis econômicas, variáveis tecnológicas e variáveis sociais.
(    ) Fornecedores e concorrentes.
(    ) Clientes e consumidores e agências reguladoras.
(    ) Variáveis demográficas, variáveis legais e variáveis políticas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) I - I - II - II.
	
	b) II - II - I - II.
	
	c) I - II - II - I.
	
	d) II - I - I - I.
	 
	 
	8.
	Quando falamos de plano de negócio, podemos identificar três tipos na literatura: o plano de negócios completo, o resumido e o operacional, que são utilizados conforme a necessidade de cada empreendedor. Sobre os tipos de planos de negócio, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Plano de negócios completo é utilizado quando o empreendedor precisa de um investimento alto.
(    ) No plano de negócios resumido são apresentados os objetivos micro do negócio, com foco em informações específicas.
(    ) Plano de negócios operacional é mais usado para uso interno na organização.
(    ) Plano de negócios operacional contribui para alinhar os esforços internos em direção aos objetivos estabelecidos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - V - V.
	
	b) V - F - V - V.
	
	c) V - V - F - F.
	
	d) F - V - F - V.
	 
	 
	9.
	A seção "Sumário Executivo" do plano de negócios é bastante importante, pois nela será apresentado um resumo do Plano de Negócio, é a primeira parte a ser lida e fará com que o leitor entenda do que se trata o negócio. Referente às demais informações que devem constar nessa seção, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Deve conter os dados do empreendimento, como o nome fantasia, a razão social, o endereço, a forma jurídica, bem como a visão, a missão e os valores.
(    ) Deve conter os dados dos empreendedores com um breve currículo com cursos
e experiência profissional.
(    ) Deve apresentar de forma detalhada os principais concorrentes da nova empresa e os clientes em potencial.
(    ) Deve apresentar os recursos necessários para a abertura do negócio, como se dará o retorno do investimento e onde pretende conseguir os recursos necessários.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - V - V.
	
	b) V - F - V - V.
	
	c) F - V - F - V.
	
	d) V - V - F - V.
	 
	 
	10.
	Os indicadores de viabilidade são essenciais para observar se o negócio é financeiramente viável ou não antes de colocá-lo em prática. Eles são importantes também para obter algum tipo de financiamento. Sobre esses indicadores, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Ponto de equilíbrio, lucratividade, rentabilidade e prazo de retorno do investimento são os indicadores de viabilidade.
	
	b) Lucro líquido dividido por investimento total multiplicado por 100 revela o único indicador de viabilidade.
	
	c) Indicadores de viabilidade são desnecessários quando se sabe o lucro líquido.
	
	d) O valor total da receita representa um indicador de viabilidade.
	 
	 
Atenção: Confira as respostas! Depois de concluir a avaliação não será possível fazê-la novamente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando